Líderes são profissionais que exercem um papel de extrema importância dentro das empresas. Digo isso, pois são eles os responsáveis por elaborar estratégias assertivas, que culminem nos resultados extraordinários que todo e qualquer tipo de organização deseja alcançar em sua trajetória.
Para isso, os líderes têm como uma de suas principais incumbências encontrar mecanismos verdadeiramente eficientes para inspirar, engajar e motivar os membros de suas equipes, para que eles coloquem as estratégias elaboradas em prática e dêem sempre o seu melhor para que as metas e os objetivos sejam alcançados satisfatoriamente.
Assim, para que sua desenvoltura seja a melhor possível, no sentido de colocar tudo isso que descrevi até aqui em prática, algumas características, comportamentos e atitudes são essenciais a um líder, sendo a imparcialidade uma delas.
Acompanhe-me nesta leitura e saiba mais sobre o conceito de imparcialidade dentro das empresas e a sua importância para que líderes sejam justos com todos os profissionais que fazem parte de suas equipes.
O que é imparcialidade?
De acordo com o dicionário, o conceito de imparcialidade é definido pelo “caráter ou qualidade do que é imparcial; equidade, isenção, neutralidade”. Isso quer dizer, que trata-se de uma pessoa que, em determinada situação, assume uma postura neutra, capaz de fazer julgamentos de maneira justa, ou seja, sem tomar partido por um ou outro indivíduo.
Assim deve ser o líder. Digo isso, pois estamos falando de um profissional que lida com os mais diversos perfis de outros profissionais, ou seja, aqueles que fazem parte de sua equipe e que têm características, personalidades, anseios e aspirações totalmente distintas, devendo cada um ser tratado com respeito às suas diferenças, sem que se tome partido ou dê preferência para um, em detrimento do outro.
Por mais que seja uma tarefa verdadeiramente difícil, ou seja, não demonstrar favoritismo por um ou outro membro da equipe, já que um líder também é um ser humano em processo constante de evolução e podendo ter mais afinidade e se sentir mais próximo de alguns colaboradores do que de outros, a postura ideal que se deve assumir sempre é a de imparcialidade, pois assim todos saberão que existe justiça e respeito na empresa, de uma forma geral.
Neste sentido, caracteriza-se como um líder imparcial aquele que busca tomar suas decisões de maneira a beneficiar a todos, e não somente um grupo de pessoas ou à empresa em si; que faz mediação de conflitos, levando os fatos em consideração e não a sua preferência pessoal ou profissional por uma outra pessoa; que preocupa-se constantemente em fazer o que é justo e não em agradar os demais ao seu redor; que procura ouvir na essência todos os lados de uma situação, para que assim possa tomar decisões justas, entre muitas outras características.
A importância da imparcialidade para uma liderança justa
Como pudemos perceber, a figura de um líder justo é verdadeiramente importante para os negócios de uma empresa e para seus colaboradores, pois, a partir desta postura, ele consegue ter o respeito das pessoas ao seu redor e inspira os profissionais que estão sob seu comando, fazendo com que estes sintam-se também respeitados e valorizados, e, com isso, tenham sempre um desempenho de excelência.
Além deste, existem outros fatores que tornam a imparcialidade essencial para todo e qualquer tipo de líder. Continue a leitura e confira quais são eles, a seguir:
Gerenciamento de conflitos
A ocorrência de conflitos dentro das empresas é algo bastante comum, já que, como eu disse antes, trata-se de um ambiente com os mais diversos tipos de pessoas. Sendo assim, quando o líder se depara com alguma discordância, principalmente entre os membros de sua equipe, é essencial que ele analise os fatos de forma imparcial, ou seja, sem dar preferência para um ou outro colaborador, apenas por ter afinidade ou por um deles desempenhar um trabalho melhor que o outro.
Tomada assertiva de decisões
Outro momento que faz com que o líder tenha de ser imparcial é quando ele tem uma decisão a tomar. Independentemente de qual seja o tipo de decisão, é sempre fundamental que esta seja tomada de maneira assertiva, levando em consideração os fatos ocorridos e não uma ou outra pessoa e seus anseios, já que a vontade ou os desejos de uns, nem mesmo os do próprio líder, podem prevalecer sobre os dos demais.
Mediação de interesses
O líder é um profissional que precisa ter verdadeiro jogo de cintura para lidar com os mais diversos tipos de interesses ao seu redor, principalmente quando são os interesses dos membros de sua equipe e da empresa. Neste caso, ele é o elo entre estas duas pontas, ou seja, ele repassa aos colaboradores as expectativas da organização para com eles e vice-versa.
Sendo assim, neste caso, a imparcialidade é fundamental, para que ele possa manter o equilíbrio entre estes interesses e atenda o máximo possível deles, no sentido de fazer com que ambas as pontas saiam satisfeitas, sem uma se sobressair diante da outra.
Relações de respeito
Algo que um líder precisa ter das pessoas ao seu redor, seja de superiores, pares ou de seus subordinados, é respeito.
Assim, ao assumir uma postura imparcial, entende-se que este líder é um profissional justo, que não se deixa levar por caprichos, mandos e desmandos, sendo que o que ele realmente leva em consideração, além dos fatos, é fazer o que é certo e que esteja de acordo com a sua consciência, sem que ninguém, nem colaboradores, nem empresa e nem ele mesmo saia prejudicado em nenhum momento.
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