Sabe aquele momento em que você faz grandes planos e tem a certeza de que vai conquistá-los? Não importa se esses são os seus planos para a vida pessoal, para a família ou para a profissão. O que verdadeiramente importa são os objetivos que você pretende alcançar em um determinado tempo.
Por falar em tempo, saiba que ele pode ou não ser o seu aliado na busca pelo sucesso dos seus objetivos. Observe que as pessoas instituem novos planos, traçam novas metas e objetivos em dias e datas que costumam ter um significado de ressignificação, como na virada de um ano velho para um ano novo, ou até mesmo no dia do seu aniversário.
Esse sentimento de ressignificação é atribuído a mudanças, a novos ideais e a novos comportamentos perante os desafios do dia a dia. Mas, não basta fazer planos e sonhar alto, é preciso correr atrás de seus objetivos para que eles se tornem reais. E para você chegar a sentir o gostinho da conquista, é preciso ter o controle do seu tempo, por isso, a gestão do tempo é sua grande aliada quando o assunto é conquistas e sucesso.
Mas, será que você realmente sabe o que é fazer uma boa gestão do tempo? Continue a leitura para entender melhor do que se trata esse conceito e como aplicá-lo à sua vida. O bom uso do tempo é uma ferramenta poderosa para alcançar e realizar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Produtividade a mil: como a gestão do tempo influencia seu sucesso
Tendo um maior controle sob o seu tempo, será fácil enxergar e compreender que levar as crianças ao colégio, fazer o supermercado, manter a ordem da casa e ainda obter o sucesso profissional, é possível. E sabe o que é mais maravilhoso? Você nem precisa ter superpoderes para fazer tanto!
É fundamental entender que para aumentar a sua produtividade não é preciso se esgotar ou se atolar de tarefas, mas é necessário fazer uma gestão do tempo, ou seja, é preciso ser inteligente e eficiente ao distribuir suas tarefas diárias. É através desse método que as coisas começam a fluir.
Por que a gestão do tempo é importante?
Se pararmos para pensar fica evidente que o recurso mais relevante que temos em nossas vidas é o tempo. Saber utilizá-lo com sabedoria é muito importante para que possamos realizar tudo aquilo que desejamos. Quando não existe um bom trabalho de gerenciamento de tempo dificilmente obteremos sucesso nas diferentes esferas das nossas vidas.
Somente com uma gestão eficiente do tempo uma pessoa consegue se tornar plena em sua vida pessoal e profissional. Considere que se você não consegue realizar seu trabalho no período determinado pode acabar tendo demandas em outros horários.
Os momentos em que realizará as tarefas que ficaram perdidas no tempo poderiam ser dedicados à sua família, por exemplo. Quanto mais temos dificuldades de gerir o tempo, mais acabamos perdendo tempo de outras esferas.
Gestão é a chave para o sucesso
Assim como nas tarefas de casa, é interessante que no trabalho exista esse mesmo cuidado. Dessa maneira, ficar atento às características que são arrebatadoras para adiar o sucesso profissional pode ser um fator crucial na caminhada pela busca de conquistas. A seguir listamos dicas essenciais para utilizar seu tempo de forma mais prática e com mais chances de sucesso.
1. Organização
Uma das palavras-chave para fazer uma boa gestão do tempo é organização. Por isso, mantenha seus afazeres sempre em ordem, procure deixar as coisas com fácil acesso, assim fica mais fácil procurar por documentos, informações e outros. Uma dica é utilizar organizadores e móveis com gavetas para que os seus pertences estejam em lugares específicos.
Contudo, mais do que simplesmente alocar objetos em um organizador é essencial ter um sistema. Estruture a sua organização de uma forma lógica, ou seja, os itens devem sempre estar próximos de outros itens semelhantes. Use também etiquetas para identificar o que está em cada lugar. É possível economizar muito tempo, no seu dia a dia, apenas com organização.
2. Tenha um cronograma de atividades
Evite fazer suas tarefas com correria e pressa, mais importante que fazer rápido é fazer bem feito. Pense que produzindo uma tarefa com pressa e sem concentração, pode ser que você tenha que refazê-la. O ideal é que todos os dias você planeje o que fará no dia seguinte, faça uma lista de tarefas que devem ser realizadas.
Considere qual é o tempo necessário para concluir cada um dos itens da sua lista. Você pode documentar as tarefas e o período que elas serão feitas, seja no computador, em uma agenda, ou no bloco de notas do seu celular. Adicione para cada tarefa uma margem de segurança, ou seja, um tempo extra para concluí-la. Assim é possível chegar ao final do dia com algum tempo livre.
3. Tenha jogo de cintura
Colocar empecilhos é algo que também deve ser evitado. Pare de criticar as regras e decisões que chegam até você, se adapte e “aprenda a dançar conforme a música toca”, nem sempre a vida vai te oferecer o que você deseja. Não perca tempo reclamando, use o seu tempo para buscar maneiras de lidar com o desafio que lhe foi dado.
O ato de reclamar é uma forma de autossabotagem e de procrastinação, pois enquanto está fazendo queixas você não está produzindo. No fim do dia, quem sofre por não ter feito tudo o que precisava é você. Além disso, pode parecer que se você reclamar a culpa não é sua dos resultados não serem entregues. Porém, não se engane, pois as consequências terão de ser enfrentadas por você.
4. Cuidado com as distrações
Acima mencionamos o quanto procrastinar pode ser problemático para conquistar os resultados almejados. Em um contexto em que estamos conectados em tempo integral e existem diferentes redes sociais, se tornou quase impossível fugir de distrações ao longo do período de trabalho. No entanto, é determinante não se permitir perder seu tempo de trabalho com coisas que realmente não o acrescentam.
Uma forma interessante de fazer uma gestão mais eficiente do seu tempo é determinar um período em que você não irá consultar e nem responder as redes sociais. Enquanto estiver resolvendo alguma questão de trabalho, é importante evitar o uso das redes. Se por acaso você identifica outras distrações no seu dia a dia, é essencial considerar como driblá-las também.
5. Use estratégias para aproveitar melhor seu tempo
Mesmo organizando seu ambiente de trabalho, fazendo listas e evitando distrações, você tem dificuldade de focar nas suas tarefas? Nesse caso, pode se valer de algumas ferramentas que ajudam a impulsionar a conclusão de tarefas. Uma dessas ferramentas é a estratégia Pomodoro.
A ideia é bastante simples, é feita uma divisão do tempo geral em tempos menores de 25 minutos. Esses tempos devem ser espaçados por intervalos de 5 minutos. Nos períodos de 25 minutos você deve se dedicar a realizar a sua atividade. Nos 5 minutos de descanso pode relaxar. Em seguida o ciclo de repete.
Ao cumprir quatro períodos de 25 minutos de foco total no seu trabalho, você pode fazer um intervalo maior. Uma dica importante é evitar, durante os intervalos, fazer atividades que vão tirar completamente o seu foco do trabalho, como navegar nas redes sociais. Você pode aproveitar esse período para se alongar ou tomar um café, por exemplo. Há outras ferramentas que podem ser usadas para te ajudar a potencializar a sua produtividade.
Considere o tempo seu bem mais precioso
A partir do momento que você analisar e usar as formas de gestão do tempo para melhorar sua performance no trabalho, os resultados vão começar a aparecer, com isso o seu reconhecimento na empresa também virá. Pense que o seu tempo é precioso e que é através do que você faz com ele que suas conquistas ou a falta de êxito surgem.
Por isso, tenha sempre com você aquele sentimento de ressignificação que surge na passagem de um ano velho para o ano novo. Não permita que ele vire apenas uma lembrança e que seus objetivos e metas para o ano novo virem apenas uma lista de desejos em um papel amassado.
Comece a trabalhar as dicas desse artigo e melhore sua performance com a gestão do tempo. Se fizer sentido para você, deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe este material nas redes sociais.