As competências de liderança mais importantes para uma organização

Competências de Liderança Competências de Liderança de uma Organização

 

“No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.”

Jack Welch, o CEO mais admirado do mundo.

Para que toda organização obtenha resultados positivos e prósperos, é necessário contar com uma liderança eficiente, que serve de exemplo e inspiração para toda a equipe, transformando a maneira como cada funcionário desenvolve suas tarefas e conquistando o sucesso almejado como um todo. Isto é ser um Leader Coach!

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e, por isso, as empresas buscam sempre se destacar no mercado e manter um retorno financeiro saudável. Para isso, existem algumas competências específicas que as organizações priorizam e consideram importantes em seus colaboradores e, principalmente em um líder.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir as principais características, habilidades e competências que as organizações esperam de seus líderes, para que assim, estas tenham a oportunidade de se tornarem cada vez mais prósperas em seus mercados de atuação.

As competências mais valorizadas em um líder

Confira abaixo algumas das características de liderança mais valorizadas pelas empresas.

Inspirador

Os líderes são fonte de inspiração aos liderados que buscam um caminho para o crescimento profissional. Por isso, mantenha ações congruentes com suas palavras, procure exigir aquilo que você tem feito na prática, pois assim, as chances de obter um retorno positivo dos colaboradores de sua equipe são ainda maiores, uma vez que eles, ao verem que você é um ser dedicado e inspirador, terão ainda mais disposição, engajamento e motivação para realizarem um trabalho de excelência.

Confiante e flexível

Ainda existem chefes que, por insegurança, intimidam sua equipe e estabelecem o sistema do “eu mando e você obedece”. Porém, os líderes que conquistam maiores resultados são aqueles que encorajam seus liderados a serem participativos e co-criarem com todos ao seu redor, para que o desenvolvimento do time seja cada vez melhor em performance e resultados.

Neste sentido, é essencial transmitir confiança, não só em sua postura, mas na relação estabelecida com cada um dos profissionais que estão sob seu comando, sem esquecer, é claro, da flexibilidade para lidar com as questões e personalidade de cada um, já que isso fará com que estes mantenham-se abertos para que você extraia o melhor de seus talentos e, assim, os ajude na conquista de seus objetivos, e também nos da empresa como um todo.

Empreendedor e criativo

Estimule um ambiente colaborativo, propício à inovação. Incentive seus profissionais a agregarem novas ideias e soluções às suas atividades no dia a dia. Assim, a equipe sente que está impactando de maneira positiva e mais próxima ao crescimento da empresa, tornando-se mais motivada a desempenhar seu papel com excelência.

Promove relacionamentos construtivos

Resultados extraordinários são conquistados por meio do esforço coletivo do trabalho em equipe. O bom funcionamento do grupo depende do relacionamento construtivo que o líder cria, propiciando um ambiente em que os integrantes podem complementar suas habilidades e saibam trabalhar com as diferenças.

Estratégico e assertivo

Empresas são resultados de pessoas. Portanto, saber identificar e utilizar os talentos de sua equipe é a maior estratégia de um líder. Também é importante desenvolver métodos que aperfeiçoem os processos e facilitem a fluidez para uma maior produtividade.

Desenvolve novos líderes

Além de se preocupar em preparar os liderados para futuras oportunidades na empresa e desenvolver as competências de liderança em seus profissionais, o líder deve capacitá-los a estar em crescimento contínuo — para eles mesmos e para a empresa. Assim, eles se tornarão capazes de tomar decisões calculadas, implantar estratégias e exercer sua atividade com alta performance. Consequentemente, o líder poderá levar sua equipe a voos cada vez mais altos.

Resiliente

Um líder altamente valorizado por uma organização é aquele que lida da melhor forma com adversidades, pressões, estresses, e que é capaz de atravessar situações de crise, tendo em vista sempre o cunho analítico para tomadas de decisões cada vez assertivas!

Neste sentido, é essencial que os profissionais que ocupam cargos de liderança sejam altamente resilientes, pois nesta posição serão inúmeros os desafios que surgirão em suas trajetórias diariamente. Sendo assim, se não souberem lidar com cada uma deles da melhor maneira possível, ou seja, sem se deixarem abater, as chances de que alcancem o sucesso pessoal e profissional, bem como de suas equipes e da empresa de uma forma geral, diminuem consideravelmente.  

Comunica-se com eficácia

Outra grande característica importante a líderes e gestores é que estes saibam comunicar-se com as pessoas ao seu redor, principalmente com os colaboradores que fazem parte de suas equipes, de forma altamente assertiva e eficaz.

Isso quer dizer deixar clara suas expectativas com relação a eles, dar-lhes feedbacks, para que possam melhorar cada vez mais a sua performance, manter um canal de comunicação aberto, para que eles sintam-se à vontade para expor suas ideias, sugestões e críticas, além de lhes transmitir informações com objetividade, precisão e transparência, evitando, assim, dar espaço para o surgimento de fofocas, entre outros assuntos, que nada tenham a ver com o trabalho desempenhado por eles.

Fazendo isso, as chances de que os processos transcorram de maneira ainda mais fluida, aumentam de forma significativa.

No vídeo abaixo, da palestra que ministrei no último Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2018, você terá a oportunidade de conhecer um pouco do Leader Coach e como ele é capaz de criar um cultura de feedback eficiente nas empresas. Confira:

Reconhece o trabalho e esforços de todos

O líder que as empresas esperam ter sabe que a conquista dos resultados extraordinários não é decorrente apenas de seus esforços, mas também de todas as pessoas que lhe rodeiam, façam elas parte ou não de sua equipe.

Assim, ele faz questão de reconhecer um bom desempenho, quando se vê diante de um, seja através de um elogio, ou de uma bonificação salarial, pois entende que esta atitude, além de manter os colaboradores motivados, reforça o comportamento e a performance positiva, o que garante o alcance, cada vez mais efetivo, dos objetivos profissionais e organizacionais.

Sabe delegar

Justamente por entender que sozinho não é possível sair do lugar, o líder de excelência organiza-se, de maneira a identificar o talento de cada membro de sua equipe e delegar a estes as tarefas nas quais têm uma desenvoltura melhor. Fazendo isso, ele garante que haja fluidez nos processos, que estes sejam verdadeiramente entregues e que ele, enquanto líder, tenha a possibilidade e voltar o seu foco para o que realmente importa, que é a elaboração e o desenvolvimento de estratégias eficientes, para a empresa prosperar, assim como todos que dela fazem parte.

Foca sempre no positivo

Por terem uma resiliência e uma inteligência emocional muito bem desenvolvida, os líderes que as empresas buscam têm como uma de suas principais competências manter o seu foco voltado para os aspectos positivos de todo e qualquer tipo de situação que lhes aconteça.

São indivíduos que sofrem sim com as experiências negativas, porém, o seu grande diferencial, é que eles preferem ver o lado positivo disso, ou seja, o que estes acontecimentos podem lhe trazer de bom, ou como podem agregar valor à sua trajetória, para que assim aprendam e evitem cometer erros no futuro, bem como que estas situações se repitam.

Esta postura positiva diante da vida, além de lhe fortalecer internamente, também contagia as pessoas ao seu redor, principalmente sua equipe, o que os motiva constantemente a não abaixarem a cabeça, mesmo diante dos maiores desafios que enfrentarem.

Responsabiliza-se também pelos erros e fracassos

Como eu disse anteriormente, o bom líder conta com seus liderados para o alcance de resultados extraordinários dentro da empresa. No entanto, ele tem plena consciência de que, caso algo não saia conforme o planejado, ou que erros aconteçam, levando ao fracasso de um projeto, por exemplo, quem deve se responsabilizar, em primeiro lugar, deve ser ele mesmo.

Isso porque, da mesma forma que ele conduz sua equipe ao sucesso, ele também tem participação ativa caso algum problema aconteça. Sendo assim, o que ele faz é assumir sua responsabilidade sobre qualquer tipo situação, buscando, em seguida, e ao lado de seus colaboradores, soluções para resolver, sem a necessidade de apontar o dedo a ninguém.

Ao ter esta postura, ele garante o respeito, assim como a confiança dos profissionais com os quais trabalha, engajando-os ainda mais em suas jornadas de trabalho.

Como se tornar um líder de sucesso?

Sabendo quais são as competências mais importantes e mais buscadas pelas organizações em seus líderes, com certeza, fica muito mais fácil desenvolvê-las, não é mesmo?! Entretanto, este processo não acontece do dia para a noite, e, mesmo aqueles que já possuem certa facilidade e desenvoltura enquanto líderes, precisam de certo tempo para amadurecerem e se prepararem cada vez mais, não só para atender às expectativas empresariais, mas também as de suas equipes e suas próprias.

Sabendo disso, vou compartilhar algumas dicas, que considero essenciais para que você desperte o potencial infinito de sua liderança e conduza ainda mais pessoas ao alcance de resultados extraordinários. Confira:

Faça perguntas e peça conselhos

Considero esta dica essencial para quem deseja desenvolver uma liderança de excelência, pois além de demonstrar que reconhece o valor do que o outro tem a dizer, também demonstra humildade de entender que, mesmo sendo líder, você não é o dono da razão ou sabe de todas as respostas.

Sendo assim, seja para colegas, superiores ou membros de sua equipe, converse com eles, faça as perguntas necessárias, no sentido de entendê-los um pouco mais e, se estiver com dúvidas sobre qual caminho seguir, não hesite em pedir conselhos aqueles que acreditam poderem lhe ajudar no melhor direcionamento. Isso não demonstra fraqueza, pelo contrário, mostra sim que deseja continuar crescendo e quer que todos cresçam com você.

Comunique expectativas

Da mesma forma que é importante que você saiba o que seus liderados esperam de você, é essencial que você diga a cada um o que você, enquanto seu líder imediato, espera deles, bem como o que a empresa espera também. Assim, eles terão um direcionamento assertivo para suas ações e terão, ainda, mais chances de atingir os objetivos almejados pela organização e de crescer dentro e fora da empresa.

Continue buscando conhecimento

A velocidade com que tudo muda o tempo todo faz com que tenhamos que viver em constante processo de atualização, caso contrário, dificilmente atenderemos às necessidades das organizações para as quais prestamos serviços, assim como as nossas próprias necessidades de desenvolvimento, seja pessoal ou profissional.

Neste sentido, se você deseja crescer ainda mais, é essencial continue sempre buscando conhecimento, para que assim execute, com cada vez mais maestria, aquilo que sabe fazer melhor, que é liderar pessoas. Leia bastante, participe de palestras, cursos, workshops, troque ideias com outros profissionais, de sua área ou nao, entre diversas outras ações, que lhe permitem continuar adquirindo conhecimento.

Fazendo isso, você permanece se preparando para ser o melhor líder que você pode ser.

Faça Coaching!

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que tem ajudado cada vez mais indivíduos e empresas ao redor do mundo a alcançarem resultados extraordinários em suas carreiras, vida pessoal e em seus mercados de atuação. Trata-se de um processo comprovadamente eficaz, que também contribui para que líderes tenham uma performance de excelência e conduzam cada vez mais pessoas e empresas ao sucesso.

Através de formações como o Leader Coach Training –  LCT, o indivíduo obtém conhecimentos e aprende técnicas e ferramentas de Coaching verdadeiramente eficientes e assertivas, que vão ajudá-lo a desenvolver a sua comunicação, a fazer perguntas poderosas, a extrair o que há de melhor de seus liderados, a manter o foco voltado para o positivo, bem como para os resultados extraordinários, elaborando estratégias eficazes e delegando as demandas a seus melhores profissionais, para atingir as metas e os objetivos propostos.

Seja você também um Leader Coach e conquiste mais em sua carreira!

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