Instabilidade financeira: dicas para não deixar que o problema afete sua equipe

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Diversos fatores podem provocar a instabilidade financeira na sua empresa. Fique atento!

Mudanças no cenário econômico e financeiro podem impactar de maneira positiva (ou não) os negócios da sua empresa. Crises financeiras, a chegada de um novo modelo de negócio, um novo concorrente; estes são alguns dos fatores que podem provocar certa instabilidade financeira na empresa e isso pode afetar a sua equipe.

A instabilidade financeira pode abalar a confiança que a equipe possui na empresa. Afinal, o que o futuro reserva para uma empresa que não é estável financeiramente? Para te ajudar a lidar com este momento marcado por incertezas, separamos algumas dicas importantes. Vamos lá?

8 Dicas para impedir que a instabilidade financeira afete a sua equipe

Períodos de instabilidade financeira, infelizmente, são comuns ao longo da jornada de uma empresa no mercado. Porém, é essencial que os colaboradores da companhia não sejam afetados por esse cenário de crise. 

Nos casos em que não há como evitar esse impacto, é preciso buscar maneiras de reduzir as dificuldades geradas. Os profissionais precisam se sentir seguros para ter tranquilidade para atravessar com a organização essa fase mais turbulenta.

Confira abaixo dicas para conduzir a situação de instabilidade financeira com mais inteligência. 

1. Seja transparente com os colaboradores

É de fundamental importância que neste momento, os gestores sejam transparentes e honestos com a equipe. Não tente mostrar uma situação que não é real. Mostre como a empresa está financeiramente de forma clara e sincera. Essa é uma abordagem relevante até mesmo para que os colaboradores não façam interpretações equivocadas da situação.

Se os profissionais acreditarem que a empresa está passando por uma situação financeira tranquila, podem se irritar por não receberem um aumento, por exemplo. Estar ciente das dificuldades financeiras da organização ajuda também a entender as decisões tomadas pelas lideranças. Nem sempre será possível ter acesso aos recursos mais atuais do mercado por não haver capital para esse investimento. 

2. Ouça sugestões

Ao mostrar o que acontece de fato na sua empresa, você envolverá os colaboradores no problema. E isso será benéfico, pois estes poderão trazer ideias e soluções para contornar o fator que provocou a instabilidade financeira. Portanto, esteja pronto para ouvir sugestões. Ouvir na essência e sem julgamentos!

Essa é uma oportunidade para ter feedbacks de quem está realmente atuando na linha de frente da companhia. Quem está, diariamente, operando com os recursos disponíveis consegue ter uma visão mais ampla e crítica de como a situação pode ser alterada. O que falta para muitos líderes é conseguir ouvir mais amplamente as dicas de quem tem muito a oferecer para o contexto geral. 

3. Trace uma estratégia

Em momentos de instabilidade financeira, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para enfrentar a situação. Um bom planejamento com estratégias traçadas para este fim é de extrema importância. Faça um levantamento das finanças da empresa, ouça os colaboradores e demais gestores, analise o mercado e, depois disso, trace as estratégias. Siga essas estratégias com disciplina e foco.

Lembre-se de que essas estratégias devem considerar a satisfação dos colaboradores em médio e longo prazo. Dessa forma, devem ser previstos benefícios e possíveis aumentos salariais para os profissionais no decorrer do período.

A estratégia vencedora é aquela que não se esquece de nenhuma parte importante ao longo da jornada. Se os seus colaboradores contribuirão significativamente para o sucesso, não devem ser deixados de lado quando a vitória for alcançada. 

4. Dê feedbacks frequentemente

Tão importante quanto ouvir os colaboradores é mostrar a eles o que tem sido feito e os resultados alcançados. Estabeleça um período para mostrar aos funcionários as ações tomadas e os resultados obtidos. Mostre a eles que a gestão tem feito ações importantes para garantir a estabilidade financeira desejada por todos. 

Lembre-se sempre que uma empresa é feita de pessoas. Pessoas que confiam no trabalho e nas habilidades que cada um possui. O feedback é importante para renovar a confiança que os profissionais possuem na gestão e vice-versa. É também uma forma de acalmar os ânimos, pois assim eles compreendem que medidas estão sendo tomadas para mudar a situação. 

5. Conheça a situação dos seus colaboradores

Em um período de instabilidade financeira, é essencial que líderes e liderados se apoiem e o apoio verdadeiro apenas é obtido quando todos conhecem a situação dos demais. É interessante que o gestor converse com seus liderados para entender o quanto eles mesmos estão enfrentando uma crise financeira em casa. Afinal, nessa fase, a sua empresa dificilmente poderá conceder um aumento.

Estar ciente da situação permite pensar em estratégias para melhorar a realidade dos seus colaboradores. Por exemplo, para quem está com dificuldades para manter a casa, pode ser interessante considerar a adição de algum benefício como uma cesta básica. Esse tipo de ação pode não pesar financeiramente para a companhia, mas representar uma grande ajuda para o profissional.

6. Plano de carreira

Ainda que não seja possível oferecer uma promoção para os colaboradores durante o período de instabilidade financeira é possível pensar no futuro. Desenvolver uma política de plano de carreira é determinante para estimular o indivíduo a trabalhar com mais afinco para alcançar bons resultados. O colaborador precisa de perspectivas para se empenhar mais na estratégia de recuperação do empreendimento.

Não ter expectativas em relação ao futuro na companhia pode contribuir para que o profissional passe a buscar novas oportunidades. A ideia aqui é criar motivos para que o colaborador deseje ficar, algo que torne relevante se manter nessa equipe. A possibilidade de se desenvolver com a companhia é realmente bastante estimulante. Considere o que faria seus colaboradores permanecerem. 

7. Evite demissões

Enquanto for possível manter a equipe toda é fundamental fazê-lo, muitas empresas pecam por começar uma política de demissões antes de não ter outro recurso. Para os profissionais que permanecem na companhia, assistir seus colegas ir embora, um a um, é bastante desestimulante. Inclusive, pode fazer com que a pessoa se questione quando chegará a sua vez.

Com o passar do tempo, esse cenário se torna mais e mais desmotivador. A possibilidade de perder o trabalho faz com que muitos colaboradores deixem de se entregar ao máximo. Inclusive, há quem inicie a busca por um novo emprego antes mesmo de deixar a organização. 

8. Considere ampliar o mix de produtos/serviços

Durante uma crise, é estranho pensar em ampliar a atuação da empresa no mercado, não é mesmo? Porém, para algumas organizações essa é exatamente a solução para driblar a instabilidade financeira. Isso porque a empresa passa a contar com mais opções para atender as demandas do seu público.

Claro que para garantir mais chances de sucesso é fundamental entender o que o público deseja nesse momento. O lançamento deve estar alinhado com as expectativas do público-alvo de forma a ser certeiro. Envolver a equipe nesse trabalho também ajudará a desviar aquela sensação iminente de desastre que se instaura quando há uma potencial crise financeira. 

E para você, existem outras medidas para garantir que a instabilidade financeira não afete a equipe? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais.

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