Conceito bastante difundido em start-ups, o Growth Hacking pode ser um aliado no crescimento da sua empresa e na expansão do seu negócio. Uma das maiores referências nos estudos de Growth Hacking é Sean Ellis, fundador e CEO do portal GrowthHackers.com, o maior portal de conteúdo sobre growth hacking da atualidade.
O que é Growth Hacking?
O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis e, embora não exista uma tradução literal para seu conceito, ele pode ser definido como o exercício de buscar oportunidades de crescimento acelerado. Ellis define Growth Hacking como “marketing orientado a experimentos”.
Os profissionais que trabalham com Growth Hacking geralmente são ligados ao marketing, e este conceito pode ser entendido como uma forma de pensar dentro da organização empresarial.
Como aplicar o Growth Hacking
O Growth Hacking possui cinco importantes etapas. São elas:
Geração de ideias
Nesta etapa, os profissionais envolvidos no Growth Hacking buscam ideias para alavancar o crescimento da empresa. Uma boa atitude é buscar cases de sucesso e, em seguida, fazer um brainstorming.
Seleção de ideias
Com base no custo e complexidade de implementação, a probabilidade de sucesso do experimento e o impacto nos resultados, as ideias serão selecionadas. Leve em conta também o objetivo que a empresa deseja alcançar e a capacidade produtiva dos colaboradores na execução destas ideias.
Modelagem dos experimentos
Para chegar nesta etapa, é preciso ter total ciência dos limites de crescimento e do “gatilho” que será usado. É nesta etapa que todo o conhecimento científico será aplicado, pois a ideia escolhida na etapa anterior se tornará uma hipótese. Tudo precisa estar alinhado e definido durante a sua execução.
Realização dos experimentos
Aqui, a hipótese é testada para comprovar a sua aplicabilidade (ou não). O objetivo não é criar uma solução robusta e definitiva. As ações de Growth Hacking são voltadas para questões pontuais e rápidas.
Análise dos resultados
Ao chegar nesta etapa, analise os resultados de acordo com a experiência vivida durante a realização do experimento. Não foque apenas no volume de crescimento, analise também como foi a implementação e o impacto disso na empresa. Quem sabe não surjam outras ideias para um futuro próximo?
E você, o que acha de implantar o Growth Hacking em sua empresa? Como esta metodologia poderá te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio? Use o espaço abaixo para nos contar como isso pode acontecer. Se este conteúdo foi importante para você, curta e compartilhe nas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Bloomicon / Shutterstock