5 Passos para promover uma relação de confiança entre líderes e liderados

navio de papel azul líder dos barcos brancos

Veja como construir uma relação de confiança entre líderes e liderados.

Uma relação de confiança entre líderes e liderados deve ser construída sobre bases sólidas. Confiança é uma via de mão dupla, para que funcione, as duas partes devem confiar uma na outra. No universo corporativo é importante que os líderes saibam como criar um ambiente propício para desenvolver uma relação positiva com seus liderados.

A confiança tem um papel preponderante para a motivação da equipe. Por sua vez, a motivação é o que leva à ação. Equipes que agem movidas por uma relação de confiança se mostram mais alinhadas com bons resultados. Além disso, ambientes assim são mais salutares para os profissionais.

Continue lendo para saber quais passos podem ajudar a promover uma relação de confiança entre líderes e liderados.

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Como promover uma relação de confiança entre líderes e liderados?

A construção da confiança em uma equipe é um trabalho diário que demanda vencer uma série de desafios. Os resultados positivos são colhidos em médio e longo prazo na forma de superação de metas. Confira a seguir os passos fundamentais para estabelecer uma relação de confiança entre os líderes e seus liderados.

Passo 1 – Invista no fortalecimento da autoconfiança

Para confiar em outra pessoa, é imprescindível confiar em si mesmo em primeiro lugar. Dessa forma, o primeiro passo para estabelecer uma relação de confiança na equipe é trabalhar a autoconfiança individual. O líder deve ter autoconfiança e demonstrar isso para os seus liderados. É bem difícil se deixar guiar por um indivíduo que não aparenta saber o que está fazendo e para onde está indo.

A liderança deve estar sempre pronta para explicar as suas decisões com segurança e convicção. Porém, sem deixar de ouvir os seus liderados, pois ter autoconfiança também passa por reconhecer que não se sabe tudo.

Cabe ao líder, também, fortalecer a autoconfiança dos membros da sua equipe. Feedbacks, positivos ou que apontam habilidades a serem melhoradas, contribuem para isso. Quando a avaliação é de melhoria, há a possibilidade de apresentar um novo caminho para o colaborador.

Esse redirecionamento serve para que o indivíduo descubra como acertar na próxima tentativa e possa se consolidar em uma posição melhor. Já a avaliação positiva reforça que o indivíduo está caminhando na direção certa. Para os liderados, é importante saber que contam com o líder para lhes orientar.

Passo 2 – Cumpra todas as promessas

A confiança é construída ao longo de inúmeros acertos e destruída com apenas um erro. Para confiar em alguém é necessário receber demonstrações de que essa confiança é merecida pela outra parte. Porém, para deixar de confiar basta um pequeno equívoco, ou seja, deixar de cumprir sua palavra uma única vez.

Uma relação de confiança é construída a partir de várias trocas ao longo do tempo, por isso, cumprir suas promessas é crucial. Independentemente de você ser o líder ou um membro da equipe, deve estar atento para o cumprimento de suas promessas. Tenha em mente que o simples descumprimento da sua palavra pode levar a uma quebra bastante séria.

Quando a confiança é quebrada, se torna bastante difícil recuperá-la, pois se cria uma brecha. Imagine um exercício em que a pessoa A precisa se jogar de costas nos braços da pessoa B. Após 30 execuções perfeitas do exercício, B deixa A cair. Isso é o que basta para que A tenha receio nas próximas vezes. A confiança é frágil e precisa ser bem cuidada.

Passo 3 – Construção de um ambiente saudável

A base para a construção de uma relação de confiança em uma equipe é o bom clima organizacional. Se não existe um clima salutar é bastante complicado unir os membros da equipe em torno de um objetivo em comum. Empresas que têm problemas de relacionamento entre seus colaboradores tentem a se deparar com rachaduras nas equipes.

Competitividade extrema, fofocas, intrigas e puxadas de tapete geram o oposto da confiança. Quando o ambiente corporativo fica pesado por desencontros de opiniões e objetivos, se abre espaço para a desconfiança. Dessa forma, é imprescindível que as lideranças invistam no diálogo sincero e na resolução de problemas de relacionamento.

Cada vez mais, as organizações têm buscado por profissionais com habilidades pessoais. Isso quer dizer pessoas que conseguem se relacionar mais facilmente com os colegas. O clima organizacional tem um papel bem relevante para construir boas relações.

Passo 4 – Aposte na construção de relações pessoais

Você já parou para pensar que boa parte das pessoas passa mais de 40 horas semanais no trabalho? Isso é mais do que o tempo que se passa com a família em muitos casos. Essa constatação nos leva a refletir sobre o quanto pode ser positivo construir relações pessoais também no trabalho.

Ter momentos de descontração, como almoços, happy hours e até o cafezinho no meio da tarde, contribui para uma maior aproximação. A confiança profissional também se baseia na construção da confiança pessoal. Trocas de experiências e até aconselhamentos com colegas podem tornar o trabalho mais produtivo.

A partir do momento em que se tem conversas tão profundas com os colegas, se cria laços mais fortes. A confiança é formada por várias faces e uma delas diz respeito à vida pessoal. Quando os profissionais são comprometidos com seu trabalho, não deixam que essas relações pessoais atrapalhem o dia a dia corporativo.

Passo 5 – Flexibilize o quanto for possível

Flexibilização é a nova palavra de ordem no universo corporativo. Flexibilizar o horário de trabalho ou até mesmo permitir o trabalho remoto pode fortalecer consideravelmente a confiança. Essas são demonstrações de que o líder e a empresa confiam nos seus colaboradores. O retorno dessa confiança é a entrega de bons resultados pelos colaboradores.

Poder trabalhar em casa permite evitar horas de deslocamento em trânsitos caóticos e proporciona mais tempo com a família. Pessoas que estão em busca dessas conquistas farão de tudo para atender e superar as expectativas dos empregadores. Como citamos, a confiança é uma via de mão dupla. Ao confiar nos colaboradores, a empresa recebe de volta a confiança deles e sua contribuição para o sucesso.

Se não for possível flexibilizar horários e ambiente de trabalho, é interessante criar outras compensações. Oferecer dias de folga para quem superar metas, por exemplo, pode ajudar a reduzir a sensação de distância da família criada pelo ritmo moderno. Cada empresa deve analisar as suas possibilidades.

Com esses passos é possível construir uma relação de confiança entre líderes e liderados!

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