Foi divulgado recentemente, que 75% dos empreendedores nascentes, ou seja, todas as pessoas que estão completamente envolvidas na abertura de uma empresa, estão trilhando esse caminho empreendedor porque acreditam verdadeiramente que encontraram um nicho de mercado. Esse foi um dado coletado pelo IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, e foi divulgado na mídia.
Através dessa informação é possível observar o quanto cada vez mais brasileiros demonstram interesse em empreender, seja por paixão ou necessidade. Nesse sentido, falar sobre parcerias entre empresas é algo que faz total sentido para esse público. Afinal, toda empresa precisa de ajuda para conquistar seus objetivos e interesses.
Quando uma pessoa decide empreender em algum segmento, ou nicho de mercado, ela está tomando uma decisão extremamente importante para sua própria vida, e também para o mercado; afinal, vidas serão impactadas com essa atitude, por isso, alguns cuidados são essenciais para que tudo dê certo.
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O poder da parceria entre empresas
Empreender não é uma tarefa fácil e rápida, essa decisão exige estudo, conhecimento, dedicação, empenho e muito planejamento. Dificilmente um empreendedor consegue sucesso sem essas características. Mas, também existe um fator que pode auxiliar grandemente o trabalho de um empreendedor, que são as parcerias entre empresas.
Ao longo dos anos, várias empresas se aliaram em diversos segmentos por conta de inúmeros motivos, alguns deles são:
- Capacidade de atender um público maior;
- Interesse em diminuir a concorrência;
- Obter maior lucratividade;
- Conseguir fortalecimento com o público (cliente);
- Conquistar um melhor posicionamento de marca;
- Melhoria dos produtos e serviços.
Consegue perceber o quanto é viável realizar parcerias entre empresas? Aquela expressão “abraçar o mundo” não é bem vista no universo empreendedor, afinal, as pessoas precisam ter cautela quando decidem abrir um novo negócio. Por isso uma das coisas que não pode faltar quando se empreende, é o planejamento.
Definir perfil e quantidade de colaboradores, é tão importante quanto escolher fornecedores de produtos e serviços. Da mesma forma se enxerga o trabalho com parcerias entre empresas. Elas possuem um papel extraordinário dentro do planejamento de uma organização. Quer saber o motivo?
Quando uma empresa decide fazer o famoso “de tudo um pouco” ela peca e deixa a desejar em algumas áreas, por isso a necessidade de pedir ajuda, e as parcerias entre empresas servem também para isso, para socorrer empresas que querem oferecer mais serviços e não conseguem por conta da demanda.
Diante disso, conheça algumas dicas do que seria preciso para um empreendedor obter grandes e boas parcerias entre empresas:
- Observe sua empresa e cada necessidade que ela possui. Através disso será possível detectar qual a melhor parceria para resolver os desafios, além de otimizar os processos.
- Monitoramento sempre que possível. Curto, médio e longo prazo. Avalie os resultados sempre que puder.
- Evite centralizar tarefas e processos, isso auxilia na diminuição dos erros, melhora a performance da equipe, além de reduzir o número de retrabalhos.
- Escolha as melhores empresas para serem seus parceiros. Pense que você e sua marca estão indicando esse produto/serviço para outra pessoa, ele precisa ser bom, isso precisa ser suficiente e ideal para quem você está indicando. Por isso, saiba escolher seus parceiros.
- No momento da definição dos seus parceiros, analise os valores que cada um cobre pela prestação de um serviço ou pela venda dos produtos. Esses valores precisam ser compatíveis aos valores que sua empresa trabalha. Não adianta você e sua empresa possuírem cliente de classe C e você indicar serviços e produtos de uma empresa que possui um público de classe A. Considere isso!
Escolher empresas parceiras não é uma tarefa fácil, mas para que você entenda o quanto é importante pensar e agir com o apoio de parceiros, selecionei quatro casos de empresas que optaram por trabalhar junto com parcerias e que por conta disso tiveram resultados extraordinários. Veja abaixo:
Samsung e Microsoft
Duas grandes empresas que resolveram se unir para criar e desenvolver dispositivos com novas soluções, atingindo um novo público. Isso é trabalhar parcerias entre empresas.
Ericsson e Verizon
Com o objetivo de desenvolver uma nova rede de consumo de energia para aplicações em IOT. Além disso, outro objetivo dessa união é criar e desenvolver tecnologias de internet para as redes móveis. Esse tipo de união geralmente traz benefícios para as empresas e claro, para os consumidores.
Facebook, Instagram e Whatsapp
Nesse caso a parceria foi tão precisa que o Facebook comprou o Instagram e o Whtasapp. A inovação das empresas despertou o interesse em Mark Zuckerberg que aprimorou várias questões dos aplicativos e que conseguiu trazer mais benefícios tanto para as pessoas quanto para as empresas que utilizam as redes sociais como meio de trabalho.
Grupo Pão de Açúcar e Multiplus
Essa união aconteceu da necessidade de impulsionar as compras dos consumidores em meio à crise econômica. A ideia é permitir que os clientes resgatem pontos do programa de fidelidade Multiplus por produtos do supermercado Pão de Açúcar ou Extra. Uma parceria que traz benefícios tanto para as empresas, quanto para os clientes.
Esses são alguns casos famosos de empresas que se uniram por um motivo. Você já pensou que a sua empresa pode se unir a outras empresas para conseguir melhorar alguns pontos que não estão oferecendo os resultados que você espera?
Inspire-se em cada um desses exemplos e pense em como melhorar a performance da sua empresa através das parcerias entre empresas. Use o espaço abaixo para deixar um comentário. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.
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