Ter o próprio negócio exige que o empreendedor assuma e lide com riscos de toda ordem. Não há empresário nenhum no mundo que não tenha enfrentado alguma crise em seu negócio, e é importante que os gestores estejam atentos para os sinais iminentes de crise para lidar com a situação de forma assertiva. O modo como a crise empresarial é encarada faz toda a diferença na hora em que ela se torna uma realidade.
Os riscos estão diretamente ligados ao futuro e às expectativas da empresa, e são possibilidades que podem ou não acontecer. É importante que estes riscos estejam claros e que não sejam esquecidos pelos gestores. Acima de tudo, é importante que eles estejam presentes no planejamento e na elaboração de estratégias.
Como lidar com a pressão do seu negócio em momentos de crise?
Crie um grupo para lidar com a crise
Eleja um grupo de colaboradores com know-how para lidar com a crise. Se a sua empresa for de grande porte, é importante criar um comitê ou um departamento voltado para gestão de crises. É importante que este grupo tenha autonomia para resolver os problemas e que estejam cientes da real situação em que a empresa se encontra.
Defina um posicionamento
É importante que o público esteja ciente das medidas que serão tomadas pela organização. Colaboradores, prestadores de serviço, consumidores finais e imprensa devem estar a par do que a empresa tem feito para que os problemas sejam solucionados. Ter esse posicionamento mostra que a crise é tratada como prioridade pela empresa, e isso transmite segurança para o seu público.
Encare os erros como lições
Tenha ciência de que você e sua empresa não serão os mesmos após a crise. Resta decidir se você quer que ambos sejam melhores (e maiores) ou não. Tirar lições das situações de crise fará de você um gestor melhor e a sua empresa ainda mais consolidada no mercado.
E você, como lida com as pressões do seu negócio diante das crises? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Gajus / Shutterstock