A estagnação é um dos principais fatores que levam empresas de potencial a fechar as suas portas. Manter o negócio estacionado, seja financeiramente, em relação aos clientes ou mesmo no desenvolvimento de soluções é um grande risco. Se não há novidade e nem movimento, a empresa passa a praticamente não existir mais para os clientes.
A identificação da estagnação deve ser um sinal de alerta para uma possível queda de faturamento gradativa. Aliás, esse é o grande risco da estagnação, ela leva a consequências gradativamente negativas. Isso significa que demora algum tempo até que o cenário de risco possa ser devidamente identificado. Continue lendo para conferir as 7 dicas que listamos para driblar esse risco para a saúde da sua empresa.
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Estagnação: 7 dicas de como driblar essa condição de risco
O mercado e o público consumidor estão em constante movimento, empresas estagnadas perdem oportunidades que surgem todos os dias. Um empreendimento que fica parado no tempo corre o sério risco de ser engolido pela concorrência voraz. Lembre-se de que o mercado está cada vez mais competitivo e não dá espaço para quem não se adapta. Para driblar a estagnação, listamos 7 dicas abaixo.
1. Avalie constantemente o cenário da sua empresa
Para evitar a estagnação, é essencial que o gestor tenha o hábito de avaliar constantemente o cenário da empresa. Como já mencionamos, o mercado é extremamente dinâmico e isso faz com que o cenário em que a empresa está inserida mude constantemente. Ter a humildade de reconhecer possíveis erros de gestão é o que permite mudar os rumos do empreendimento enquanto ainda há tempo.
O ideal é estabelecer indicadores que permitam identificar se a empresa está crescendo e mantendo seus clientes fidelizados. A debandada de clientes é o primeiro sinal de que tem algo errado com a forma de gerir o negócio. Use ferramentas de análise e avaliação para identificar os motivos que levam à estagnação da sua empresa.
2. Desenvolva estratégias para eliminar os motivos de estagnação
A primeira dica aponta a relevância de fazer análises constantes para identificar a potencial estagnação. A partir dessa visão panorâmica, é possível identificar os principais motivos de estagnação da sua empresa. Estagnação é um reflexo de uma gestão problemática e com dificuldades. É crucial que haja um plano de ação voltado para conter os fatores que potencializam a estagnação.
Saber qual é o problema que leva à estagnação permite determinar uma linha de ação para driblar esses fatores. Por exemplo, uma empresa pode perceber que não está crescendo porque não está falando com o público-alvo certo. Redirecionar a sua comunicação é uma forma eficaz de resolver esse problema e levar o empreendimento a uma crescente.
3. Delegue funções
Muitos gestores, especialmente os que estão à frente de negócios de menor porte, tendem a centralizar o trabalho. Uma gestão demasiadamente centralizada não rende bons frutos e pode levar a empresa à estagnação. O gestor que deseja driblar esse fator de risco deve aprender a delegar tarefas. Manter-se ocupado com as questões urgentes do dia a dia tira o foco do que é realmente importante.
Tenha em mente que a função do gestor não é a de apagar incêndios e sim a de conduzir quem vai apagar os incêndios. Para que seja possível delegar tarefas com mais tranquilidade, invista em uma equipe de confiança. Selecione os colaboradores não somente pelas suas qualificações profissionais, mas também pelas qualificações pessoais.
4. Avalie como o capital humano está sendo empregado
Alguns gestores entram em desespero ao identificar a estagnação de suas empresas e acreditam que precisam contratar mais funcionários. No entanto, nem sempre aumentar o quadro de colaboradores é necessário. Há muitos casos em que basta realocar os profissionais que já fazem parte da equipe.
Por isso, é válido fazer avaliações constantes sobre como o capital humano está sendo utilizado em sua companhia. Será que todos os colaboradores estão atuando nos postos em que entregam os melhores resultados? Como está a satisfação dos profissionais contratados pelo seu negócio? Esses são fatores cruciais de considerar para estabelecer uma estratégia de sucesso e se manter longe da estagnação.
5. Invista em treinamento e capacitação
Ainda no que diz respeito à equipe de colaboradores, é fundamental investir em treinamento e capacitação. Os funcionários da sua empresa devem estar prontos para atuar de maneira competitiva no mercado. Se não há esse esforço de atualização, é muito fácil perder clientes para a concorrência.
O conhecimento das novidades do mercado é o que permite que a sua empresa deixe a estagnação no passado. Somente a partir da criação de bases voltadas para o futuro é possível caminhar a passos mais rápidos. Além disso, vale a pena incentivar que haja troca de experiências entre os colaboradores com mais tempo de empresa e os recém-contatados.
6. Invista em pesquisas de mercado
Para acompanhar o movimento do mercado, é essencial saber o que estará em pauta amanhã entre os consumidores. Uma forma de manter seu empreendimento atualizado é investir em pesquisas de mercado. Essas pesquisas permitem conhecer melhor as preferências e os desejos dos consumidores antes que estes surjam.
Com os dados dessas pesquisas e tendências, fica mais simples desenvolver planejamentos para o futuro. Ao focar no futuro para planejar os próximos passos da sua empresa, o gestor evita que ela fique parada no tempo. Não acompanhar as tendências é a forma mais perigosa de ficar estagnado.
7. Não tenha medo de mudar
Mudança é uma palavra que pode assustar em um primeiro momento, mas que é extremamente necessária no mercado corporativo. Independentemente do que o seu negócio vende, precisa estar pronto para mudar. Há segmentos que passam por grandes mudanças através do surgimento de empreendimentos disruptivos.
Ficar parado assistindo a forma de consumo mudar é uma maneira de abrir mão do seu lugar no mercado. Devemos destacar, ainda, que as mudanças podem se referir a questões variadas, como método de atendimento ou até local da sede da companhia. Não ter medo de mudar é o que faz com que a empresa se mantenha em movimento, evitando, assim, ficar estagnada.
Driblar a estagnação é possível com dedicação e foco em se antecipar as mudanças! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e enviar este conteúdo para amigos empreendedores que desejem driblar a estagnação!
Imagem: Por Andrii Yalanskyi
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