O que você realmente sabe sobre ser um líder ou sobre liderança? Praticamente todos nós conhecemos essas palavras, mas nem sempre compreendemos tudo o que elas significam.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é liderança, qual é o real papel de um líder e quais são as diferenças entre 2 tipos comuns de liderança: a liderança transacional e a liderança transformacional. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura a seguir!
O que significa ser um líder?
Ser um líder não está nos traços de todas as pessoas. Apesar de existirem diversos tipos de líderes, como os visionários, democráticos, exigentes, liberais… cada situação exige um tipo diferente de liderança, especialmente porque os seres humanos são altamente dinâmicos e adaptáveis.
A liderança é um termo comumente aplicado em ambientes corporativos, políticos e, até mesmo, religiosos. Em grande parte das vezes, o líder é uma pessoa que todo mundo reconhece, independentemente do ambiente em que esteja inserido, justamente pelos seus comportamentos e pelas atitudes que comprovam a sua habilidade de conduzir e inspirar as pessoas ao seu redor. Confira o vídeo a seguir, que nos dá um belo exemplo do verdadeiro espírito de liderança:
Quais são as principais funções de um líder?
As principais funções de um líder podem variar de acordo com a organização ou equipe que ele lidera, mas em geral incluem:
- Definir objetivos e estratégias: um líder deve ter uma visão clara do que a equipe ou organização deve alcançar e definir as estratégias para alcançar esses objetivos.
- Comunicar e motivar: é importante que o líder comunique a visão e os objetivos da equipe de forma clara e motivadora, de modo que todos trabalhem juntos em prol dos mesmos objetivos, sabendo o que devem fazer.
- Tomar decisões: o líder deve ter a capacidade de tomar decisões difíceis e complexas, muitas vezes em situações de pressão ou incerteza. Sempre que possível, deve incluir os demais profissionais nas decisões.
- Gerenciar pessoas: o líder deve ser capaz de gerenciar a equipe, delegando tarefas de acordo com as competências das pessoas, avaliando desempenho, fornecendo feedbacks construtivos e motivando os membros da equipe.
- Resolver conflitos: é importante que o líder saiba como lidar com conflitos entre membros da equipe ou com outras áreas da organização.
- Desenvolver talentos: o líder deve ser capaz de identificar e desenvolver o talento dentro da equipe, para garantir que ela tenha o potencial de alcançar seus objetivos. Deve dar oportunidades de crescimento a cada um.
- Inovar e adaptar: é importante que o líder esteja sempre atento às mudanças no mercado e nas necessidades da equipe, a fim de inovar e adaptar as estratégias e processos de trabalho para atingir os objetivos.
Essas são apenas algumas das funções de um líder, e é importante lembrar que essas funções podem variar de acordo com a situação ou contexto em que o líder está atuando.
O que é liderança? Ser líder é o mesmo que ser chefe?
Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, principalmente quando falamos sobre trabalho e reconhecimento. Partindo desse princípio, aquele que pratica a verdadeira liderança tende a ganhar destaque e sair na frente da concorrência.
Para quem está inserido, ou pretende se inserir, no mundo corporativo é preciso ter em mente que existem algumas diferenças entre chefe e líder. Para começar, um chefe é aquela pessoa que dá ordens sem guiar a sua equipe. Está mais preocupado com as suas funções e benefício próprio do que com os seus colaboradores. Dessa forma, acaba sendo uma pessoa autoritária, pensando unicamente em resultados e lucros. Em algumas situações, gera medo nos profissionais sob a sua responsabilidade.
Por ter um status profissional mais privilegiado, o chefe age com superioridade e autoridade, fazendo questão de sempre deixar claro para o seu time que quem manda é ele. Trata-se de uma figura temida, malquista e evitada pelos demais colaboradores.
Ao contrário do chefe, o líder é aquela pessoa que inspira e guia a sua equipe. É quem diz “nós vamos”, em vez de “você vai”. É quem pensa no processo das atividades, pois para ele, a responsabilidade deve ser dividida entre todos, bem como as tomadas de decisão.
Consequentemente, ele tem um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e, principalmente, com os colaboradores, pois sempre está disposto a escutar, além de estar sempre aberto a mudanças que sejam positivas para a empresa. Além disso, um bom líder dá feedbacks construtivos, ajudando nos erros e reconhecendo os acertos.
O líder estimula a criatividade e motiva os colegas a progredirem, já que acredita que o bem-estar e a boa funcionalidade de sua equipe são tão importantes quanto os resultados.
Assim, no ambiente de trabalho, a prática da gestão pode ser transformada e adaptada de acordo com as diferentes situações do dia a dia. No universo corporativo, existem duas formas mais comuns: a liderança transacional e a liderança transformacional.
O que é liderança transacional?
Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe, e não como líder. As suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho.
Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações da sua equipe ou em antecipar-se aos problemas. Ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas. Trata-se de um tipo de liderança que pôde ser verificada por sua aplicação, com mais frequência, até o final do século passado, pela característica das organizações.
Por focar apenas em resultados, a liderança transacional utiliza estratégias de recompensa e punição dos profissionais, de acordo com as suas falhas ou acertos. Empenha-se apenas em fazer com que as metas sejam alcançadas, mas não se preocupa em motivar, inspirar, desenvolver ou engajar as equipes.
Trata-se de uma gestão em linha reta. Não permite que os profissionais pensem “fora da caixinha” ou que auxiliem nas tomadas de decisão. Aqui, o importante é que cada um cumpra a tarefa que lhe foi determinada, mantendo o foco naquilo que o líder decreta como objetivo principal. Assim, nos momentos de crise e desafios, é considerada uma excelente alternativa para resolver os problemas com agilidade e eficácia.
O que é liderança transformacional?
Diferentemente da liderança transacional, a transformacional leva em consideração outro tipo de gestão. Aqui, o entendimento é de que a mudança e a transformação da empresa e das pessoas são os melhores caminhos para se alcançar o êxito em benefício e sucesso do negócio.
Dessa forma, esse líder trabalha em parceria com os seus liderados, a fim de identificar os pontos fortes e de melhoria do empreendimento — em especial para apontar os aspectos que precisam ser melhorados, aliás, transformados.
Esse conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance do seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Nesse caso, os pilares da liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
O líder transformacional conhece as motivações individuais dos seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial da sua equipe de maneira plena e manter a sincronia entre todos, garantindo o alcance de resultados satisfatórios.
Uma das características mais benéficas da gestão transformacional está na ação de agregar os colaboradores, pois, assim, ela convida cada um a participar do processo evolutivo da empresa e a pensá-la de maneira sistêmica. Para isso, é criada uma sinergia, pois é em conjunto com o líder que os profissionais são convidados a desenvolver o pensamento crítico e a colaborar com as suas ideias e soluções para a resolução dos problemas apresentados.
A liderança transformacional é capaz de estimular o sentimento de propósito nas pessoas, de modo que, assim, elas se sintam pertencentes ao processo de construção de resultados, além de serem motivadas pela visão e os valores da empresa a darem o seu melhor e conseguirem seguir em frente o tempo todo.
O que as difere?
Diante do exposto, podemos dizer que as diferenças entre liderança transformacional e transacional consistem, principalmente, no fato de que a primeira está focada apenas em resultados, não levando em consideração a qualidade de vida dos seus colaboradores. Ela se utiliza de recompensa ou punição dos funcionários, de acordo com as falhas e sucessos de cada um.
A liderança transformacional, por sua vez, tem o seu foco nos resultados, porém também está preocupada com a evolução das pessoas. Trata-se de um estilo de liderança mais humanizado e transformador. Sendo menos processual, esse líder dá feedbacks completos, é democrático quando pode e deseja ver a evolução de cada membro da sua equipe. Esse é o verdadeiro leader coach!
Seja um líder transformacional com o coaching!
Ao longo do texto, tivemos a oportunidade de entender que o líder tem um papel verdadeiramente importante para contribuir com o crescimento da empresa e também das pessoas que estão ao seu redor, principalmente os colaboradores que fazem parte da sua equipe.
Dessa forma, se você ocupa um cargo de gestão e deseja se tornar um líder transformacional, ou seja, aquele que desenvolve uma liderança mais humanizada, a dica é que você conheça a formação aqui do IBC Leader Coach Training — LTC.
Trata-se de uma formação completa, em que o líder terá a oportunidade de fortalecer as habilidades e competências de liderança que já possui, bem como de desenvolver aquelas que ainda precisam de aprimoramento.
E você, querida pessoa, com qual tipo de liderança mais se identificou? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!