10 Dicas para assumir o papel de líder e conquistar a equipe

Líder no barco de papel com binóculo guiando a equipe

Confira algumas ações para assumir o papel de líder e inspirar a equipe.

Um cargo de supervisor é concedido por uma empresa a um profissional. Já para assumir o papel de líder, é necessário conquistar a equipe. Afinal, liderança tem a ver com respeito, inspiração e confiança, que são elementos que não podem ser concedidos através de um contrato, pois são construídos com o tempo.

Se você tem como função supervisionar pessoas, é importante investir em ações para assumir o papel de líder e conquistar a equipe. Quer saber que ações são essas? É só continuar a leitura!

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A importância de assumir o papel de líder

Imagine duas situações diferentes. Na primeira, o supervisor de uma equipe a gerencia através do medo, sem ter realmente conquistado a confiança de todos. Embora as pessoas cumpram as ordens que são dadas, os resultados obtidos são medianos, pois ninguém se esforça para ir além.

Na segunda situação, o supervisor é um grande líder que inspira o time e extrai o melhor de cada um. Dessa forma, os resultados obtidos são extraordinários, pois os colaboradores trabalham com motivação. Por isso, são criativos, pensam fora da caixa e se envolvem nas questões da empresa com entusiasmo.

Considerando esses dois exemplos, fica mais claro o quanto a liderança é importante e precisa ser conquistada. As pessoas não acordam em um dia e automaticamente se sentem inspiradas por alguém, isso é feito no dia a dia, através das ações realizadas pelo supervisor.

Dicas para assumir o papel de líder e inspirar a equipe

Agora vamos falar sobre a parte prática, que são as ações capazes de auxiliar um profissional a realmente assumir o papel de líder e inspirar a equipe. Vamos lá?

1. Tenha paixão por liderar

Em primeiro lugar, é preciso ter verdadeira paixão por liderar e lidar com pessoas. É a partir dessa vontade que terá motivação para dar todos os outros passos e se dedicar. Portanto, reflita sobre o assunto, se conheça e descubra se esse é realmente o tipo de cargo que almeja e que deseja para a sua carreira.

2. Seja honesto com a equipe

Todo ser humano precisa se sentir confiante para construir uma relação positiva com alguém. Dessa forma, desde o início, procure ser honesto com a equipe, o que vale tanto para o que irá dizer quanto para o seu comportamento.

Agir tentando demonstrar ser algo que não é também é uma forma de desonestidade. Por isso, mantenha sempre uma postura transparente, seja agindo ou transmitindo mensagens para o time.

3. Mantenha uma postura positiva

O comportamento do líder costuma dar o tom de toda a equipe. Dessa forma, um supervisor que está o tempo todo estressado ou pessimista acaba contaminando os demais, o que impacta diretamente nos resultados obtidos.

Vale lembrar que ser positivo não significa fechar os olhos para a realidade. Trata-se de esperar pelo melhor, agir para isso e prezar por um clima leve e amigável entre todos.

4. Inspire confiança

Na segunda dica falamos sobre honestidade, o que tem tudo a ver com confiança. Jamais prometa algo que não possa cumprir ou aja de forma contrária ao que prometeu. Demonstre, todos os dias, que os colaboradores podem confiar nas suas palavras e atitudes.

5. Tenha atitudes que sirvam de exemplo

O verdadeiro líder sabe que suas palavras perdem o valor quando as atitudes são incoerentes. Portanto, aja sempre para servir como exemplo aos demais, tanto em relação à dedicação, quanto a outros pontos, como respeito, pontualidade, cumprimento de regras e busca pela evolução contínua.

6. Saiba manter a calma em momentos de tensão

Em uma empresa, pode acontecer de os funcionários precisarem lidar com momentos de tensão. Nessas situações, faz toda a diferença contar com um líder que consegue manter a serenidade. Assim, ele poderá tomar decisões positivas para resolver a situação em vez de deixar que o nervosismo piore o problema.

7. Seja um bom ouvinte

Ouvir é uma habilidade que todo líder deve ter, tanto para entender o que os gestores esperam dele quanto para conhecer e entender os liderados. No início, é interessante realizar reuniões individuais para conhecer os colaboradores e criar conexão. Já no dia a dia, é importante se manter aberto a ouvir todos, sobre assuntos individuais e coletivos. 

8. Reconheça que não é infalível

Por ter um papel de destaque para o time, pode acontecer de alguns supervisores se sentirem seres especiais e infalíveis, o que não é verdade. Um gerente é um colaborador como os outros que apenas tem funções diferentes e de maior responsabilidade.

Reconhecer que pode errar é fundamental para assumir as consequências de uma eventual falha e, até mesmo, pedir desculpas caso tenha prejudicado alguém. Apenas aqueles que se responsabilizam pelos seus atos conseguem tirar lições dos erros e crescer através deles.

9. Tenha humildade para aprender

Ainda seguindo a ideia do tópico anterior, para que o líder reconheça que não é infalível ele precisa ter humildade. Mesmo que possua uma formação diferenciada em relação ao time, ele precisa ter a consciência de que não sabe tudo e que sempre é possível aprender algo novo.

A relação entre líder e liderados precisa ser de mão dupla, com um aprendendo com o outro e crescendo juntos. É isso o que fará a diferença na convivência do dia a dia e nos resultados obtidos.

10. Seja justo

Por fim, para assumir o papel de líder e conquistar a equipe é necessário ser justo, ou seja, agir com todos considerando suas diferenças, mas sem dar preferência a ninguém. Mesmo que seja natural ter mais afinidades com alguns colaboradores, isso jamais deve impactar na relação com o time.

Nesse caso, o fato de a empresa contar com uma cultura forte ajuda a evitar tratamentos diferenciados e prezar sempre pela equidade entre os funcionários.

Ao colocar essas ações em prática conseguirá construir uma trajetória marcada pela honestidade, humildade e o desejo de fazer a diferença para a empresa e na vida de cada colaborador.

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