Growth Mindset – O que é e quais são as suas contribuições?

duas cabeças, uma representando o growth mindset e a outra o fixed mindset

Pessoas que possuem o Growth Mindset estão sempre em busca de conhecer coisas novas, aprender e pensar fora da caixa.

Basicamente, existem dois tipos de mentalidade, a de crescimento e a fixa. No artigo de hoje falaremos sobre a primeira, que é mais conhecida através do nome growth mindset. Pessoas que possuem essa mentalidade estão sempre em busca de conhecer coisas novas, aprender e pensar fora da caixa.

Siga a leitura para entender melhor o que é growth mindset, como esse conceito foi criado e as suas contribuições para uma trajetória de sucesso.

O que é Growth Mindset?

Há mais de três décadas, a psicóloga e professora Carol Dweck percebeu uma diferença na mentalidade dos seus alunos. Juntamente com outros professores, ela notou que alguns estudantes pareciam se abalar demais por coisas pequenas, enquanto outros se recuperavam rapidamente de situações de fracasso. Assim, começou a estudar o comportamento das pessoas, com foco nos perfis identificados entre os alunos.

Os estudos de Dweck resultaram na criação dos termos: mentalidade fixa e mentalidade de crescimento (growth mindset). Os dois perfis se referem às crenças que as pessoas carregam sobre aprendizado e inteligência. Aquelas de mentalidade fixa acham que não podem aprender com os erros e se desenvolver, enquanto as que possuem a mentalidade de crescimento acreditam na própria capacidade de se desenvolverem.

Saiba mais sobre as diferenças entre os dois perfis:

Mentalidade fixa (fixed mindset): acham que não são capazes de aumentarem sua inteligência, o que faz com que se mantenham acomodados.

Mentalidade de crescimento (growth mindset): acreditam no desenvolvimento da propria inteligência. Essa crença os estimula a se dedicarem a buscar sempre mais conhecimento.

Avanços recentes na neurociência nos mostraram que o cérebro é muito mais maleável do que se imaginava. Pesquisas provaram que a conectividade entre os neurônios pode mudar por meio das experiências. Assim, através do desenvolvimento de novas habilidades, as redes neurais desenvolvem novas conexões, fortalecem as existentes e constroem um isolamento que acelera a transmissão de impulsos.

Essas descobertas neurocientíficas nos mostram que podemos estimular nosso crescimento neural através das ações que realizamos. Exemplos de atitudes positivas para o desenvolvimento dos neurônios incluem: usar boas estratégias, fazer perguntas, praticar ações até se tornar bom nelas, alimentar-se bem e ter bons hábitos de sono.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Dicas para desenvolver o Growth Mindset

Se você se identificou com a mentalidade fixa e deseja mudar isso, desenvolvendo um mindset voltado para o crescimento, saiba que isso é possível. Afinal, a ideia está exatamente em acreditar que se é capaz, é a partir daí que o desenvolvimento acontece. Veja, a seguir, dez ações essenciais para desenvolver o growth mindset.

1. Ver erros como oportunidades

Se você costuma sofrer demais quando comete um erro, tente não enxergar a situação de forma tão negativa. Por mais que pareça romântico ou clichê demais, erros são mesmo oportunidades de crescimento. Basta que amplie a sua visão para identificar algo que possa aprender a cada falha.

2. Aprender através dos erros de terceiros

Além de aprender através dos próprios erros, você também pode fazer o mesmo quando quem erra é outra pessoa. Se um colega de trabalho faz algo que não traz um resultado positivo, observe o que ele poderia ter feito diferente. Assim, evitará falhar da mesma maneira e aprenderá sem ter que passar pelo caminho das pedras.

3. Substituir a palavra falha por aprendizado

A forma como as ideias se organizam na nossa mente diz muito sobre nosso mindset. Se você se culpar e se inferiorizar, não irá aprender nada, pelo contrário, irá perder grandes oportunidades de se desenvolver. Então, para mudar a sua mentalidade, comece substituindo a palavra falha por aprendizado. Essa pequena alteração poderá gerar grandes transformações.

4. Evite se esforçar apenas para ter reconhecimento

O que te motiva a se dedicar para crescer? Se a resposta for obter reconhecimento, talvez seja hora de mudar esse pensamento. Por mais que ser reconhecido seja realmente estimulante, esse não deve ser o principal objetivo. Se esforce para crescer, construir uma trajetória de sucesso, mas não seja dependente do estímulo de ninguém.

5. Valorize o processo e evite manter o foco apenas no resultado

Ter foco em um objetivo é importante porque é isso que faz com que se dedique. Entretanto, é preciso também valorizar o processo, porque é ele que te levará ao destino desejado. Encontre o equilíbrio entre os dois e conseguirá ir longe.

6. Atente-se à maneira com a qual você aprende

A forma com a qual você aprende é mais importante do que o que, de fato, você aprende. Aprender algo rapidamente não significa, necessariamente, que você aprendeu bem e realmente fixou o conhecimento. Aprender algo adequadamente pode até levar mais tempo e ser mais desafiador, mas os resultados são muito mais positivos.

7. Mantenha-se aberto para receber feedbacks

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se mostra aberto para receber feedbacks? Saiba que a opinião de terceiros sobre suas ações pode dar uma visão interessante sobre o que pode fazer para melhorar. Em vez de se chatear, pense em como aquelas palavras podem te ajudar a crescer.

8. Acrescente a palavra “ainda” antes de “não”

Sempre que for falar sobre algum conhecimento que não possui, acrescente a palavra ainda. Em vez de dizer “eu não sei”, substitua por “eu ainda não sei”. Mais uma vez, é preciso ressaltar que a linguagem que utilizamos possui um grande peso em relação às nossas crenças. Então, cuide para sempre formar frases que te estimulem a crescer.

9. Entenda que esforço é mais importante que talento

Acreditar que as pessoas conseguem realizar coisas porque nasceram talentosas faz parte da mentalidade fixa. Se deseja ter um growth mindset precisa reconhecer que o esforço vale mais do que o talento, porque é ele que impulsiona as pessoas a darem o seu melhor e alcançarem os seus objetivos.

10. Defina uma nova meta ao alcançar alguma

Ter metas irá te impulsionar a seguir adiante e se desenvolver cada vez mais. Então, sempre que alcançar uma meta, defina outra. Inclusive, se tem algum objetivo grandioso, poderá dividi-lo em etapas. Dessa maneira, ao cumprir uma etapa, irá se motivar para seguir para a próxima, até concluir.

E então, está pronto para desenvolver o growth mindset e acreditar na sua capacidade de crescer e se desenvolver? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

Imagem: Por Cleak idea

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010