7 Dicas para diminuir os Conflitos no Trabalho em Equipe

Equipe de trabalho com conflitos

Descubra como lidar com os pequenos embates da sua equipe no dia a dia e aumentar a produtividade do seu time com ações simples e práticas.

Ter uma equipe trabalhando em harmonia e sincronicidade é o melhor cenário para uma empresa alavancar os seus negócios, não é?

Mas para garantir que esta seja a realidade da sua empresa, também é preciso estar atento aos pequenos conflitos que podem ocorrer durante a rotina no escritório.

É muito importante que no ambiente de trabalho haja diversidade e inclusão. Pois é unindo personalidades e histórias diferentes que se enriquece a cultura organizacional e se cria uma marca mais conectada com o seu público.

Mas opiniões e diferentes visões de mundo podem se chocar quando são colocadas lado a lado. Encontrar divergências dentro de uma equipe de trabalho é muito normal e saudável, desde que não sejam recorrentes e transformem o clima da empresa em algo desagradável ou pesado.

Por isso, é imprescindível que uma boa administração e liderança saiba lidar com os conflitos internos e resolva-os com assertividade e coerência.

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Quais os benefícios de gerenciar os conflitos internos?

Existem diversas vantagens em manter sob controle os conflitos no ambiente de trabalho, os principais são:

1 – Melhora no rendimento dos colaboradores

2 – Ambiente mais organizado e amigável

3 – Diminuição de novos conflitos

4 – Aperfeiçoamento da comunicação interna

5 – Boa imagem da empresa para o mercado e clientes

Já são motivos suficientes para você saber como resolver discordâncias no seu quadro de funcionários, certo? 

Para ajudar você ainda mais, hoje selecionei 7 dicas poderosas para você colocar em prática na sua empresa e minimizar os possíveis desentendimentos no seu time de funcionários. Olha só:

1 – Esteja disponível para entender a situação

Ao perceber uma situação de conflito, coloque-se como um mediador disposto a entender o contexto do problema e não passe a impressão de que vai “tomar um lado” da história. Seu papel neste momento é de ouvinte.

Portanto, escute tudo que os funcionários têm a dizer com atenção e dê preferência para ouvi-los de forma individual. Concentre-se em compreender os reais motivos do desentendimento sem julgamentos.

2 – Pratique a empatia 

Antes mesmo de tentar corrigir o conflito ou apontar os problemas ocasionados por esse embate, coloque-se no lugar de cada um dos envolvidos e pense como você gostaria de ser tratado nesta situação.

Seja respeitoso e não procure culpados. Muitas vezes são apenas divergências que podem ser ajustadas com uma simples conversa.

3 – Incentive sempre o diálogo

Continuando a dica acima, sabendo que muitas vezes apenas com um esclarecimento pode se resolver um mal-entendido, é importante que a empresa desenvolva uma cultura que valoriza o diálogo.

Deixe seus funcionários à vontade para recorrerem ao líder, ou outro canal de comunicação, para dizer o que os tem incomodado e em quais situações precisam de auxílio para resolver os conflitos.

Dessa forma você melhora a comunicação da empresa como um todo e ainda tem mais controle sobre esse cenário.

4 – Dê o seu feedback de maneira firme, mas gentil

Depois de seguir os 3 passos acima, chegou a hora de você deliberar sobre tudo que ouviu e dar o seu retorno aos funcionários presentes no conflito.

Lembre-se que independentemente do que você irá dizer, é preciso fazer isso de maneira sincera, mas com muita cautela sem constranger ninguém.

Imponha-se como líder, mas também se mostre com um conciliador e parceiro que está disposto a ajudar em qualquer situação que a sua equipe precisar. 

5 – Proponha uma solução ganha-ganha

Para pôr um fim a desavença que foi levada até você, procure oferecer soluções em que os dois lados da história saiam ganhando.

Claro que essas soluções precisam ser criativas e inovadoras, mas o que pode ajudar é perguntar para as partes envolvidas qual seria a melhor saída para acabar de vez com esse impasse. Assim, você pode ter alguma ideia do que realmente pode funcionar para acabar com esse confronto. 

Boas soluções também podem acontecer por meio de novos treinamentos, bate-papos mais pessoais, sessões de coaching, implementação de outros softwares, inovações em planejamento entre tantas outras mudanças que devem sempre estar no radar dos gestores para auxiliar na gestão dos conflitos.

6 – Promova momentos de descontração

A diminuição de conflitos no trabalho em equipe também passa pela política de prevenção. Por isso, programe-se para proporcionar mais momentos de bem-estar e lazer para os seus funcionários.

Pode ser uma café da manhã especial, um happy hour temático, vouchers para cinemas e spas, day offs entre outros “mimos” que podem diminuir o estresse das pessoas e permitir que o ambiente de trabalho seja mais divertido e confortável para todos.

7 – Crie uma gestão de acompanhamento de conflitos

Após resolver um desentendimento na equipe, o trabalho não está acabado. Para encerrar o ciclo de conflitos e impedir que novas divergências aconteçam, é necessário o monitoramento e acompanhamento das soluções que os responsáveis adotaram.

Para isso, você pode desenvolver um mecanismo de coleta de feedbacks sobre o que foi implantado e saber qual foi o índice de aprovação dessa nova organização.

Outra forma de evitar novas questões parecidas, é colocar em vigor normas e orientações do que se deve fazer em situações em que você já aprendeu como lidar.

Por fim, invista em pesquisas de clima organizacional e em canais diretos para reclamações, dúvidas e sugestões.

Desse jeito, o gestor sempre terá informações importantes disponíveis para que ele possa se antecipar a novos conflitos e transformar a empresa em um lugar cada vez mais humano, confiável e respeitado por todos.

Agora me conta, qual dica você mais gostou e vai levar para o dia a dia dos seus negócios? Saiba que conseguir gerenciar conflitos na equipe é uma prática que ajuda a sua empresa a crescer de maneira sustentável e com valores muito importantes.

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Até já.

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