Saber lidar com as próprias emoções é um desafio em todas as áreas da existência humana. No trabalho, nas relações familiares, com amigos e demais pessoas que fazem parte da nossa vida social.
É importante saber reconhecer e lidar com as emoções e seus consequentes comportamentos. Vale dizer que este é um processo contínuo e diferencial. O nome desta habilidade é Inteligência Emocional.
Ao falarmos em Inteligência Emocional, a evidenciamos como um ponto forte a ser trabalhado, e para muitos especialistas ela é mais importante do que o Quociente de Inteligência, o chamado (QI).
O que é Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional (IE) é uma característica mensurável que diferencia o nível de performance de uma pessoa e um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e sociedade.
Os psicólogos americanos Peter Salovey e John Mayer, com suas pesquisas nesse campo da psicologia, ajudaram no desenvolvimento dessa teoria. Eles a definiram como: “A capacidade de perceber e exprimir a emoção; assimilá-la ao pensamento; compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.”
Mas, foi o também psicólogo e jornalista americano, Daniel Goleman, na época redator de Ciências do conceituado jornal americano The New York Times, o primeiro a chamar atenção na mídia. Até então o termo era desconhecido pelo grande público. Em 1995, Goleman lançou o livro “Inteligência Emocional”.
5 Áreas da Inteligência Emocional
Segundo Goleman, este tipo de inteligência é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Nesse sentido, a Inteligência Emocional abrange cinco áreas específicas, são elas:
– Autoconhecimento Emocional, que é a capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre;
– A habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os a cada situação;
– Automotivação, que consiste em motivar-se e dirigir as emoções a serviço de um objetivo, mantendo-se focado neste;
– Reconhecimento das emoções de outras pessoas;
– Habilidades nos relacionamentos interpessoais.
O poder das emoções em nosso dia-a-dia
Sempre lidamos com sentimentos distintos em relação aos acontecimentos, e no ambiente corporativo, as respostas a eles são exigidas de forma imediata. De que forma você lida com a autoridade de seu superior? Como recebe ordens e as processa?
Como lida com um feedback negativo? Quem é você emocionalmente no trabalho e que tipo de relacionamento interpessoal mantém com seus colegas? Refletir sobre esses pontos é fundamental para entender como está a sua Inteligência Emocional.
Se você trava diariamente uma batalha interior com suas emoções, se sofre com reações incompatíveis com o ambiente, sua profissão e vida, como um todo, por certo não deve estar usando seus sentimentos a seu favor.
E pior, se suas atitudes fazem de você um profissional limitado, é hora de rever suas posições e começar a trabalhar sua inteligência emocional. Quando essa habilidade é desenvolvida, o profissional se torna mais produtivo e com maior potencial comunicativo.
Aprimore sua Inteligência Emocional
Existem pessoas que se sobressaem neste campo, e no ambiente de trabalho, exploram a IE com maestria. Estas são hábeis em controlar sentimentos ruins, não os demonstrando. São capazes de fazer uma avaliação correta do cenário. São confiantes e focadas nos objetivos, a exemplo de uma promoção.
Aqueles que desenvolvem a IE têm consciência de suas capacidades e habilidades e as usam ao seu favor. Adaptam-se facilmente ao ambiente e as necessidades; são organizadas e comunicativas. E também, sabem conduzir relacionamentos de forma empática e harmônica com os colegas e superiores, se destacando entre os demais.
Faça uma autoavaliação
Catalisar os sentimentos em atitudes positivas, fazer uma auto-observação para identificar limitações e trabalhar de modo a minimizá-las sucessivamente são prerrogativas para o uso inteligente das emoções. E o gerenciamento delas cabe a você.
Somos responsáveis por tudo que nos ocorre, se optamos por trabalhar as emoções transformando-as em atitudes maduras, seguramente oportunizaremos um melhor desempenho, seja na vida profissional ou pessoal.
Tudo depende do enfoque, e de como externamos nossos sentimentos, que são raios-X de quem somos, e de como nos habituamos a responder a cada situação. Aquele que entende e sabe gerir suas emoções se torna preparado para responder aos mais variados desafios.
Inteligência Emocional: situações para usá-la a seu favor
A emoção é o motor que nos conduz às nossas ações. Em outras palavras, a emoção é um importante elemento para nos ajudar a tomar decisões. Quem se deixa levar pelas emoções pode ter dificuldade de se posicionar positivamente no contexto profissional.
Confira a seguir situações onde a Inteligência Emocional pode ser usada a seu favor.
1. Para reconhecer seus pontos fortes e de melhoria
Uma das bases da IE é o autoconhecimento e através dele é possível identificar os seus pontos fortes e pontos de melhoria. Pessoas que são inteligentes emocionalmente têm consciência das suas habilidades e assim tem mais facilidade em se impulsionar ao sucesso.
Essas pessoas conseguem identificar como padrões emocionais afetam o seu bom desempenho e limitam as suas conquistas. Ter essa visão é o primeiro passo para se tornar um profissional mais completo.
2. Para aumentar a eficiência
Aqueles que desenvolvem a inteligência emocional, tendem a ser mais eficientes porque entendem quais seus pontos fortes. Sabendo no que se é bom é mais fácil direcionar os seus esforços para as melhores chances de êxito.
3. Para desenvolver melhores relacionamentos interpessoais
Desenvolver relacionamentos interpessoais demanda dedicação e adaptação constante. A IE contribui para que o indivíduo desenvolva empatia e assim ele consegue se relacionar de forma mais positiva com aqueles à sua volta.
4. Para influenciar e engajar as pessoas
Influenciar colegas e engajá-los na realização de determinadas atividades é fundamental para o sucesso de equipes inteiras. A IE contribui para que os líderes desenvolvam certo magnetismo pessoal que se torna uma influência positiva para aqueles que os cercam.
5. Para encontrar oportunidades até nos cenários mais críticos
Saber que nenhum mal dura para sempre é fundamental para atravessar as crises de cabeça erguida e sem surtar. Manter-se calmo diante das mais violentas tempestades é o que faz dos inteligentes emocionalmente mais bem-sucedidos. Além disso, essas pessoas têm o olho clínico para encontrar oportunidades até nessas situações.
6. Para conter as crises em seus setores
Você já teve uma noite ruim em casa porque teve um dia péssimo no trabalho? A IE permite que o indivíduo aprenda a conter as crises apenas em seus setores. Entender que uma coisa não deve atravessar a outra é essencial para não ser envolvido por uma onda de pessimismo.
7. Para ressignificar o imutável
A IE se caracteriza pela compreensão do que podemos mudar e daquilo que é imutável. Dessa forma, devemos trabalhar para alterar o que pode ser mudado, mas aprender a ressignificar o que não irá mudar. Você sempre pode mudar a sua atitude perante o imutável para ter melhores resultados.
Coaching para desenvolver a Inteligência Emocional
Importante dizer que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida através das formações em Coaching. Se você deseja investir nesta importante área da existência humana, o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, atestando a qualidade de suas formações.
Invista em sua carreira, aperfeiçoe suas emoções, desenvolva a sua Inteligência Emocional e potencialize ainda mais o seu sucesso profissional e pessoal. A IE é uma das habilidades mais buscadas por recrutadores, pois ela potencializa o bom uso das capacidades técnicas.
Agora, conte para a gente: você tem desenvolvido sua Inteligência Emocional? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre este tema.
Gostou do post? Espalhe o conhecimento! Compartilhe esse post com os seus amigos nas redes sociais!
Copyright: 618916562 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tatyana+dzemileva