Gestão da Performance – O que é e como implementar?

Gestão de performance

A Gestão de Performance é uma estratégia essencial para toda empresa que almeja alcançar os seus objetivos.

A Gestão de Performance contribui para fazer um diagnóstico a respeito do progresso de uma empresa. Quando corretamente implementada, essa ferramenta permite medir, gerenciar e direcionar os resultados da companhia para um cenário mais positivo. Basta observar os fatores envolvidos na performance de um empreendimento para entender a relevância de adotar um sistema integrado.

Continue lendo para entender melhor o conceito de Gestão de Performance e como implementá-la no seu negócio. A partir desse sistema gerencial, ficará mais simples conquistar resultados mais positivos para seu empreendimento.

O que é Gestão de Performance?

Gestão de Performance é um conjunto de metodologias e processos que visam o alinhamento de pessoas, recursos e competências. A partir desse alinhamento é possível conquistar resultados mais positivos para a empresa. Atividades com esse foco gerencial podem ser aplicadas a qualquer colaborador, setor ou processo.

A base para a aplicação da Gestão de Performance é o uso de indicadores-chave de desempenho conhecidos como KPIs. Esses indicadores medem o desempenho da empresa e ajudam na promoção de melhorias em diferentes paradigmas. O objetivo central da Gestão de Performance é elevar o nível de performance da organização de maneira geral.

Indicadores KPI: a base para a Gestão de Performance

Os indicadores-chave (KPI) devem ser objetivos, de fácil mensuração e alinhados com os objetivos do empreendimento. Confira, a seguir, alguns exemplos de métricas que podem ser aplicadas nos empreendimentos.

Indicadores estratégicos

Nessa categoria estão os indicadores baseados na missão, visão e valores da empresa em alinhamento com as estratégias. A função principal é analisar a compatibilidade das operações com a estratégia corporativa. Métricas interessantes nesse sentido são: verificação de aumento da participação no mercado, liderança no segmento e alcance de metas em longo prazo.

Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros têm como objetivo demonstrar o estado de saúde das finanças da companhia, bem como a sua lucratividade. Entre os KPIs mais utilizados nesse âmbito estão os de margem de lucro, ponto de equilíbrio, liquidez corrente e margem de contribuição.

Indicadores de vendas

São indicadores que visam demonstrar como está o andamento do setor de vendas da companhia. Podem ser usados indicadores-chave, como o número de leads gerados, ticket médio, taxa de conversão e ciclo de venda.

Indicadores de RH

Os indicadores-chave, nesse caso, dizem respeito ao capital humano da companhia. É possível avaliar a efetividade dos processos seletivos, por exemplo. Para isso podem ser usados indicadores de qualidade de contratações, o custo de cada admissão, nível de desempenho dos funcionários após um ano, entre outros. Também é possível avaliar a qualidade da gestão de pessoas, com indicadores como: ROI de talentos e taxa de turnover.

Como implementar a Gestão de Performance?

A implementação da Gestão de Performance deve ser feita observando as necessidades de cada empresa. A seguir listamos alguns passos que podem ajudar a desenvolver um planejamento eficiente.

1 – Determine os objetivos da empresa

Os objetivos da empresa dão a base para o desenvolvimento de um planejamento de Gestão de Performance. É essencial que os membros da companhia conheçam com clareza esses objetivos. Considere em que ponto a empresa está nesse momento e onde deseja chegar no futuro. A missão, visão e valores devem estar alinhados com esses planos.

2 – Determine indicadores-chave eficientes

Os indicadores-chave utilizados devem corresponder às necessidades da companhia no momento atual. Apostar no uso de indicadores defasados ou que não correspondam aos objetivos corporativos do momento, contribui para uma gestão equivocada. Os KPIs devem refletir a realidade da sua empresa. A metodologia SMART pode te ajudar no estabelecimento de objetivos a serem mensurados:

S de Specific (Específico) – É importante que os objetivos sejam específicos, detalhados e bastante claros.

M de Measurable (Mensurável) – Os objetivos devem ser passíveis de traduzir em números, interpretar e manipular de forma sistemática.

A de Attainable (Alcançável) – Os objetivos devem estar dentro da possibilidade de realização.

R de Relevant (Relevante) – Para se dedicar a perseguir um objetivo é necessário que ele seja relevante.

T de Time-based (Temporizável) – É necessário que o objetivo possibilite fixar prazos para que seja alcançado.

Cada um dos objetivos definidos deve ter um KPI correspondente.

3 – Metodologias e ferramentas

Há diferentes metodologias e ferramentas que podem ser adotadas para o monitoramento dos KPIs. Uma das mais utilizadas na Gestão de Performance é o Balanced Scorecard, desenvolvido no fim dos anos 1990. Essa metodologia tem como base o equilíbrio entre indicadores tangíveis e não-tangíveis, melhorando, assim, a visão objetiva do empreendimento.

Esse método permite medir o desempenho da empresa através de quatro perspectivas. A primeira delas é a financeira, em que os KPIs são usados para identificar a lucratividade e geração de valor para os acionistas. A segunda perspectiva é a do cliente, em que se observa a participação no mercado e a imagem da companhia pelo público.

A terceira perspectiva é a dos processos internos, que avalia o grau de inovação, o pós-venda e a produção. Por fim, há a perspectiva do aprendizado, permitindo a avaliação do ponto de vista dos colaboradores. É possível fazer um raio X da companhia.

4 – Tecnologia

O monitoramento de indicadores-chave ficou bem mais simples com soluções tecnológicas como softwares, por exemplo. É possível ter acesso mais rapidamente aos resultados de desempenho e efetividade de estratégias. Vale a pena pesquisar as opções de ferramentas tecnológicas que mais estão alinhadas com os KPIs que precisam ser monitorados.

5 – Melhoria contínua

A melhoria contínua deve ser um dos principais desejos de uma empresa. Independentemente de quais ferramentas e métodos estejam sendo utilizados para a Gestão de Performance, é necessário fazer da melhoria um padrão. É essencial que, no decorrer do processo de implantação, as métricas sejam devidamente mensuradas, levando a resultados melhores.

A verificação frequente é essencial para ter certeza de que todos os processos estão funcionando como deveriam. Use a tecnologia como sua aliada para padronizar e otimizar a Gestão da Performance. A sua empresa pode se tornar mais equilibrada e competitiva com a implementação dessa gestão.

A Gestão da Performance é uma forma de monitorar o andamento da sua empresa. Aproveite para comentar abaixo sobre o assunto e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por Gorodenkoff

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