A importância do centro de custo para gerenciamento do plano de contas

gráficos e calculadora

Saiba como os centros de custos podem auxiliar no gerenciamento de contas da sua empresa.

O controle financeiro de uma empresa se faz totalmente necessário para que empreendedores possam analisar de forma eficaz o lucro ou o prejuízo da organização em um determinado período. Muitas vezes, tais conceitos financeiros são inexplorados ou pouco utilizados pelos gestores. Consequentemente, isso pode acarretar em diversos problemas estratégicos e de controle no negócio em questão.

Nesse sentido, é essencial elaborar um plano de contas, o que depende de um centro de custos estratégico. Neste artigo, você vai compreender a importância desse processo, como ele deve ser feito e como beneficia a saúde financeira das organizações. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Centro de custos: o que é?

O centro de custos é uma ferramenta capaz de minimizar os custos e oferecer um sistema de controle financeiro eficiente. Ele divide os diferentes setores e atividades de uma empresa, e o seu objetivo é fazer com que o gestor tenha o controle das informações financeiras da organização e passe a entender as despesas e os ganhos do seu negócio.

Isso permite medir o desempenho de um centro de custo isolado para que decisões referentes aos gastos, produtos e/ou serviços possam ser tomadas. Portanto, essa importante ferramenta pode e deve ser adotada por organizações de todos os portes e segmentos de atuação, já que agrupa as informações por setores ou por projetos específicos.

O ideal é que os centros de custos sejam divididos em categorias, pois cada um deles é responsável por um projeto específico. Assim, as receitas ficarão interligadas aos centros de custos dos projetos aos quais elas pertencem. Cada um deles deve ser informado a todos os setores da empresa, bem como aos seus gestores e colaboradores.

O centro de custos apresenta uma vantagem muito positiva, que é a de permitir que cada setor ou departamento da organização funcione como uma “mini-empresa”, com mais autonomia. Assim, os diretores gerais da instituição podem distribuir as verbas organizacionais de acordo com as demandas de cada setor e com a produtividade de cada um deles. Por isso, por mais que o centro de custos seja uma ferramenta essencialmente financeira, ele impacta diretamente todo o planejamento estratégico.

Divisão dos centros de custos

São dois os tipos de centros de custos:

  • Centro de custos produtivos: é aquele ligado à produção e à comercialização dos produtos/serviços do negócio. Nas empresas de maior porte, esses custos costumam ser divididos em cada área da produção. Englobam, por exemplo, os setores de processamento de matéria-prima, corte, costura, soldagem, montagem, acabamento, embalagem, maquinário, e por aí vai.
  • Centro de custos improdutivos: referente aos custos que não influenciam diretamente a produção e a comercialização do produto/serviço, mas são indispensáveis ao funcionamento da organização. Também são conhecidos como custos administrativos, pois englobam os departamentos de apoio à organização, como o marketing, o RH, o financeiro, o comercial, entre outros.

Vantagens dos centros de custos

Conheça as vantagens da aplicação da ferramenta de centro de custos para o seu negócio:

  • O gestor entende de forma mais eficaz e simplificada qual departamento da empresa consome mais recursos financeiros e qual apresenta melhor retorno.
  • A responsabilidade passa a ser compartilhada. Os colaboradores envolvidos podem dar ideias para melhorar a relação custo-benefício dos seus setores e, consequentemente, se sentirão como parte responsável pelo lucro da empresa e trabalharão com o objetivo de sempre melhorar a gestão da organização.
  • O centro de custos identifica qual área necessita de mais dinheiro para realizar as suas atividades.
  • Sabendo o retorno de cada projeto, a empresa consegue definir metas futuras.

A finalidade do centro de custos é auxiliar o gestor na tomada de decisões e apresentar soluções pertinentes ao problema identificado. Com isso, a divisão em centros de custo é significativa para as empresas que possuem despesas e gastos diversos. O ideal é que o gestor fragmente a estrutura da organização e analise se a ferramenta é mesmo viável para o seu negócio.

Um auxílio especial: o coaching

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Na estruturação da sua empresa, querida pessoa, a divisão de centro de custos seria viável? Como? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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