Como engajar Profissionais que trabalham em Home Office

Engajar Home office

Engajar profissionais que estão trabalhando em home office é um verdadeiro desafio. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

O home office é uma modalidade de trabalho que, ao que tudo indica, veio para ficar. Por mais que exista há muito tempo e que profissionais das mais variadas áreas sejam seus adeptos, foi somente neste último ano que o trabalho em casa, trabalho remoto, ou teletrabalho, ganhou mais força. 

Isso porque grande parte das empresas se viram praticamente obrigadas a dispensar seus profissionais e adotar este formato de trabalho, para evitar ao máximo que suas operações fossem paralisadas, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. 

Como foram pegos totalmente de surpresa, muitos empresários e gestores simplesmente tiveram que recorrer ao home office do dia para a noite. E não só os cargos de chefia foram obrigados a se adaptar a esta nova realidade, como também os colaboradores das empresas, que nunca haviam passado pela experiência de trabalhar remotamente.

Um ano inteiro se passou e ainda existem muitos profissionais trabalhando em casa, além de muitas dúvidas sobre a melhor maneira de implementar esta modalidade de trabalho, nos mais variados segmentos. 

Sabendo disso, o artigo de hoje é inteiramente dedicado a colaborar com dicas, direcionadas para engajar profissionais que trabalham em home office. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira! 

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Dicas para engajar profissionais que trabalham em home office

Muitas pessoas acreditam que trabalhar em formato home office é algo simples e cheio de vantagens. É claro que, assim como as outras modalidades, ele também conta com seus benefícios. No entanto, alguns fatores são essenciais, para que o trabalho seja bem feito e os resultados esperados sejam realmente alcançados. Entre estes fatores está o engajamento por parte da equipe de colaboradores.

A seguir, veja de que forma você pode manter os profissionais que trabalham em home office engajados e comprometidos com suas demandas diárias. 

Entenda a realidade de cada um

Como se trata de uma grande mudança, é preciso que líderes e gestores busquem compreender a realidade do home office de cada um de seus profissionais, para que, dessa maneira, seja possível oferecer-lhes o suporte necessário, para um bom rendimento no dia a dia. 

Saber diferenciar um indivíduo que tem família e filhos, daquele que é solteiro e mora sozinho, é essencial, para entender a melhor maneira de mantê-los motivados e engajados. 

Conte com líderes e gestores

Dentro deste processo é fundamental contar com a ajuda de líderes e gestores. Isso porque eles têm um papel chave, que é o de ser o elo entre a empresa e os colaboradores. São eles que terão a responsabilidade de desenvolver uma comunicação eficaz com os profissionais, de motivá-los, mantê-los comprometidos e de gerenciar e acompanhar de perto as atividades e o desempenho de cada um. 

Por isso, é importante que estes estejam bem preparados, para garantir a alta performance de cada membro da equipe.

Mostre-se presente

Como dissemos, é preciso que haja acompanhamento constante dos colaboradores que realizam home office. Não para vigiá-los, mas para saber se estão em condições adequadas de trabalho e também para lhes passar feedbacks sobre suas entregas e seu desempenho, de maneira geral. Ao se mostrar presente, os profissionais não se sentem abandonados e têm chances ainda maiores de se manterem engajados em suas atividades diárias. 

Fique de olho na saúde mental de todos

O momento que estamos vivendo é completamente atípico. Ele fez com que a nossa realidade fosse totalmente transformada, principalmente no que diz respeito ao formato de trabalho. Diante disso, é preciso estar presente também para entender como anda a saúde mental de cada profissional que faz parte da equipe. 

O que você pode fazer é oferecer-lhes acompanhamento terapêutico, caso necessitem, além de sugerir outras atividades que lhes ajudem a lidar com as dificuldades trazidas pelo home office. Assim, eles se sentirão acolhidos e conseguirão manter o engajamento necessário, para que a sua produtividade não seja prejudicada. 

Comunique-se assertivamente

Manter uma comunicação clara e assertiva é um dos passos fundamentais para que o engajamento da equipe seja preservado no home office. Como grande parte das conversas são realizadas por meios virtuais, é importante garantir que todos estejam entendendo bem o que está sendo dito e passado, para que, dessa forma, confusões, conflitos e retrabalhos sejam evitados no futuro.

Reconheça o esforço de cada um

Assim como no formato presencial é importante reconhecer o trabalho de cada um, no home office esta realidade não é diferente. Sempre que a sua trabalhar de maneira coesa e assertiva, procure reconhecer seus esforços e garantir que eles serão recompensados por isso. Ao adotar esta postura, com certeza você conseguirá mantê-los engajados e motivados. 

Ofereça-lhes treinamentos

Esta também é uma excelente forma de contribuir com o engajamento dos profissionais que trabalham em home office. Isso porque você mostrará a eles qual a melhor maneira de realizar suas atividades neste formato, bem como o que a empresa espera de cada um, que está atuando nesta modalidade.

Sendo assim, de tempos em tempos, ofereça-lhes treinamentos e cursos, não só sobre home office, para garantir que o engajamento desejado seja mantido. 

Como pudemos perceber, são necessárias ações simples como estas, para dar o pontapé inicial, capaz de ajudar os profissionais em home office a manterem-se verdadeiramente engajados. Comece agora mesmo a colocar cada uma delas em prática e depois deixe nos comentários os resultados que você está obtendo, a partir disso. 

Lembre-se também de compartilhar este conteúdo com as pessoas que você acha que vai conseguir ajudar com este conteúdo. Vamos espalhar conhecimento a um número cada vez maior de pessoas.  

Imagem: Por fizkes

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