10 Dicas para criar uma equipe harmoniosa

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Confira 10 dicas para tornar a sua equipe mais harmoniosa.

Ter uma equipe harmoniosa é imprescindível para alavancar o sucesso da sua empresa. Quando há desentendimentos entre os colaboradores, o trabalho deixa de ser cooperativo e perde bastante em qualidade. Contudo, nem sempre é fácil preservar um clima amistoso, haja vista que as equipes são formadas por pessoas bem diferentes entre si.

Neste artigo iremos apresentar 10 dicas para estimular a harmonia entre os colaboradores. Saiba como investir para criar um clima organizacional positivo e agradável. 

Como criar uma equipe harmoniosa? – Confira as dicas!

Confira a seguir as 10 dicas que preparamos para tornar a sua equipe mais harmoniosa.

1. Ofereça um ambiente físico agradável

A primeira dica desta lista consiste em oferecer aos seus colaboradores um ambiente físico adequado. A ergonomia do ambiente contribui para que as pessoas se sintam bem enquanto realizam as suas atividades profissionais. 

Dessa forma, é fundamental que a empresa revise de tempos em tempos a qualidade dos seus móveis e a adequação das condições físicas. O desconforto tende a ser um elemento decisivo para o surgimento da desarmonia. 

2. Estimule um bom clima organizacional

Tão importante quanto investir na qualidade do ambiente físico, é considerar a qualidade do ambiente do ponto de vista psicológico. Tenha em mente que os colaboradores da sua equipe passam grande parte dos seus dias na empresa, convivendo com os colegas. 

Logo, não é nem um pouco saudável que esse seja um ambiente de desavenças. O ideal é não estimular a competitividade agressiva, ou seja, o ganho de um deve ser o ganho da equipe. Em um ambiente salutar torna-se mais fácil desenvolver relações harmoniosas. 

3. Estimule o desenvolvimento de relações interpessoais

Para que suas equipes se tornem mais harmoniosas é válido que as empresas incentivem o desenvolvimento das relações interpessoais entre os profissionais. O bom relacionamento entre os colaboradores se reflete em uma jornada de trabalho mais prazerosa e colaborativa.

O rendimento da equipe tende a crescer consideravelmente. Portanto, estimule a criação desses vínculos de relacionamento através de eventos de confraternização e espaços de convivência, como a copa do cafezinho.

4. Defina metas desafiadoras, mas realistas

O estresse de não conseguir realizar metas fora da realidade pode gerar grande desarmonia entre os membros da equipe. No entanto, estabelecer metas pouco desafiadoras pode gerar tédio nos colaboradores e não gerar o estímulo esperado. 

O ser humano é movido a desafios, mas no âmbito corporativo é determinante avaliar se aquilo que está sendo proposto pode ser concretizado. Uma forma de unir a equipe é permitir que os colaboradores participem da definição das metas. 

5. Estimule o diálogo

A falta de harmonia quase sempre está relacionada à falta de diálogo. Quando as pessoas não se comunicam com efetividade, abrem espaço para que mal entendidos surjam. Pode ser que uma palavra descontextualizada leve à criação de um grande conflito. 

Para evitar situações críticas para a harmonia da sua equipe, foque em uma gestão baseada no diálogo. Sempre que perceber o início da formação de um conflito, promova uma conversa a respeito para resolver. 

6. Invista na cultura do feedback

O feedback é um retorno, um elogio ou sugestão de melhoria, a respeito do desempenho do colaborador em uma determinada tarefa ou no geral. Ter o hábito de dar esse retorno aos membros da equipe contribui para que eles se sintam mais seguros. 

Mesmo uma avaliação sobre algo a ser melhorado permite a eles entenderem como se reposicionar para alcançar melhores resultados. Quando não existe esse retorno, os colaboradores podem se sentir perdidos e inseguros. Nessas condições, é relativamente normal que surjam embates, desequilibrando a harmonia.

7. Motive sua equipe

A desmotivação também é um elemento determinante para a desarmonia. Para ter um time mais forte individual e coletivamente é necessário adotar algumas medidas motivacionais. Recompensar o bom desempenho dos colaboradores e das equipes contribui para que haja um maior esforço para chegar a bons resultados.

Contudo, fique atento para não criar um ambiente demasiadamente competitivo. As recompensas individuais não podem se tornar motivo de desavenças ou estímulo para atrapalhar os colegas. 

8. Invista em treinamentos para sua equipe

Os treinamentos são bastante importantes para manter os colaboradores atualizados com as novidades do mercado. Mas, além disso, criam oportunidades para que os profissionais troquem experiências e vivam momentos únicos. 

O ideal é proporcionar esses momentos para a sua equipe como uma forma de reforçar as suas qualidades. Uma boa dica é oferecer aos seus colaboradores treinamentos baseados em Coaching para que consigam utilizar seus recursos com mais propriedade. 

9. Flexibilize sempre que possível

A flexibilização de horários e até mesmo a permissão para fazer home office alguns dias contribui consideravelmente para a harmonia da equipe. Vale a pena estudar de que forma essas medidas podem ser adotadas pela sua empresa. 

A partir dessa flexibilização, é possível que os seus colaboradores tenham mais tempo com a família e melhorem sua qualidade de vida. De maneira geral, esse tipo de facilidade tende a melhorar os resultados da equipe e tornar as pessoas mais inclinadas à harmonia. 

10. Invista em treinamentos de liderança

Os líderes de equipe e os gestores devem investir em treinamentos focados no desenvolvimento da sua capacidade de liderança. Uma boa liderança se reflete em uma equipe mais confiante e preparada para os desafios.

Sob uma boa gestão, torna-se mais fácil para os colaboradores superarem suas inseguranças. Em um ambiente em que há uma figura de referência, estimular e manter a harmonia acaba sendo algo natural. 

Dica bônus: IBC Soluções In Company

Se você criar equipes mais harmoniosas na sua empresa, indicamos que conheça o IBC Soluções In Company. Esse serviço oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching atende a diferentes demandas corporativas, inclusive a melhoria dos relacionamentos entre os colaboradores. 

A harmonia da equipe é o reflexo de todo um trabalho focado na resolução de problemas e conflitos internos. O IBC Soluções In Company oferece para os interessados um diagnóstico gratuito da situação atual. Para isso, basta preencher o formulário disponível na página.

A equipe do IBC entrará em contato e agendará uma reunião para determinar as prioridades para sua empresa alcançar bons resultados. Se você acreditar que faz sentido para você e o seu negócio, daremos continuidade ao projeto. Uma oportunidade incrível de poder contar com a orientação de profissionais com expertise no assunto!

Uma equipe harmoniosa é um dos principais ativos para o sucesso de um negócio!

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