As franquias são um dos modelos de negócio que mais crescem e se desenvolvem no mercado brasileiro. Esta é uma estratégia de mercado muito interessante para quem está entrando no mundo dos negócios e para que as empresas expandam e alavanquem o potencial de suas marcas.
Tipos de franquia
Existem diversos tipos de franquia, que podem ser divididas de acordo com seu porte, segmento, localidade e investimento. O modelo deve ser escolhido de acordo com as necessidades e pretensões de cada empresário ou empreendedor. Entre os tipos mais comuns estão:
Franquia unitária
Trata-se de redes de negócio com possibilidade de atuação em apenas uma unidade ou local estabelecido pelo franqueador, ou seja: a franquia só pode ter uma única unidade dentro de um lugar pré-estabelecido — como shoppings ou grandes supermercados.
Franquia Master
Trata-se de um modelo de franquia que concede ao investidor a permissão de criar ou terceirizar a implementação de mais de uma unidade, ou seja: quem compra a franquia pode criar várias outras unidades e contratar outras pessoas para comandá-las.
Franquia de Desenvolvimento
Trata-se da licença para estudar e avaliar locais onde a rede de franquia escolhida será criada, dentro de um prazo determinado. Também é concedido o direito de criar ou vender mais de uma unidade da rede.
Microfranquias
Trata-se de um tipo de franquia que exige um investimento inicial de até R$ 80.000 e não necessita de um local específico de atuação, ou seja, o franqueado pode trabalhar direto de sua residência ou atender a domicílio.
Criando uma rede de franquias
Confira o passo a passo de como criar uma franquia da sua empresa:
Desenvolva um plano de negócio
Este é o primeiro passo para abrir qualquer tipo de negócio, seja uma franquia ou não. O plano de negócios é fundamental para estudar o mercado em que o empreendimento será criado e avaliar suas oportunidades de crescimento.
Neste plano, são definidos o tipo de franquia, suas características, normas, regulamentos, padrões e investimentos que serão fundamentais para a criação da rede, bem como os resultados e estimativa de lucratividade que poderão ser obtidos com a implementação.
Cuide dos processos legais e burocráticos
Nesta etapa é elaborada toda a papelada necessária para a criação do sistema de franquia, ou seja, toda a parte burocrática de documentos, licenças e contratos. Todos estes papeis devem estar em conformidade com a lei 8.955\94, que regulamenta a criação de franquias.
Elabore o guia da franquia
Neste passo deve ser elaborado o formulário da rede que, além de direcionar os investidores e franqueados, guiará a execução e administração do novo estabelecimento.
Calcule o investimento
O próximo passo é calcular se o capital de investimento é suficiente para criar a rede e suprir todas as demais necessidades e carências do negócio até que o retorno seja obtido com a venda de cada nova unidade.
Neste sentido, é essencial fazer uma análise precisa e criteriosa dos valores necessários ao investimento, implantação, desenvolvimento até a geração de resultados e lucros.
Coaching como aliado na formatação de franquias
O Coaching pode ser um ótimo aliado para empreendedores e empresários que buscam estabelecer uma formatação de franquias de sucesso. Isso porque esta é uma metodologia que une conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas ciências com o intuito de orientar e contribuir para a criação de um novo negócio que gere grandes resultados em curto espaço de tempo.
Com o auxílio do Coaching, gestores e empreendedores aprenderão como administrar seu novo negócio com assertividade e eficiência, elaborar metas e traçar objetivos tangíveis, desenvolver habilidades e talentos fundamentais para a gestão da franquia. Além disso, a metodologia ajuda na identificação dos pontos fortes que podem ser potencializados e aperfeiçoados, bem como os pontos fracos que podem ser melhorados e modificados para aproveitar o potencial máximo que o novo empreendimento pode trazer.
Consolidar uma rede de franquias pode ser a oportunidade de criar e comandar o próprio negócio com lucros garantidos. Neste sentido o Coaching vem para somar ainda mais, tornando este novo empreendimento um negócio dos sonhos.
Se você pensa em investir em uma rede de franquias, aderir-se a uma ou, ainda, se possui uma franquia e busca maximizar ainda mais o potencial dela, conheça o Professional & Self Coaching – PSC, a melhor e mais eficaz formação em Coaching para auxiliar você a alcançar o sucesso de sua nova empresa.
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Imagem: jabkitticha / Shutterstock