Quando a pergunta é sobre o principal ativo de uma empresa, muitas respostas surgem, como o setor financeiro, o de marketing, uma patente. Contudo, nenhuma dessas opções chega perto do que é realmente o ativo mais valioso, aquele sem o qual o negócio não teria como continuar: as pessoas.
Isso mesmo! Máquinas podem ser substituídas, setores podem ser replanejados, mas sem o pessoal nada acontece. Através de uma breve pesquisa podemos constatar que as empresas de maior sucesso da atualidade são aquelas que valorizam seus colaboradores, oferecendo salários justos, benefícios, oportunidades de qualificação e um ambiente agradável.
Equipamentos e tecnologia, a concorrência também pode ter, são as pessoas que constroem diferenciais competitivos capazes de fazer com que uma companhia saia na frente. Ter a consciência disso pode transformar qualquer negócio, desde os pequenos até os de grande porte.
[php_everywhere instance=”2″]
As pessoas são o maior ativo de uma empresa: o que fazer para mantê-las motivadas?
Diferente de máquinas e outros ativos, as pessoas não podem ser simplesmente compradas ou trocadas por um salário. Cabe ao setor de recursos humanos definir estratégias para manter o pessoal engajado e fazer com que desejem ficar. Veja, a seguir, dois aspectos importantes a se considerar.
Salário compatível com o mercado
A retenção de talentos e controle da taxa de rotatividade devem ser prioridades para as empresas que desejam se tornar mais competitivas em seus mercados. Apenas efetuar o pagamento dos salários em dia e oferecer alguns benefícios extras – além daqueles que são obrigatórios – não é o bastante para convencer bons profissionais a permanecer na empresa em médio e longo prazo.
O ideal é que o salário pago para os funcionários esteja dentro da média do mercado ou, se possível, até acima. Se o colaborador da sua companhia ficar sempre frustrado ao comparar seus ganhos com o que é oferecido pelos concorrentes, pode acabar se tornando menos produtivo, além de ter o desejo de mudar de emprego.
Oferecimento de benefícios verdadeiramente úteis
O salário que permita manter as demandas mensais em dia e ter uma vida confortável é apenas um dos elementos para a satisfação dos colaboradores. Benefícios extras que permitam a ele ter mais qualidade de vida também são bastante relevantes. É um conjunto de atendimento de expectativas que ajuda a manter os talentos na sua empresa.
Quando se trata dos benefícios, é fundamental que sejam pensados especialmente para o perfil dos seus colaboradores. Oferecer opções apenas porque estão “na moda” e irá pegar bem para a sociedade não irá surtir o efeito desejado. É preciso que os benefícios realmente tragam algo de positivo ao pessoal e que eles utilizem.
Pesquisas de satisfação ajudam a manter o engajamento dos funcionários
Considerando todos os pontos apresentados, concluímos que é válido realizar pesquisas de satisfação salarial e dos benefícios com certa frequência pelo departamento de Recursos Humanos das empresas, com o objetivo de identificar potenciais descontentamentos por parte dos colaboradores. Embora o salário e os benefícios não sejam os únicos fatores que impactam na decisão dos funcionários de permanecerem na companhia, têm grande relevância no quadro de uma forma geral.
Observe, a seguir, alguns pontos a serem considerados para fazer esse tipo de pesquisa.
Determine a periodicidade da pesquisa
A realização da pesquisa de satisfação salarial e de benefícios deve ser periódica e não algo fora da curva. O questionamento pode ser realizado a cada seis meses ou até anualmente. Os colaboradores devem perceber que a companhia tem um interesse verdadeiro em saber o quanto estão satisfeitos com os seus ganhos.
Identifique a necessidade de pesquisas fora de época
Ao perceber que os funcionários de um determinado setor da sua companhia estão discutindo demais ou que houve uma queda brusca de produtividade, pode ser interessante aplicar uma pesquisa de satisfação fora de época. Entender se esse é um fator decisivo para esses problemas é essencial para remediar a situação.
Quem irá responder a pesquisa?
As pesquisas convencionais, realizadas semestral ou anualmente, devem ser respondidas por todos os funcionários. Já no caso de pesquisas fora de época, o recomendado é que sejam respondidas pelo grupo focal que está tendo problemas, não precisando investir no processo para toda a empresa.
Sistema online
O questionário dessa pesquisa deve ser realizado de maneira otimizada, ou seja, online e por meio do sistema de formulário. Os colaboradores devem ter a garantia de sigilo quanto à sua identidade quando estiverem respondendo para não se sentirem coagidos a apresentar seu descontentamento com a remuneração que está sendo oferecida. O ideal é que informem apenas o departamento ao qual pertencem.
A importância de cuidar do ativo mais importante de uma empresa
Investir na satisfação dos colaboradores é fundamental para que eles continuem trabalhando de forma engajada e vistam a camisa da empresa, fazendo dos objetivos dela, os seus. Veja, a seguir, motivos que comprovam isso.
Mais produtividade
Quando os colaboradores da sua empresa estão com salário e benefícios defasados em relação ao mercado, tendem a se tornar menos produtivos devido à frustração de sentir que todo seu esforço não é reconhecido. Já quando são valorizados, o efeito é o contrário e a produtividade se torna uma consequência natural.
Algumas companhias podem simplesmente não identificar essa percepção de defasagem que seus funcionários identificam. Sendo assim, é importante realizar pesquisas de satisfação constantemente, além de manter o diálogo aberto, para saber quando é o momento de oferecer aumento ou novos benefícios para seus funcionários.
Retenção de talentos
Encontrar profissionais verdadeiramente qualificados está cada vez mais desafiador, sendo assim, reter aqueles que demonstram aptidão com suas tarefas e o desejo de evoluir a cada dia se mostra bastante relevante.
Um salário competitivo com benefícios interessantes é positivo para aumentar as chances de os funcionários desejarem permanecer no quadro de colaboradores. Além de fazer pesquisas internas de satisfação, também é válido analisar a divulgação de vagas das suas concorrentes para verificar a faixa salarial e os benefícios que estão sendo oferecidos no mercado.
Redução da rotatividade
O tempo que os funcionários têm de empresa aumenta o potencial de seu trabalho, pois eles têm maior conhecimento das estruturas internas e de quais as melhores soluções para os mais variados dilemas. Dessa forma, é importante ter uma taxa reduzida de rotatividade, aproveitando a experiência dos colaboradores.
Além disso, processos seletivos realizados constantemente podem se tornar bastantes onerosos para a organização. Quanto mais processos de demissão voluntária dos colaboradores, melhor para a saúde da companhia. Identificar que o salário está gerando insatisfação pode ajudar a entender a falta de engajamento nos projetos e investir em soluções.
Já tinha parado para pensar na importância que as pessoas têm para que uma empresa prospere? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]