Existem filmes que nos fazem refletir e nos ensinam lições poderosas por meio das suas histórias inspiradoras. Um bom exemplo disso é “À Prova de Fogo”, produção de 2008, que aborda o amor e a sua importância em um relacionamento.
Neste artigo, vamos acompanhar a sinopse do filme, bem como o desafio de 40 dias, proposto ao protagonista, que o ajuda a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos. Se você deseja saber como amar com sabedoria e intensificar esse sentimento nas diferentes áreas da sua vida, continue a leitura a seguir!
Sinopse do filme “À Prova de Fogo”
Caleb Holt (Kirk Cameron) trabalha como bombeiro e é um profissional exemplar, sendo reconhecido por todos pela sua seriedade e dedicação ao ofício. No seu casamento, entretanto, as coisas não vão nada bem.
O pai de Caleb, percebendo essa situação delicada no relacionamento do filho com a nora, propõe a ele um desafio: realizar as tarefas apresentadas no livro “O Desafio de Amar”, de autoria de Alex Kendrick, um dos roteiristas do filme, durante 40 dias.
Depois de aceitar o desafio proposto pelo pai, Caleb passa a ter como objetivo transformar a relação com a esposa. A partir de então, a vida do protagonista começa a mudar, e ele consegue reacender a chama do amor em seu casamento.
“À Prova de Fogo” traz ação e emoção para você e toda a sua família. Com certeza, a história fará com que vocês vejam a vida de uma maneira diferente. É uma lição de vida sobre fidelidade, amor e companheirismo.
Confira o trailer:
[INSERIR VÍDEO]
Desafio dos 40 dias do filme “À Prova de Fogo”
A história do filme se desenvolve em torno do desafio que o pai de Caleb propõe a ele, a fim de salvar o seu casamento em 40 dias. Esse desafio é composto por 40 tarefas, que devem ser realizadas diariamente. Veja um breve resumo sobre cada um dos desafios.
1º dia: evite falar coisas negativas sobre o seu cônjuge
Utilize palavras positivas quando for conversar com o seu cônjuge e for falar a respeito dele para terceiros. Não faça críticas que não sejam respeitosas e construtivas.
2º dia: realize algum gesto especial para surpreender o seu cônjuge
Pode ser escrever um bilhete carinhoso e colocar nas coisas dele, preparar o prato preferido dele para o jantar, enfim, faça algo que o surpreenda e o deixe feliz.
3º dia: dê um presente e diga que se lembrou da pessoa amada
Escolha algo que o faça lembrar-se do seu cônjuge, independentemente do valor. Pode ser desde um doce que você viu na padaria até um item de decoração, uma flor, enfim, o que achar mais apropriado.
4º dia: envie uma mensagem para saber como o outro está
No dia a dia, é comum que as mensagens e ligações sejam sempre objetivas. Que tal mudar isso? Envie uma mensagem ao longo do dia ou faça uma ligação apenas para saber como o seu cônjuge está. Isso demonstra carinho, atenção e consideração.
5º dia: peça para que cite 3 coisas que o irritam
Ouça com atenção as 3 coisas que você faz e que irritam o seu cônjuge. Deixe-o falar, mas não revide e não inicie uma discussão. A ideia é usar essas informações de maneira positiva.
6º dia: lide com os problemas com amor
Em vez de se irritar com qualquer problema no seu casamento, prefira responder com amor. Seja paciente e entenda que respostas emocionais exageradas não ajudam no encontro de soluções. Mantenha a calma.
7º dia: liste 3 qualidades do seu cônjuge
Escreva em um papel 3 qualidades que você admira no seu cônjuge. Então, em um momento oportuno, demonstre a sua gratidão a ele por esses atributos.
8º dia: mostre-se feliz com o êxito do outro
Qual foi a conquista mais recente do seu par? Demonstre a ele a sua felicidade e orgulho. Isso demonstra empatia e companheirismo.
9º Dia: demonstre o seu amor
Diga o quanto você ama o seu cônjuge/namorado com um sorriso e um abraço apertado.
10º dia: faça algo para sair da rotina
Convide o seu cônjuge para fazer algo fora da rotina de vocês. Pode ser um passeio, um jantar, enfim, qualquer coisa que o surpreenda e o faça sentir-se especial. Cair na repetição pode ser um fator nocivo aos relacionamentos.
11º dia: atenda a alguma necessidade do seu cônjuge
Pense em uma necessidade atual do seu cônjuge, que pode tanto ser resolver uma questão burocrática quanto comprar algum item de vestuário, por exemplo. Faça isso por ele, como uma gentileza.
12º dia: ceda em algum assunto em que estejam em desacordo
Vocês apresentam alguma divergência, em que cada um quer seguir por um caminho diferente? Nesse caso, ceda e mostre a ele que está fazendo isso para vê-lo feliz.
13º dia: estabeleçam regras saudáveis para o relacionamento
Cada relacionamento deve ter as suas próprias regras, que combinem os limites de cada um dos membros do casal. Se ainda não fizeram isso, aproveite a oportunidade para conversar sobre esses temas.
14º dia: deixe de lado uma tarefa para passar mais tempo com o seu cônjuge
Reveja a sua rotina e deixe uma tarefa individual de lado para passar mais tempo com o seu cônjuge. Essa é uma maneira de evidenciar o quanto ele é uma prioridade para você.
15º dia: demonstre que você honra e respeita o seu cônjuge
Encontre uma maneira de demonstrar que você honra e respeita o seu casamento de alguma forma diferente do que já faz. Pode ser uma declaração, um gesto concreto, um ato de serviço, entre outros.
16º dia: faça uma oração pelo seu casamento
De acordo com a sua crença religiosa, faça uma oração com 3 pedidos relacionados ao seu casamento. Se desejar, convide a pessoa amada para participar dessa oração com você.
17º dia: mantenha a sua intimidade preservada
Evite falar sobre o seu relacionamento para terceiros, por mais que você confie neles. Procure manter a sua intimidade preservada.
18º dia: procure conhecer melhor o seu cônjuge
Converse com o seu cônjuge com o objetivo de conhecê-lo melhor. Dedique uma parte do dia a saber mais sobre os seus gostos, objetivos, sonhos e prioridades.
19º dia: analise o seu desempenho até aqui
Algum dos desafios até aqui pareciam impossíveis para você? Reflita sobre eles e sobre como conseguiu superá-los.
20º dia: confie em Deus
Faça a sua oração pedindo pelo seu relacionamento e confie em Deus. Peça com fervor, acreditando que Ele realmente o ajudará.
21º dia: faça a leitura da Bíblia
Tire um tempo do seu dia para ler a Bíblia e fazer a sua oração. Se você tiver outra religião, faça a leitura do livro sagrado da sua preferência.
22º dia: comprometa-se com o amor
Sele o compromisso de lutar pelo amor, mesmo que o seu cônjuge pareça distante. Lembre-se de fazer a sua parte, pois isso pode inspirar a pessoa amada.
23º dia: retire do caminho o que está atrapalhando o seu casamento
Vícios, influências, críticas e outros tipos de atitudes prejudiciais podem causar danos a um casamento. Identifique se há algo assim no seu caminho e retire.
24º dia: elimine a cobiça do seu casamento
Se a cobiça estiver presente de alguma maneira em seu casamento, elimine-a.
25º dia: perdoe
Existe algo que o seu cônjuge tenha feito e que o tenha magoado? Se sim, aproveite para perdoar e virar essa página. Demonstre que você quer deixar o passado no passado.
26º dia: peça perdão
Pense sobre os erros que você tem cometido em relação ao seu casamento e peça perdão. Assim como o seu cônjuge errou, tenha a humildade de admitir que você também erra.
27º dia: pare de idealizar o outro
Você tem idealizado demais o seu cônjuge? Compreenda e aceite a humanidade presente na outra pessoa. Lembre-se de que amar alguém não significa ver a pessoa como perfeita ou querer que ela seja assim.
28º dia: faça um sacrifício
Existe algo de que o seu cônjuge esteja precisando e que envolve algum sacrifício da sua parte? Pense em como você pode resolver isso se doando em nome da pessoa amada.
29º dia: expresse o seu amor
Mais uma vez, diga o quanto você ama o seu cônjuge. Lembre-se de que ninguém é adivinho e que os seus sentimentos precisam ser comunicados.
30º dia: ore por alguma questão que esteja atrapalhando o seu casamento
Existe algum problema que esteja atrapalhando o seu casamento? Algum tipo de desentendimento, discórdia, atitude ou falta de diálogo? Faça uma oração a respeito.
31º dia: veja o seu casamento como prioridade
Coloque o seu casamento na sua lista de prioridades e realize ações diárias para alimentar o seu amor. Entenda que isso envolverá algumas renúncias em outras áreas da vida.
32º dia: tenham momentos especiais a dois
Quando foi a última vez que vocês tiveram momentos de intimidade, sem mais ninguém? Prepare algo especial e desfrutem da companhia um do outro.
33º dia: inclua o seu cônjuge nas suas decisões
Sempre que for tomar alguma decisão, mesmo que individual, inclua o seu cônjuge. Se você compartilha a vida com ele, por que não perguntar a opinião dele antes de fazer as suas escolhas?
34º dia: faça um elogio ao seu cônjuge
Exalte uma qualidade do seu cônjuge, fazendo um elogio a ele. Cite uma característica, atitude, conhecimento ou habilidade que você admira.
35º dia: aconselhe-se com uma pessoa mais experiente sobre o seu casamento
Podemos aprender muito por meio das experiências dos outros. Sendo assim, procure aconselhamento conjugal com uma pessoa mais experiente no assunto — uma espécie de mentor.
36º dia: adote o hábito de ler a Bíblia diariamente
Comece a ler pelo menos um trecho da Bíblia, ou do livro sagrado da sua preferência, todos os dias. Convide o seu cônjuge para fazer isso com você.
37º dia: convide o seu cônjuge para fazerem orações juntos
Comece a orar com o seu cônjuge em um momento mais tranquilo do dia. Agradeçam pelas graças alcançadas e peçam as bênçãos desejadas.
38º dia: pense em um desejo do seu cônjuge e o atenda
O seu cônjuge tem algum desejo que não tenha sido atendido? Pense em como você pode fazer isso para vê-lo feliz. Ajude-o a realizar sonhos.
39º dia: escreva uma carta para o seu cônjuge
Escreva uma carta para o seu cônjuge falando sobre todas as ações que você terá de agora em diante para fortalecer o relacionamento de vocês.
40º dia: escreva novos votos de casamento
No dia do casamento, muitos casais costumam fazer promessas que, às vezes, são esquecidas com o tempo. Experimente resgatar isso, escrevendo novos votos para serem cumpridos. Renove os laços de amor e companheirismo.
As 40 atitudes acima são passos importantes para fortalecer os vínculos com a pessoa amada. Isso torna as relações mais fortes e duradouras, gerando bem-estar e felicidade ao casal. Seja persistente e faça a sua parte!
Vale mencionar que o filme e o livro citado na história apresentam um viés religioso. Por isso, cabe a cada casal absorver as lições que fizerem sentido, adaptando-as à crença de cada um.
E você, ser de luz, já assistiu ao filme “À Prova de Fogo” ou pretende assistir? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os amigos que gostem desse tipo de história!