Qualquer pessoa passa por fases boas e ruins na vida e estas podem afetar diretamente a autoestima, deixando-a em um momento positivo ou negativo. Por conta da inconstância, algumas pessoas não conseguem se manter estáveis e seguras, atingindo profundamente o emocional delas. E como reverter tal contexto? A resposta deste questionamento está no autoconhecimento emocional. Para saber mais é só continuar lendo o artigo!
O que é o autoconhecimento emocional
Antes de começar a explicar o que é autoconhecimento emocional, é essencial entender o que é autoconhecimento. O conceito representa toda a sabedoria e compreensão que você tem a respeito de si mesmo. Basicamente, é entender quais são seus pontos fortes, quais são aqueles que merecem mais atenção para se desenvolver e quais são as suas características sabotadora. Agora vamos ao próximo ponto.
O autoconhecimento emocional é a forma de desenvolver e fortalecer a sua autoestima por meio da identificação das suas competências, pontos de melhoria, medos e limitações e controle de emoções de acordo com cada cenário. Com todo esse processo, o indivíduo potencializa suas habilidades e toma consciência de si, tornando-se capaz de lidar com as diversas situações às quais é exposto no dia a dia.
Quais são os benefícios do autoconhecimento emocional
Conheça 12 benefícios de exercer o autoconhecimento emocional diariamente. Confira:
- Encontro da felicidade em fatores internos e não externos;
- Aproveitamento das grandes oportunidades sem medo;
- Desenvolvimento da auto aceitação;
- Diminuição de sentimentos negativos, tais como frustração e ansiedade;
- Criação e sustentação de estabilidade emocional;
- Aperfeiçoamento da comunicação;
- Reconhecimento do próprio valor;
- Crescimento da produtividade e da agilidade;
- Criação da consciência dos próprios atos;
- Aparecimento da força interior em situações críticas, tais como demissões e término de relacionamento;
- Escuta ativa de si mesmo e não apenas a opinião dos outros;
- Crescimento considerável da qualidade de vida e bem-estar.
Deu para perceber como os benefícios são ideais tanto para a vida pessoal quanto profissional, não é mesmo? Por isso, é essencial aproveitar tudo que é bom em todos os âmbitos em que vivemos.
[php_everywhere instance=”2″]
Dicas para desenvolver a sabedoria sobre si mesmo
Confira 6 recomendações valiosas que ajudam a desenvolver o seu autoconhecimento:
- Pense na sua vida como uma linha do tempo. Marque o seu atual momento e adicione a ela as experiências passadas que você considera importantes. Por meio desse exercício, você consegue identificar o que você acha relevante na sua vida.
- Liste 10 qualidades e 10 pontos de melhoria sobre você mesmo. Com essa lista, você poderá trabalhar de forma mais consciente em cada um deles.
- Escreva os diferentes sentimentos negativos pelos quais você se depara durante o dia, tais como decepção, arrependimento, angústia, frustração, entre outros.
- Quando uma situação adversa ocorrer, reflita sobre a maneira como você lidou com ela e identifique em quais pontos você pode melhorar nesse quesito. Dessa forma, você poderá evitar determinadas reações negativas e até planejar soluções mais criativas.
- Tenha sempre o pensamento com foco no lado positivo do cenário. Esse tipo de atitude permite que você amadureça o seu emocional e se relacione melhor com os acontecimentos a sua volta.
- As pessoas que conseguem desenvolver o autoconhecimento são capazes de equilibrar o seu interior com o mundo externo, tornam-se mais centradas, possuem mais autonomia e não realizam suas atividades apenas com base na opinião dos outros.
Gostou dessas recomendações? Se tiver mais alguma dica bacana é só escrever nos comentários!
Como exercitar o conhecimento sobre si mesmo
Exercer o autoconhecimento não é uma tarefa simples, para tanto, o processo de coaching possui técnicas e ferramentas que proporcionam ao indivíduo, autoconhecimento e parâmetros para que ele tenha mais confiança, consiga traçar metas e objetivos assertivos, vença limitações e cresça tanto no âmbito pessoal, quanto profissional.
E você, se conhece de forma plena? Se você acredita que pode se conhecer melhor ainda melhor, experimente o coaching. O método usa as ferramentas e técnicas corretas para que você exerça o autoconhecimento diariamente, contribuindo para a sua evolução pessoal e profissional.
No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que ensinam sobre esse tema e tantos outros que são importantes para o desenvolvimento dentro e fora do trabalho. O curso Programação Neurolinguística (PNL) é um bom exemplo. Só que antes de falar de todos os benefícios do curso, conheça qual a área de estudo em que ele é baseado.
A programação neurolinguística procura entender como os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento do ser humano se conectam. A pesquisa começou e progrediu com o autor Richard Bandler e o psicólogo John Grinder, nos anos 70, nos Estados Unidos. A ideia teve tanto impacto que falamos até hoje!
O famoso coach Tony Robbins é um estudioso dessa área de estudo. Para você ter uma ideia, ele tem uma técnica chamada modelagem, em que se observa a trilha da vida de pessoas bem-sucedidas. O objetivo deste trabalho é entender quais foram os comportamentos e as ações que contribuíram para que essas pessoas conseguissem alcançar metas incríveis.
Baseando-se na programação neurolinguística e nessa técnica do Tony Robbins, o IBC criou a formação de PNL com ensinamentos que apresentam sabedorias valiosas que irão fazer com que você alcance a melhor versão de si mesma em todos os âmbitos da vida. O conteúdo é rico e ensinado de diversas formas, tais como com exemplos, aulas práticas e teóricas.
Você irá aprender sobre como exercer o autoconhecimento e autodesenvolvimento; o que é inteligência emocional e como desenvolvê-la; como trabalhar a autoestima de maneira positiva; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; como praticar a linguagem não verbal; quais são os canais representacionais; como negociar e solucionar problemas efetivamente; como analisar uma situação com mais de um ponto de vista; como ser mais flexível; e muito mais.
O curso possibilita que você evolua em diversos aspectos. Em curto, médio e longo prazo você irá perceber que as suas capacidades estão mais aguçadas e que há empoderamento suficiente dentro de você para te fazer ir além. Algumas dessas habilidades incluem a sabedoria de lidar com sentimentos adversos em cenários problemáticos e de pressão; facilidade em transformar sonhos em objetivos reais com planos de ação factíveis; melhor gerenciamento do tempo e das atividades; criação de soluções mais criativas para processos dificultosos; e por aí vai.
Como se não bastasse, a formação PNL ainda ensina algumas das principais características de um bom líder. Espere por conteúdos incríveis sobre como desenvolver sua habilidade em gerar comprometimento nos outros; como ser mais persuasivo; como tornar as impossibilidades como possibilidades, desde que com um planejamento factível; como se comunicar melhor e com diversos públicos ao mesmo tempo; como lidar da melhor maneira possível com conflitos; entre muitos outros tópicos interessantes.
Seu momento
Não deixe que ninguém jamais diga até onde você pode ou não chegar na sua vida pessoal e profissional. Os limites devem ser inexistentes, já que basta que o seu esforço esteja em dia. Não é uma trilha fácil, mas não é impossível. E, com certeza, conhecer melhor a si mesmo é uma excelente forma de começar esse caminho com sucesso.
Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais. Espalhe o conhecimento!
Copyright: Alexandru Zdrobău / Site: https://unsplash.com/@alexandruz
[php_everywhere instance=”1″]