Visão sistêmica: o que é e como desenvolvê-la?

Visão Sistêmica

A visão sistêmica permite ao gestor ter uma compressão maior sobre as dimensões que constituem uma empresa.

No ambiente de trabalho, às vezes ficamos tão mergulhados em nossas próprias atividades que deixamos de prestar atenção naquilo que está ao nosso redor. Cada um de nós é uma pequena peça na engrenagem da empresa em que trabalhamos. O nosso trabalho é uma parte que compõe a totalidade de processos que dão vida a essa instituição.

A visão sistêmica consiste na consciência do todo, e não de apenas uma das partes que o compõem. Por isso, é importante desenvolver essa competência no nosso trabalho, pois ela nos confere uma perspectiva mais ampla, que permite que sejamos capazes de desenvolver as nossas atividades com mais eficiência.

Por que é importante desenvolver a visão sistêmica?

Para os líderes de uma empresa, a visão sistêmica é importante, afinal de contas, eles tomam decisões que afetam todos os setores, e não apenas um ou outro. Por isso, essas pessoas devem ter uma compreensão precisa de como os atos de um departamento afetam os demais. Não se pode priorizar apenas o marketing e se descuidar completamente do financeiro, por exemplo.

Já para os funcionários em geral, o desenvolvimento dessa competência está relacionado à compreensão mais profunda de qual é o seu papel na engrenagem da empresa. Sempre que um funcionário entende qual é a sua importância naquele contexto e percebe que o trabalho de outras pessoas depende do dele, ele age com mais disciplina, responsabilidade, inteligência e dedicação.

É, portanto, primordial que essa capacidade seja difundida e estimulada entre todos os colaboradores da empresa. Essa consciência coletiva de que cada um precisa fazer a sua parte é o que permite que a empresa, como um todo, alcance os seus objetivos.

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6 dicas para desenvolver a visão sistêmica na sua empresa

Ao ler a definição acima, você provavelmente percebeu que a dificuldade existente nas empresas atualmente não é entender o conceito de visão sistêmica, mas encontrar meios de desenvolvê-la em todos os que fazem parte de uma organização. Por isso, separamos neste artigo 6 dicas bastante úteis nesse sentido. Confira:

1. Conheça a missão da empresa

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer a missão, a visão e os valores da empresa. Os líderes precisam divulgar essa informação à sociedade de maneira geral, mas principalmente aos seus colaboradores. Infelizmente, há muita gente que ocupa determinados cargos nas organizações, mas que é incapaz de explicar o que a empresa faz e por que ela existe.

A compreensão desses três itens permite que as pessoas reconheçam a identidade da instituição e saibam qual é a sua importância na sociedade. Por que a empresa existe? Quais soluções ela oferece às necessidades das pessoas? Responder a essas duas perguntas é um ótimo ponto de partida para desenvolver a visão sistêmica.

2. Adquira conhecimentos sobre os diferentes departamentos que compõem a organização

Toda empresa é composta por diferentes departamentos. Cada departamento, por sua vez, possui profissionais com diferentes cargos e funções. É do somatório de saberes especializados que surge o conhecimento da organização e, consequentemente, um bom desempenho em suas atividades diárias.

Por isso, se você deseja compreender o todo da organização em que trabalha, verifique o seu organograma. Identifique os departamentos que a compõem. Pesquise sobre as funções do marketing, da administração, do financeiro, do comercial, do jurídico, da produção, da logística, dos recursos humanos, enfim, de todos os setores. É claro que você não conseguirá ser um especialista em todos eles, mas poderá adquirir uma noção geral.

3. Entenda onde você se encontra

Ao analisar essa estrutura da sua empresa, você deve se identificar como uma pequena peça nessa engrenagem — pequena, mas importante! Em qual departamento você se encontra? Dentro desse departamento, quais funções estão sob a sua responsabilidade? De que maneira o desempenho da empresa depende do seu conhecimento? De que maneira o trabalho dos seus colegas influencia o seu? De que maneira o seu trabalho influencia o trabalho dos seus colegas?

Ao responder a essas perguntas, você compreenderá melhor qual é o seu papel na organização. Esse processo é importante não apenas para que o indivíduo entenda a sua importância dentro dessa visão sistêmica, mas também para que desenvolva a sua autoestima, a sua autoconfiança e também a sua motivação em crescer como profissional.

4. Identifique os fatores externos

Além dessa compreensão mais aprofundada sobre a estrutura interna da empresa, também é preciso olhar para fora. Quais são as pessoas e instituições que afetam e que são afetadas externamente pela atividade da empresa? Clientes? Governo? Fornecedores? Sociedade? Investidores? Acionistas? Concorrentes? Empresas parceiras? Mídia?

É importante conhecer esses atores externos e compreender como eles podem interferir nas atividades da organização, e como ela também interfere na vida desses públicos externos. Toda empresa provoca uma marca; um impacto ao seu redor. Por isso, é importante compreender esse contexto para garantir que essa marca seja positiva.

5. Nunca deixe de aprender

Não é porque você já estudou e já sabe direitinho como a sua empresa funciona — tanto interna quanto externamente — que a missão está cumprida. A vida de uma empresa é algo extremamente dinâmico. Funções e departamentos desaparecem, surgem novos cargos e novas áreas do conhecimento, parcerias se desfazem enquanto novas são construídas, leis são alteradas e modificam os processos da organização, enfim, de uma hora para outra, tudo pode acontecer.

Por isso, qualquer indivíduo que deseje desenvolver a sua visão sistêmica, seja ele um líder ou um funcionário, precisa sempre adquirir conhecimento. Participar de cursos e formações, conversar com diferentes profissionais e sempre acompanhar o noticiário são ótimas atitudes de quem deseja sempre monitorar a evolução interna e externa da corporação.

6. Invista no coaching

A visão sistêmica é muito útil na vida profissional de uma pessoa, mas também pode permitir que o indivíduo desperte a melhor versão de si mesmo em sua vida pessoal. Isso está diretamente ligado à sua capacidade de definir metas, desenhar estratégias, agir com organização, gerenciar o seu tempo, motivar a si mesmo, conduzir bons relacionamentos com as pessoas, administrar crises, desenvolver a sua inteligência emocional, entre outros aspectos.

Como é possível perceber, a vida, de maneira geral cobra de cada pessoa uma visão sistêmica. A felicidade depende de organizarmos todos os setores de nossa vida. Não adianta ter uma carreira esplêndida e simplesmente descuidar-se da saúde ou da família.

Nesse sentido, o coaching é uma área do conhecimento que estimula nos participantes a visão sistêmica. Por meio dele, o indivíduo torna-se capaz de desenvolver as suas competências e habilidades para conciliar e desenvolver todas as áreas da vida, e não apenas uma. Inclusive, ser você deseja ser um bom líder, um bom amigo, um bom familiar e um bom profissional, está aí uma excelente ferramenta para potencializar as suas forças e desenvolver aqueles pontos que ainda precisam de melhorias.

E você, já se considera uma pessoa com visão sistêmica sobre as diferentes áreas da sua empresa ou mesmo da sua vida? Já pensou em dar uma chance ao processo de coaching para se desenvolver em todas essas áreas? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

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Imagem: Por Khakimullin Aleksandr

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