Personal Branding – O que é e quais são suas vantagens?

mulher apontando para si mesmo

Personal branding é a maneira como você gerencia a sua imagem, como ela é passada para quem está à sua volta.

É provável que você já tenha ouvido falar a respeito de branding no contexto de marcas e produtos. Porém, esse conceito também pode se aplicar a profissionais que desejam se consolidar em suas carreiras. O chamado personal branding consiste em criar uma marca pessoal que seja atrativa no mercado. Trata-se de uma forma de desenvolver estratégias capazes de promover sua marca pessoal.

Independentemente da sua área de atuação, a marca pessoal funciona como um recurso de destaque de suas qualidades. Um bom personal branding contribui para impulsionar diferentes carreiras como a de um colaborador em uma empresa, um empresário, atleta, entre outros. Continue lendo para saber o que é personal branding e quais suas vantagens.

O que é Personal Branding?

Explicando de forma simples, personal branding é a maneira como você gerencia a sua imagem, como ela é passada para quem está à sua volta. Consiste em desenvolver estratégias de modos de agir e se posicionar para se apresentar ao seu público. O primeiro passo para construir estratégias de personal branding é conhecer a si mesmo. Reconhecer seus pontos fortes e fracos é fundamental para delinear sua estratégia.

Ressaltamos que personal branding é diferente de marketing pessoal. O primeiro se concentra em gerir as respostas emocionais causadas por seu nome e imagem. Já o marketing pessoal pode ser entendido como um conjunto de estratégias para a satisfação da audiência. Para que fique mais claro, o marketing pessoal pode ser usado para um projeto de gestão pessoal, enquanto o branding define a sua essência.

[php_everywhere instance=”2″]

Personal branding: quais são as suas vantagens?

A partir do entendimento do conceito de personal branding, vamos apresentar a seguir as vantagens que ele oferece.

1. Mais confiança

As estratégias de personal branding são essenciais para potencializar a sua confiança em si mesmo e a confiança dos outros em você. A partir do trabalho focado em sua marca pessoal, o público passa a ter um entendimento melhor de quem é você e suas qualificações.

Suas melhores características se tornam mais visíveis pelo público e isso se reflete na aquisição de uma posição de referência. É uma forma de dar holofote para o que você faz de melhor e garantir que isso traga respostas positivas dos demais.

2. Acesso a mais oportunidades

As estratégias de personal branding contribuem para que sua imagem esteja visível por um público mais amplo. Logo, você tem como respostas acesso a mais oportunidades profissionais e de desenvolvimento. Surgem mais oportunidades associadas aos seus objetivos pessoais.

3. Desenvolvimento de diferenciais competitivos

Estratégias de personal branding podem te ajudar a desenvolver diferenciais competitivos. É uma forma de apresentar suas qualidades de maneira diferenciada em relação aos seus concorrentes. Ainda que você e aqueles que te cercam tenham qualidades semelhantes, será possível ganhar mais destaque. No universo corporativo é fundamental se mostrar de forma a realmente ser visto dentro de uma multidão.

4. Autoconhecimento profundo

Outra grande vantagem de investir em estratégias de personal branding é aprofundar o seu autoconhecimento. Ao delinear estratégias para promover suas qualidades, você olha mais para dentro de si, identificando pontos positivos e negativos. A partir dessa visão categorizada de qualidades e defeitos você passa a saber como se posicionar de forma mais eficiente.

5. Desenvolvimento de conteúdo de qualidade

O fato de precisar desenhar estratégias embasadas naquilo que você tem a oferecer, permite desenvolver seu conteúdo. Torna-se essencial trabalhar para a criação de bases mais sólidas de conhecimento. Passa a existir um cuidado mais pronunciado a respeito do que você irá transmitir para aqueles que te cercam.

6. Definição de metas e objetivos claros

O personal branding permite que você trabalhe com metas e objetivos claros por te ajudar a entender onde quer chegar. Adotar uma estratégia de desenvolvimento de marca pessoal é fundamental para crescer e se posicionar em seu segmento. Isso te ajudará a ter planos mais bem estruturados a respeito de como trabalhar sua marca pessoal.

Dicas para desenvolver sua estratégia de personal branding

O desenvolvimento de uma marca pessoal pode ajudar a impulsionar significativamente a sua carreira. A seguir listamos algumas dicas de como adotar essa estratégia de branding com sucesso.

1. Avaliação prévia

Para desenvolver uma marca pessoal forte é necessário saber como as pessoas te veem. Qual a imagem que você passa para aqueles que estão à sua volta? Como você gostaria de ser visto? Com essas respostas você se torna apto para desenvolver suas estratégias com foco em criar a imagem desejada.

2. Identifique seus pontos fortes e fracos

Em seguida, você deverá identificar os seus pontos fortes e fracos para saber quais qualidades destacar. A partir desse panorama de suas características quais são interessantes de destacar e quais não?

3. Defina a sua marca pessoal

Essa é a etapa em que você deverá definir a forma como deseja ser visto pelas pessoas à sua volta. Defina a imagem e as particularidades que quer destacar de modo a criar uma aderência entre você e sua marca pessoal. Considere quais são os seus objetivos com a construção dessa imagem, pode ser uma promoção ou vencer novos desafios.

4. Potencialize suas redes sociais

Atualmente, é imprescindível estar presente online e, para isso, é essencial ter redes sociais alinhadas com sua marca pessoal. Mantenha os seus perfis atualizados para que toda nova qualificação possa ser devidamente assimilada. Sites e blogs são ferramentas que funcionam muito bem para se apresentar ao mercado, devendo ser organizados.

5. Networking é fundamental

Networking é uma palavra-chave para o desenvolvimento de qualquer profissional, sendo essencial para a construção de uma marca pessoal poderosa. Adote estratégias que te ajudem a ampliar o seu alcance de profissionais da sua área e de outras.

Saiba que, muitas vezes, as oportunidades surgem de lugares inesperados. A participação em eventos, seminários e congressos também corrobora para ampliar e fortalecer os seus laços com outros profissionais. Um contato feito hoje pode se tornar uma grande oportunidade de crescimento amanhã.

Gostou de saber mais sobre branding pessoal? Adotar essa estratégia pode ser decisivo para o seu sucesso na carreira! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por Roman Samborskyi

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010