O que fazer quando seus colaboradores não sabem trabalhar em equipe?

Pessoas montando quebra-cabeça.

Veja como envolver mais os colaboradores no espírito de equipe.

Colaboradores que não sabem trabalhar em equipe representam um grande desafio para um líder. E a verdade é que indivíduos que não são bons em “jogar” em grupo são mais comuns do que se pensa. Basicamente, são colaboradores que estão mais focados nas suas atividades individuais do que nos objetivos da equipe.

O grande problema é que esse comportamento gera desunião na equipe e não contribui para o alcance das metas. Com o passar do tempo, se torna bastante frustrante, pois se tem o entendimento de que o colaborador não se integra à equipe. Quando esse padrão comportamental afeta os demais, se cria um problema ainda mais grave.

Continue lendo para saber o que fazer para reverter esse quadro.

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Colaboradores que não sabem trabalhar em equipe: quais são os estragos?

Ter um colaborador com uma atitude ruim na equipe, pode representar um grande risco de perda de produtividade. Afinal, um indivíduo com mau comportamento é o bastante para contagiar os demais.

Ver que um colega que procrastina ou simplesmente se esquiva das tarefas coletivas se mantém estável no emprego, pode levar os demais ao desânimo. Uma atitude ruim tende a ser muito mais contagiante do que uma positiva.

É natural que as pessoas se deixem alterar por sugestões sutis daqueles que os cercam. O risco é que o comportamento negativo de uma pessoa torne toda a equipe pouco produtiva e gere problemas internos. A falta de motivação, invariavelmente, se converte na perda de foco e comprometimento com o objetivo compartilhado pelo grupo.

Alguns líderes optam por ignorar o problema, essa é a pior atitude que pode ser tomada. Deixar que essa situação se prolongue abre brechas para que toda a equipe se descomprometa. Reverter um quadro de descaso coletivo em longo prazo pode ser bem complicado. Quanto mais tempo o líder deixa o descomprometimento se manter vigente, mais frustração gera no grupo.

O que fazer com colaboradores que não sabem trabalhar em equipe?

Se na sua equipe há colaboradores que não sabem trabalhar em equipe, confira como agir.

1. Não se precipite

Já percebeu que estamos o tempo todo fazendo conjecturas a respeito do comportamento alheio? A primeira dica para lidar com pessoas com dificuldade de trabalhar em equipe é justamente ignorar esse instinto. Não tire conclusões precipitadas a respeito do motivo que leva a esse padrão comportamental.

Antes de julgar e condenar um colaborador como preguiçoso ou descompromissado, é importante olhar mais a fundo para a questão. Quando se empreende uma investigação a respeito, é possível se surpreender com as razões que levam a pessoa a agir de determinada forma.

O profissional pode estar passando por algum problema grave em casa ou estar se sentindo pressionado no ambiente corporativo. Ou, talvez, ela simplesmente não saiba como agir melhor.

2. Dialogue

A abordagem do indivíduo que não sabe trabalhar em equipe deve ser amigável. É importante questioná-lo de forma que não soe inquisitória e nem como acusações. O ideal é que essa abordagem seja feita pelo líder da equipe. No entanto, se houver outro colaborador com mais proximidade, também é uma alternativa válida.

Boas perguntas a serem feitas são:

  • O que te faz sentir motivado?
  • O que você mais tem feito nesse momento?

São perguntas que possibilitam enxergar a questão do ponto de vista do colaborador.

3. Convide o colaborador para entrar

O líder da equipe deve aprender a observar e decodificar o comportamento dos seus liderados. Em alguns casos, o indivíduo que não se ajusta ao trabalho em equipe está sendo ignorado pelos colegas. Dessa forma, é imprescindível que a liderança tome a iniciativa de convidar o colaborador para entrar de verdade na equipe.

Verificar se o profissional não está sendo excluído pelo restante do grupo é essencial. Incentivar que os colegas que o convidem para almoçar e para tomar café é uma forma de fazer uma boa integração. Ao realizar uma interação, é natural que outras surjam ao longo do tempo.

4. Mantenha viva a missão da equipe

Quando há colaboradores na equipe que não estão cooperando, se acende um alerta a respeito de outras questões subjacentes. É o momento de prestar atenção, pois algo não está acontecendo como deveria. Cabe ao líder relembrar e manter viva a missão da equipe entre os seus colaboradores. Talvez a abordagem não esteja sendo suficientemente clara.

Pode ser uma oportunidade para realizar uma reunião com todos os membros da equipe para promover uma troca real. Todos podem e devem compartilhar a sua visão individual e coletiva. A partir dessas conversas de diálogo aberto, é possível até mesmo desenvolver métodos mais eficientes. A clareza contribui para impulsionar o senso de propósito de todos, elevando a produtividade.

Não é produtivo entrar em uma reunião de equipe com foco apenas no que foi e no que não foi feito. O time precisa falar a respeito da missão e trocar ideias e experiências. Esse é um momento de auxílio e não de troca de acusações.

5. Papéis bem definidos

O papel de cada colaborador deve estar bem claro para que todos saibam como agir dentro da equipe. Não se deve presumir que todos sabem exatamente qual contribuição devem dar ao grupo. Talvez, o indivíduo pouco colaborativo não saiba como entregar mais.

Evitando qualquer traço de comportamento acusatório, é relevante que se façam discussões a respeito dos deveres de cada um. A ideia é evitar ambiguidades e estimular todos a fazerem a sua parte.

6. Motive a sua equipe

Toda oportunidade de motivar a equipe deve ser utilizada para essa finalidade. Alguns profissionais podem acreditar que não são relevantes para a equipe. Talvez, esse indivíduo se veja como pouco valorizado pelo grupo por fazer atividades que lhe parecem menores e sem relevância.

O líder e os demais membros da equipe devem se atentar para a importância de manter a motivação de todos elevada. Com simples elogios e reconhecimentos a respeito do valor de cada colaborador, é possível ter um grupo mais coeso e motivado. Os feedbacks positivos são impulsionadores para que os membros da equipe se sintam mais envolvidos.

Com essas dicas é possível envolver mais os colaboradores no espírito de equipe!

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