As chamadas regras de negócio compreendem o conjunto de normas, diretrizes, regulamentos e ordens que uma organização determina para executar algum tipo de trabalho ou projeto. Trata-se do modelo que determina a maneira como uma empresa trabalha, ou seja: suas políticas, regras e normas de comportamento.
As regras de negócio são um documento que determina ou estreita os padrões de desempenho e performance de uma determinada organização. Sua principal função é redefinir os processos e melhorar procedimentos, técnicas e métodos organizacionais de modo a aperfeiçoar o desempenho da empresa e aprimorar a gestão administrativa da organização.
[php_everywhere instance=”2″]
Como funcionam as regras de negócio
Imagine, por exemplo, uma empresa que define como regra de negócio que os pagamentos serão permitidos apenas para compras acima de determinado valor. A partir daí, os programadores responsáveis pelos sistemas da empresa devem criar e aplicar esta regra em seus sistemas, permitindo que as negociações sejam feitas com base neste parâmetro criado.
As regras de negócio são flexíveis e podem ser desenvolvidas de acordo com o tamanho, nicho, objetivos e necessidades individuais de cada empresa ou de cada área presente na organização.
Benefícios de criar regras de negócios
- Diminuição de custos;
- Respostas e soluções mais rápidas para os problemas corporativos enfrentados no dia a dia;
- Melhoria dos processos e trabalhos;
- Modernização dos processos;
- Melhora na performance da organização;
- Integração de sistemas, demandas e padrões administrativos;
- Maior qualidade nos serviços e produtos oferecidos;
- Definição de estratégias assertivas e eficazes.
E você, já utilizou a regra de negócio para potencializar ou maximizar o desempenho da sua empresa? Conte-nos a sua experiência.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: pixfly / Shutterstock