Sempre que pensamos em ambiente corporativo, falamos de gestão de capital humano, lideranças, competências e habilidades técnicas e comportamentais exigidas para cada tipo de função. Com certeza, esses são fatores essenciais para o alcance de resultados, porém, existem dois outros elementos fundamentais nesse mesmo contexto: a autoestima e a motivação nas empresas.
A importância desses elementos se dá porque mesmo que um profissional seja totalmente preparado para atuar na sua função, se ele não estiver motivado e com a autoestima equilibrada, dificilmente conseguirá desenvolver o seu trabalho e alcançar resultados expressivos.
Neste artigo, você vai entender o que é a autoestima e o que é a motivação, compreendendo as semelhanças e as diferenças que existem entre os dois conceitos. Além disso, também vai identificar a importância desses dois elementos para o desenvolvimento do indivíduo na sua vida profissional. Preparado para aprender? Então, siga em frente e continue a leitura a seguir!
O que é a autoestima e por que ela é importante na carreira?
A autoestima compreende a relação do colaborador consigo mesmo. Ela engloba a maneira como ele se vê e acredita que os demais o veem, como enxerga os seus pontos fortes e de melhoria, como valoriza os seus conhecimentos. Alimentar a sua autoestima é importante tanto nas relações de trabalho como na vida pessoal, uma vez que estar bem e mais confiante nas suas capacidades e competências favorecerá todos os campos da sua vida.
O colaborador que tem uma autoestima saudável saberá defender os seus pontos de vista, mesmo que sejam contrastantes com os dos colegas ou até mesmo de um chefe. Além disso, ele terá mais coragem para assumir desafios, lutar por promoções, pedir aumentos salariais, enfim, defender os seus pontos de vista — desde que isso não ofenda a ninguém, é claro. São pessoas capazes de fazer escolhas e de seguir o caminho escolhido, mesmo que os outros digam que é muito difícil ou impossível.
Outro benefício essencial que a autoestima promove nas vidas dos profissionais é que ela ajuda o indivíduo a lidar com as críticas. Quem tem uma boa autoestima não se importa com as críticas “destrutivas”. Essas pessoas sabem muito quais são os seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento, de modo que não é qualquer comentário que abalará as suas estruturas. Além disso, a autoestima ajuda as pessoas a lidarem melhor com erro, aprendendo com eles e estimulando-as a tentar novamente!
O que é a motivação e por que precisamos dela na vida profissional?
A motivação, por sua vez, está entre os fatores que mantêm o entusiasmo do indivíduo para com o trabalho. As âncoras de carreira estão entre os fatores motivacionais de um profissional. Elas evidenciam o que de fato o colaborador valoriza, e essa automotivação profissional pode basear-se em elementos como: a necessidade de reconhecimento, o desafio puramente, a remuneração, ter um propósito maior, fazer a diferença na vida de outras pessoas, trabalhar com algo que ama, entre outros.
Quando um profissional encontra esses elementos, ele consegue trabalhar com mais ânimo. Nesse caso, o exercício profissional é visto não apenas como um meio de ganhar o sustento, mas também de fazer algo que dá prazer, desenvolver habilidades e competências, adquirir conhecimentos, conhecer pessoas novas, transformar positivamente a vida de alguém por meio do trabalho e, dessa forma, deixar a sua marca no mundo.
Muitos empreendedores de sucesso afirmam que só chegaram ao patamar de sucesso em que chegaram devido à motivação. O trabalho é algo difícil e cansativo, mas, se as pessoas enxergam um propósito maior nele, com certeza os desafios ficam mais fáceis e menos árduos — e você não precisa ser um empreendedor famoso para chegar a essa conclusão!
Qual é o papel das empresas e do próprio profissional nesse sentido?
É importante destacar ainda a responsabilidade das empresas de criar mecanismos de gestão que facilitem a manutenção e a alimentação da autoestima e da motivação dos colaboradores. Os líderes devem buscar a potencialização dessas capacidades, sem explorar excessivamente e negativamente os profissionais, além de dar feedbacks eficazes, corrigir com respeito, reconhecer os méritos, recompensar com justiça e nunca assediar moralmente os seus colaboradores.
Por outro lado, o profissional, para manter a autoconfiança equilibrada, deve ter pensamentos positivos, focar nas suas habilidades, buscar minimizar os pontos de melhoria, manter relacionamentos interpessoais sadios, aprender com próprios erros e entendê-los com parte do processo de evolução e organizar o seu tempo para, desse modo, ser mais produtivo e ter mais espaço para as suas atividades pessoais. Além disso, ele deve refletir sobre o que realmente o motiva, fazendo escolhas compatíveis com esse sentimento.
6 frases sobre motivação e autoestima
A seguir, confira 6 pensamentos de diferentes autores sobre a motivação e a autoestima, refletindo sobre a sua importância nas diferentes áreas da vida.
- “As pessoas dizem que a motivação não dura. Bem, nem o banho — é por isso que ele é recomendado diariamente.” — Zig Ziglar
- “Já experimentou acreditar em você? Tente! Você não faz ideia do que é capaz.” — Rogério Stankevicz
- “Até a jornada de mil milhas começa com um pequeno passo.” — Provérbio japonês
- “Nós nos tornamos aquilo que acreditamos.” — Oprah Winfrey
- “Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.” — Oscar Wilde
- “Não deixe que o ruído da opinião alheia impeça que você escute a sua voz interior” — Steve Jobs
Como você pode perceber, a autoestima e a motivação são duas forças fundamentais para o sucesso de uma pessoa, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Uma reflete a sua confiança nas suas próprias capacidades, enquanto a outra se refere à capacidade de enxergar um propósito maior naquilo que você faz, sentindo ânimo e prazer em fazê-lo. Que essas duas forças jamais faltem no seu caminho. Tenha sucesso e alcance resultados extraordinários!
E você, ser de luz, como avalia a sua autoestima na vida profissional? E a sua motivação para o trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!