Um dos maiores desejos de praticamente todo empresário e empreendedor é que os produtos e serviços oferecidos por seus negócios tragam o retorno determinado no planejamento de suas empresas. Para eles, este cenário seria ideal e verdadeiramente satisfatório.
Porém, todos nós sabemos que as coisas no mundo dos negócios não funcionam bem assim. O mercado vive constantemente de altos e baixos. Isso quer dizer que em um momento os produtos estão performando bem e em outro não trazem o faturamento esperado, gerando desgastes e prejuízos para a empresa.
Diante disso, é preciso contar com conhecimentos, técnicas e ferramentas, capazes de contribuir para que estes mesmos empresários e empreendedores, lidem da melhor maneira possível com a situação acima. Por meio de determinados recursos, eles conseguem analisar o ciclo de vida de seus produtos e serviços, tendo, assim, uma preparação maior para tomar decisões de forma inteligente.
Para isso, eles podem utilizar a Matriz BCG como ajuda neste processo. Convidamos você a continuar conosco nesta leitura e conhecer mais esta ferramenta e sua importância para os negócios.
O que é Matriz BCG?
A Matriz BCG é uma técnica bastante utilizada e conhecida no mundo dos negócios. Trata-se de uma ferramenta, que serve para que líderes, gestores e empreendedores analisem a performance dos produtos e serviços de suas empresas em relação à aceitação por parte de seu público consumidor.
A sua utilização tem crescido cada vez mais nos dias atuais, porém, a Matriz BCG é antiga. Ela foi criada em 1970, pelo empresário americano e especialista em gestão, Bruce Henderson, para a empresa de consultoria, também americana, Boston Consulting Group.
Através dela, os tomadores de decisões dentro das empresas conseguem obter informações precisas sobre o seu mix de produtos e serviços. Com isso, empresários, empreendedores, líderes e equipes desenvolvem uma visão sistêmica de tudo aquilo que oferecem no mercado. Este processo, por sua vez, lhes fornece a oportunidade de entender o que faz com que o seu fluxo de caixa seja potencializado e o que tem demandado esforço de todos, porém não tem trazido os resultados esperados dentro dos negócios.
Para obter resultados expressivos através desta ferramenta, é fundamental que se conheça cada uma de suas etapas, pois isso contribui para que os números almejados sejam realmente encontrados.
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Importância da Matriz BCG
A importância da Matriz BCG está no fato de que ela permite que os profissionais responsáveis pela tomada de decisão dentro das empresas consigam entender os caminhos que seus produtos e serviços estão tomando no mercado.
Esta é uma visão essencial, pois, a partir dela, as chances de elaboração de estratégias alinhadas à forma como os produtos e serviços são recebidos pelo consumidor são infinitamente maiores e acontecem de forma mais fácil e assertiva.
Outro fator que traz importância para a utilização da Matriz BCG é que ela contribui para que um ponto de equilíbrio seja conquistado, tanto entre os produtos e serviços que geram resultados, quanto entre aqueles que permanecem em estoque por muito tempo.
Diante disso, é possível concluir que, ao utilizar a Matriz BCG, os gestores e as equipes, de uma forma geral, conseguem fazer um encaixe dos produtos, na realidade de seu desempenho no mercado. Isso proporciona a conquista de um cenário ideal, para tomar decisões que impactem os negócios de forma positiva, exatamente como deve ser.
Assim, há uma vantagem competitiva ainda maior para a empresa, uma vez que ela consegue fazer uma análise da performance de seus concorrentes, no que diz respeito a determinados produtos.
Tudo isso é crucial para a elaboração de estratégias verdadeiramente eficientes, assim como campanhas altamente assertivas, que possibilitarão o domínio total do mercado.
Como utilizar a Matriz BCG?
Depois de entender o que é e qual a importância da Matriz BCG para os negócios, veja como utilizá-la dentro de sua empresa.
Lista de produtos e serviços
O primeiro passo é elaborar uma lista dos produtos e serviços que são mais vendidos em sua empresa. Esta lista deve ser elaborada em ordem crescente, pois isso vai facilitar a inclusão dos mesmos na matriz.
Gráfico cartesiano
Seguindo adiante, o próximo passo é desenhar um gráfico cartesiano. Nele você vai incluir duas linhas, sendo uma vertical e a outra horizontal, com medida desenhada em um ângulo reto.
A linha vertical fará referência à taxa de crescimento do produto/serviço analisado, podendo o seu tamanho variar entre 0 e 20%. Lembre-se de marcar o meio da linha com a medida de 10%.
Partindo para a linha horizontal, é ela quem vai definir qual a participação relativa do produto analisado no mercado, tudo isso de acordo com o concorrente mais direto que a sua empresa tem.
Nesta linha você fará 10 marcações do lado esquerdo, colocando no final 0,1x e no meio 1,0x. Esta análise vai indicar o número de vezes que a sua empresa vende, em relação ao seu concorrente direto no mercado.
Depois de realizado este passo a passo, o que você vai fazer agora é incluir os produtos e serviços que de fato deseja analisar.
Empreender é algo verdadeiramente desafiador. No entanto, para que este processo seja o mais assertivo e otimizado possível, é preciso contar com ferramentas como a Matriz BCG.
O que você achou de conhecê-la um pouco mais? Você a utiliza em sua empresa? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com os amigos e familiares que você acredita que pode ajudar com ele.
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