Embora a área de Tecnologia da Informação (TI) esteja cada vez mais valorizada, ainda desperta dúvidas. Há muitos gestores que não sabem exatamente o que faz um funcionário de TI. Entender a função desse profissional é essencial para utilizar o departamento de TI de forma estratégica para manter a competitividade.
Empresas de todos os portes têm muito a ganhar com a contratação de profissionais qualificados dessa área. Continue lendo para entender o que faz um funcionário da área de TI e como ele contribui para a companhia.
Entenda o que faz um funcionário de TI
Uma das funções principais dos profissionais de TI é gerenciar as informações de um empreendimento, distribuindo-as através de redes de computadores. Também fica a cargo desse profissional o processamento de dados, hardwares, softwares e a informática de forma geral. Essas funções são as mais conhecidas e relacionadas a esse profissional, no entanto, não são as únicas.
Há alguns anos, os profissionais de TI atuavam basicamente com a resolução de problemas de tecnologia. Contudo, a evolução do mercado de tecnologia fez com que seu leque de funções fosse ampliado. Entre suas funções também está o desenvolvimento de estratégias focadas em competitividade para a empresa.
Cabe também ao funcionário de TI atender as demandas de todos os setores da companhia. Os colaboradores da área de Tecnologia da Informação precisam saber como explicar satisfatoriamente as diferentes questões relacionadas a softwares e hardwares. O setor de TI de uma empresa tem a responsabilidade de desenvolver e implementar os sistemas de informação.
Habilidades que um funcionário de TI precisa ter
Os conhecimentos técnicos da área são imprescindíveis para realizar as atividades cotidianas, no entanto, é preciso mais do que isso. Há algumas habilidades que fazem a diferença para o sucesso de um profissional dessa área. Conheça mais sobre essas habilidades a seguir.
1 – Dinamismo e dedicação
A área de Tecnologia da Informação evolui muito rapidamente, o profissional de TI deve se manter constantemente atualizado. O dinamismo e a dedicação a aprender fazem toda a diferença para a empresa. Funcionários que estão sempre a par das novidades do seu setor contribuem para o aumento da competividade do empreendimento.
2 – Conhecimento do segmento da empresa
Além de ter vasto conhecimento sobre a sua área de atuação, o profissional de TI deve se dedicar a conhecer a empresa da qual faz parte. Imagine um colaborador do setor que trabalha em uma empresa que fabrica botas de couro.
Mesmo que essa não seja uma área afim da tecnologia, é necessário saber como as botas são fabricadas. Também é importante conhecer o mercado de botas e assim por diante. As soluções de TI devem ser pensadas para o formato de negócio com que se trabalha.
3 – Visão de negócios
Os profissionais da área de TI cada vez mais precisam ter uma boa visão de negócios. Esse conhecimento permite delinear estratégias alinhadas com o mercado de atuação da empresa. Como já mencionamos, a área de TI também é estratégica para o crescimento corporativo. Fazer cursos livres ou até um MBA para ter o entendimento do mundo dos negócios é válido para ser mais bem qualificado.
4 – Pensamento analítico
O pensamento analítico se caracteriza pela compreensão do todo a partir de partes menores. Para ser um bom funcionário de TI é importante que o profissional desenvolva essa habilidade. A partir desse método de trabalho é mais fácil desenvolver soluções de softwares e sistemas relevantes. O alinhamento das soluções as demandas é essencial para chegar ao sucesso.
5 – Criatividade
Trabalhar na área de TI demanda estar preparado para resolver problemas de naturezas distintas todos os dias. Dessa forma, é essencial que o colaborador tenha criatividade e jogo de cintura. Essa é uma área de atuação profissional que está todos os dias se transformando e precisa de alguém pronto para isso.
6 – Trabalho em equipe
Além de trabalhar com a equipe da área de TI, esses profissionais precisam lidar com equipes de outros setores. Boa capacidade de trabalho em equipe é primordial para alcançar bons resultados. A ideia de que profissionais da área de tecnologia se mantêm somente em seus computadores ficou no passado. Para ser um profissional de destaque nessa área é interessante gostar do trabalho em grupo.
7 – Conhecimento de idiomas
Inglês é fundamental para profissionais da área de TI, contudo, conhecer outras línguas também é relevante. Dedicar-se a cursos de idiomas pode alavancar a carreira desse profissional e ajudá-lo a expandir seus horizontes.
Conheça algumas áreas de atuação de TI
Há diferentes perfis de profissionais de TI, uma vez que existem demandas variadas nesse segmento. Conheça mais sobre essas áreas a seguir.
Infraestrutura
Essa área se refere à manutenção dos equipamentos da empresa, tanto no tocante a bom funcionamento quanto a atualizações. Para manter a competitividade é essencial que as companhias trabalhem com as ferramentas mais atualizadas de cada setor. Também cabe à infraestrutura desenvolver um sistema eficiente de comunicação.
Nessa área estão alocados os funcionários de suporte técnico e os administradores de redes. Os profissionais que escolhem essa área devem ter uma boa compreensão das necessidades de infraestrutura para resolvê-las.
Software
Profissionais que atuam na área de software têm como funções programar sistemas e softwares. Estão nesse setor programadores, especialistas em processamento de dados e analistas de sistemas. Empresas de todos os portes têm muito a ganhar com esse profissional, pois podem se tornar mais competitivas. A implementação de um sistema eficiente permite que todas as necessidades do negócio sejam resolvidas.
Banco de dados
Função primordial para o bom funcionamento de uma empresa. Nessa área atuam profissionais especialistas em servidores ou administradores de banco de dados. O trabalho desse colaborador é o de garantir a segurança e integridade das informações corporativas.
Essa área de TI está sendo cada vez mais valorizada, haja vista a relevância que a segurança de dados vem ganhando. A proteção de informações confidenciais é crucial para que a empresa preserve sua posição de mercado. Certamente é uma área que demanda amplo conhecimento e inteligência emocional.
Um bom funcionário de TI é fundamental para empresas de todos os portes! Deixe seu comentário abaixo sobre o assunto e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!