A vida de todas as pessoas está em constante movimento. Em um momento nos sentimos completamente realizados com tudo o que conquistamos e em outro, tudo pode mudar, e acabar nos instigando a querer alcançar novas metas, sonhos e objetivos.
Na vida profissional esta realidade não é diferente. Quando iniciamos em um novo emprego, por exemplo, é como se estivéssemos em uma lua-de-mel. Sentimo-nos motivados, satisfeitos e com energia total para realizar nosso trabalho, da melhor maneira possível.
No entanto, se não obtivermos o crescimento que almejamos em nossa carreira, logo essa motivação se esvai e acaba se transformando em um sinal de que devemos trilhar novos rumos, para alcançar tudo aquilo o que desejamos para a nossa vida profissional. Geralmente, é assim que sentimos que a hora de mudar de emprego se aproxima.
Para saber mais sobre os sinais que mostram que você deve realizar esta mudança em sua vida, convidamos você a nos acompanhar nessa leitura e conferir.
[php_everywhere instance=”2″]
7 sinais que indicam que está na hora de mudar emprego
A mudança de emprego é algo que mexe bastante conosco. Não só porque vamos, praticamente, começar do zero em outro lugar, mas porque vamos precisar sair da nossa zona de conforto e lidar com novos desafios em nosso dia a dia. Por isso, muitas pessoas evitam ao máximo enxergar os sinais, que indicam que este momento chegou.
Porém, ao menor sinal, é preciso que comecemos a tomar providências para que esta mudança, de fato, ocorra, caso contrário, podemos nos sentir cada vez mais insatisfeitos e sem energia para buscar a verdadeira realização profissional.
Se você faz parte do grupo que não quer cair nesta armadilha, veja abaixo os sinais que mostram que chegou a hora de mudar de emprego.
1 – Não se encaixar mais na cultura organizacional
A cultura de uma empresa é tudo aquilo que a identifica, ou seja, sua missão, visão valores e tudo o que pauta suas condutas, bem como o comportamento de seus colaboradores. Para se sentir bem e realizar um bom trabalho em uma organização, o ideal é se identificar com esta cultura.
Se com o passar do tempo, você observar que não se encaixa mais em todos estes preceitos organizacionais, se você sentir que a empresa está tomando rumos diferentes dos que você almeja para a sua carreira, talvez este seja o primeiro sinal de que a mudança de emprego está próxima.
2 – Ter conflitos com a gestão
Algo que tem papel fundamental para que desempenhemos bem nossas funções, dentro da empresa em que trabalhamos, são nossos gestores. Precisamos contar com o apoio, orientação e acompanhamento destes, para que, dessa maneira, consigamos alcançar nosso máximo potencial e também crescimento e desenvolvimento profissional.
Se, no dia a dia, você lida com alguém que se comporta mais como um chefe e menos como um líder, talvez seja o momento de ter uma conversa franca, expondo seus pontos. Caso esta não surta efeito e o comportamento de seu gestor permaneça o mesmo, considere atualizar seu currículo e pesquisar um novo lugar para trabalhar.
3 – Falta de qualidade de vida
Não é só em nossa vida pessoal que devemos ter qualidade de vida, em nosso trabalho este fator deve se fazer sempre presente também. Precisamos nos sentir felizes e realizados no local onde desenvolvemos nossas atividades profissionais.
Se este ambiente só nos traz tristeza, insatisfação e ansiedade, talvez tenha chegado o momento de repensar esta situação e buscar oportunidades que façam com que você se sinta verdadeiramente feliz. No final das contas, é isso que merecemos, tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho.
4 – Não ter um salário que te valorize
Na hora de pensar em novos rumos profissionais, o fator financeiro também precisa ser avaliado. Verifique se você recebe de acordo com o cargo e funções que desempenha. Analise também seus benefícios.
Caso você faça esta análise e chegue à conclusão de que o seu salário precisa de reajuste, não hesite em conversar com seu gestor, para que, juntos, vocês cheguem a um acordo. Se não houver uma contrapartida positiva por parte da empresa, este pode ser o sinal que você precisa, para realizar uma mudança de emprego.
5 – Falta de autonomia
Outro fator que causa grande insatisfação em muitos profissionais é a falta de confiança que muitas empresas têm com relação a eles. Quando isso acontece, eles sentem que não possuem autonomia suficiente para desempenharem suas funções, além de não poderem opinar e não terem espaço para inovar.
Com o tempo isso vai se transformando em insatisfação, o que faz com que o indivíduo sinta a necessidade de mudar os rumos de sua carreira.
6 – Irritação constante
Além dos sinais que citamos até aqui, quando estamos em um trabalho com o qual não nos identificamos mais, começamos, sem perceber, a nos irritar com tudo que tem relação com ele. Passamos a nos irritar com nossas tarefas, com nossos colegas e gestores, com o ambiente como um todo, enfim, com as menores e maiores coisas que envolvem nosso emprego atual.
Se isso acontece com você, talvez este seja o momento de mudar.
7 – Falta de aprendizado
Por fim, é importante falar do aprendizado. Todos os lugares em que estamos, acabamos aprendendo algo, que serve para a nossa evolução e crescimento. No ambiente de trabalho esta realidade não é diferente. Isso porque, este deve ser um local capaz de agregar cada vez mais para nós, para que, dessa forma, consigamos alcançar patamares ainda mais elevados em nossa carreira.
Caso você perceba que o aprendizado ficou estagnado, verifique o que pode ser feito para que isso seja melhorado. Se nenhuma mudança puder ser colocada em prática, talvez, o aprendizado tenha terminado e seja hora de buscar novos caminhos.
Além destes sinais, quais você enxerga como fundamentais para uma mudança de emprego? Deixe sua opinião nos comentários e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários.
Imagem: Por fizkes
[php_everywhere instance=”1″]