6 Livros de gestão essenciais que todo gestor deveria ler

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Confira 6 dicas de livros que todo gestor deveria ler.

Estar na posição de gestor demanda comprometimento, dedicação e foco para tomar decisões que contribuam para alcançar bons resultados. Isso significa que estar nessa posição exige uma grande base de conhecimentos por parte do profissional. Para construir uma base realmente sólida é determinante que o gestor ocupe parte do seu tempo com leituras.

Há diversos livros cujo foco é a área de gestão, logo, existem inúmeras possibilidades para ampliar os seus conhecimentos. Contudo, embora a leitura seja um ótimo recurso, é interessante buscar opções que realmente agreguem ao seu trabalho.

No artigo a seguir listamos 6 dicas de livros que são essenciais para quem atua na área de gestão. Vamos conhecer melhor esses títulos? 

6 Dicas de livros de gestão

Confira a seguir 6 dicas de livros que todo gestor deveria ler.

1. “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu

Escrito no século IV a.C., é um grande clássico entre os livros focados em desenvolvimento pessoal e profissional. Nessa obra, o autor Sun Tzu apresenta tópicos relacionados à guerra e ao campo de batalha.

No entanto, os seus ensinamentos podem facilmente ser adaptados para o âmbito corporativo. Sob esse viés, as batalhas e as guerras ganham sentido de disputas comerciais e estratégias para ser bem-sucedido no mercado. 

Ao longo do texto, Sun Tzu leva o leitor a refletir a respeito das melhores atitudes para alcançar o autoconhecimento e vencer o adversário. Ele enfatiza que a vitória somente é possível quando o indivíduo conhece profundamente a si mesmo e ao outro.

Para poder calcular os melhores passos no campo de batalha, é necessário saber quais serão as suas reações e as da outra parte. 

2. “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie

Você sabia que conhecimento profundo a respeito da área de atuação e mercado representa somente 25% do sucesso de um empreendimento? De acordo com o autor deste best seller, 85% do sucesso diz respeito à construção de uma rede de contatos sólida, proatividade dos colaboradores e à uma liderança afetiva. Logo, apenas os 25% restantes estão relacionados ao know-how

Nesta obra você poderá entender a relevância de desenvolver a comunicação e o tato social para ser um bom gestor. Também é apresentado como manter boas relações para que a rede de contatos possa crescer sempre forte. Estabelecer e propagar uma imagem positiva da sua empresa é essencial para atrair cada vez mais interessados, sejam clientes ou potenciais parceiros. 

3. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey

Neste livro, Stephen Covey propõe que somente haverá uma mudança significativa no mundo se cada pessoa realizar um processo de transformação pessoal. Trata-se de uma mudança de “dentro para fora”, os indivíduos devem se tornar capazes de reformular e acolher novos hábitos e novas crenças. 

A obra ressalta que se trata de um esforço diário e que exige respeito por parte de quem decide empreendê-lo. Uma das bases desse livro é que todo mundo colhe aquilo que semeia e esse entendimento leva ao entendimento de como é importante realizar essa mudança. Ao longo do processo, o indivíduo precisa enfrentar seu ego. 

Algumas pessoas classificam o livro como sendo do gênero autoajuda. Contudo, é uma excelente leitura para gestores por ajudar a potencializar características e comportamentos de líderes como proatividade e autocontrole

4. “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Os autores deste livro propõem que os gestores passem a buscar por áreas pouco ou ainda não exploradas do mercado. Não é necessário e nem estratégico se posicionar em áreas que já estão saturadas. Estabelecer-se em nichos em que há menos concorrência e competitividade pode ser muito positivo para o crescimento. 

Ao longo do texto os autores se referem a mercados saturados, com regras já estabelecidas e muitas empresas se digladiando por espaço, a oceanos vermelhos. Por sua vez, os mercados em que não há saturação e as novas empresas têm mais chances de sucesso são os oceanos azuis. 

Dentro da lógica do livro, o primeiro passo da estratégia do oceano azul diz respeito à construção de fronteiras do mercado. Assim, seria possível se libertar da concorrência, estabelecendo oceanos azuis. Nesse contexto, o desafio fica por conta de identificar as oportunidades de oceano azul, ou seja, mercados comercialmente atraentes. Para isso, é essencial realizar pesquisas, planejamentos e projeções.

5. “O Gestor Eficaz”, de Peter Drucker

Peter Drucker é um dos principais nomes do mercado editorial focado em administração e gestão. Então, não poderíamos deixar de incluir o autor nessa lista e nossa sugestão é o excelente “O Gestor Eficaz”.

Nesse livro, Drucker apresenta um tipo de manual para se tornar um gestor de sucesso, partindo da realização de 5 práticas que são: 

  • Bom gerenciamento do tempo;
  • Acolhimento do melhor contributo para a companhia; 
  • Aprendizado a respeito de como e onde mobilizar a forma para melhores resultados; 
  • Definição correta de prioridades
  • Saber tomar boas decisões.

Drucker acredita que para ser um excelente gestor é fundamental ser eficaz. Então, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da eficácia deve ser o seu principal objetivo. O autor acredita que se não há eficácia e eficiência é difícil que o gestor desenvolva outras características relevantes, como criatividade e inteligência emocional. 

6. “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman

A inteligência emocional é determinante para qualquer cargo, contudo, é ainda mais relevante para pessoas que estão na posição de gestores. A compreensão e o controle das próprias emoções são essenciais para conduzir equipes com tranquilidade.

De acordo com Goleman, 80% do sucesso profissional é decorrente da inteligência emocional. Então, somente os 20% restantes seriam resultantes do QI (Quociente Intelectual). 

Um indivíduo que tem a sua inteligência emocional bem desenvolvida tende a ser mais paciente para guiar e ensinar os seus liderados. Essa habilidade também permite identificar a disposição de humor do outro, utilizando essa informação para evitar constrangimentos e sem se deixar afetar por isso.

Focar no desenvolvimento dessa capacidade é essencial para ser um gestor melhor para sua equipe. Ao longo do livro você terá dicas preciosas para se tornar emocionalmente mais inteligente.

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