Saiba como aumentar o engajamento da sua equipe

Equipe motivada

Confira algumas dicas para tornar a sua equipe mais engajada.

Aumentar o engajamento da equipe contribui para levar a empresa a um novo status no mercado. Quando os profissionais estão desmotivados e não se envolvem com seus projetos, não entregam todo o seu potencial de realização. O preparo e o treinamento são essenciais para que os profissionais consigam acessar tudo o que têm para entregar.

Cabe aos líderes das equipes considerar estratégias para aumentar esse engajamento. O fator humano é determinante para alcançar as metas. No artigo a seguir iremos falar mais sobre como aumentar o engajamento da equipe, conquistando, assim, os melhores resultados. 

Por que manter a equipe engajada é importante?

Equipes motivadas se mostram mais proativas e têm mais facilidade para alcançar os seus objetivos. A falta de engajamento dos colaboradores pode comprometer os resultados da companhia. Os profissionais não enxergam a sua importância e seu papel nas realizações da organização. A falta de confiança em si pode levar a um ritmo bastante lento. 

Com o passar do tempo, os diferentes níveis de comprometimento podem se tornar rusgas entre os membros da equipe. Para o líder, administrar um time em que as entregas não acompanham os ritmos das demandas fica complicado. Estimular e manter o engajamento é crucial para o sucesso em médio e longo prazo.

Dicas de como aumentar o engajamento da sua equipe

Confira abaixo algumas dicas para tornar a sua equipe mais engajada.

1. Transparência

O líder que deseja ter uma equipe mais engajada deve adotar um estilo de liderança mais transparente. Isso significa apresentar para os seus liderados o planejamento dos próximos passos e as expectativas.

Já se foi o tempo em que os gestores não compartilhavam informações com seus colaboradores. Os membros da equipe precisam compreender claramente quais são os objetivos globais da companhia.

Como se comprometer e se empenhar por algo que nem ao menos se sabe que está sendo perseguido? A transparência também deve existir nas relações desenvolvidas entre líder e liderados e entre os próprios liderados. A construção de uma relação de confiança em que é possível expressar seus sentimentos corrobora para o crescimento.

2. Cultura do feedback

Para conquistar maior engajamento da sua equipe é crucial que se estabeleça uma cultura do feedback. O líder deve ter um diálogo aberto com seus colaboradores e se colocar em uma posição de orientador.

É importante destacar que os feedbacks podem ser positivos ou negativos. Isso quer dizer que a liderança deve estar preparada para apontar o que vai bem e o que precisa ser melhorado.

O equilíbrio é o segredo para que os feedbacks cumpram a sua função de motivar a equipe. Ao identificar um ponto que precisa de melhoria é interessante que o líder busque ressaltar também um ponto positivo. Quando apresenta algo negativo e positivo, o líder demonstra para seu colaborador que ele tem grande potencial de crescimento. 

O feedback tem um papel bastante relevante em um contexto em que as equipes se veem diante de grandes desafios para bater suas metas. Se não existe essa troca e essa conversa, os colaboradores podem se sentir desmotivados, acreditando que não são capazes. O fornecimento de feedbacks é determinante para que os profissionais possam recalcular as suas rotas e, assim, realizarem mais. 

3. Mapeamento das competências

O engajamento é resultado de uma equipe que trabalha em harmonia e com foco nas habilidades de cada indivíduo. Por isso, é essencial que o líder da equipe faça um mapeamento completo das competências dos seus liderados.

Conhecer cada colaborador permite entender como ele pode entregar o seu melhor. Esse conhecimento deve se estender para além do seu desempenho profissional, alcançando, também, os seus comportamentos.

Além de conseguir delegar as tarefas de forma alinhada com os perfis, o líder, estabelece uma maior aproximação com os liderados. Esse mapeamento das competências profissionais e pessoais fortalece também a harmonia entre a equipe. Um dos reflexos de estar inserido em uma equipe em que todos têm troca é poder ter uma relação mais positiva mutuamente.

4. Ofereça treinamentos

Treinamentos são essenciais para conquistar e manter o engajamento dos colaboradores. O planejamento deles deve ser feito após ter apresentado as metas corporativas e ter mapeado as competências.

Nesse momento, torna-se mais fácil identificar quais são as opções que fazem sentido e em quais contextos. Treinamentos representam investimentos para que os profissionais se desenvolvam.

Com a popularização das ferramentas digitais, é possível oferecer cursos em qualquer lugar e a qualquer hora. Esse ponto é um grande facilitador, uma vez que nem todo mundo consegue participar de aulas presenciais. Também abre a possibilidade de contar com palestrantes de outros estados e até de outros países. 

Bons treinamentos, realizados com pessoas que motivam, têm grande poder para aumentar o desempenho da companhia. Representa, ainda, uma forma de manter a sua equipe atualizada e preparada para os desafios que o mercado oferece. Vivemos em um contexto em que as mudanças se dão muito rapidamente e os treinamentos ajudam a reduzir as dificuldades. 

5. Trabalhe com métricas

Medir os resultados conquistados com as ações anteriores é determinante para identificar o que deu certo e que pode ser melhorado. A dica é estabelecer métricas relevantes para fazer essa mensuração e avaliação de resultados. Fique atento para a escolha de métricas relevantes, ou seja, indicadores que realmente tenham impacto no todo. 

A escolha dos indicadores certos permite avaliar mais detalhadamente os resultados. Se optar por indicadores de pouca relevância, pode acabar chegando a respostas que não dizem nada. Visualizar resultados é essencial para ter profissionais motivados. Quando a equipe estiver diante do volume de resultados conquistados, certamente terá seu engajamento potencializado. 

Poder ver concretamente o resultado do seu esforço faz com que as pessoas se comprometam ainda mais. Nessa mensuração, é válido apontar os pontos positivos e negativos. Os primeiros servem para motivar a equipe a querer reverter os últimos.

Nesse momento, é determinante que o líder saiba conduzir a avaliação para o viés positivo. O segredo para o engajamento é manter a equipe motivada e por dentro de tudo o que já conseguiu realizar. 

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