Field marketing e sua aplicação nas estratégias do negócio

uma pessoa usando um notebook e ícones de marketing do lado

Field marketing ou marketing de campo é a coordenação, gerenciamento e operação das estratégias de venda, comunicação e marketing no varejo em diferentes canais.

O alinhamento entre a área de vendas, comunicação e marketing é imprescindível para alcançar melhores resultados no mercado. O Field Marketing é uma excelente ferramenta para as empresas que estão em busca desse objetivo. No artigo a seguir iremos apresentar o conceito e dar dicas de como aplicar nas estratégias do seu empreendimento.

O que é Field Marketing?

Field marketing ou marketing de campo é a coordenação, gerenciamento e operação das estratégias de venda, comunicação e marketing no varejo em diferentes canais.

Esse tipo de ação une gestão à mensuração de resultados e execução. Dessa forma, é possível atingir diversos canais de comunicação simultaneamente, operando e executando a promoção de produtos para aumentar as vendas.

Trata-se de uma ação pontual favorecida pelo conjunto de atividades praticadas e otimizadas. Esse modelo cria estratégias no ponto de venda integrando tecnologias, indicadores de performance e a expertise de profissionais. Contribui para o aumento da presença da marca nos pontos de venda. 

Há metas compartilhadas entre a indústria e o canal de distribuição. Vendas e merchandising se unem às equipes de promotores com intuito de obter o retorno dos investimentos.

Uma das principais características do field marketing ou marketing de campo é identificar argumentos que estimulem a compra. Também se ocupa da análise do fluxo de clientes, aumento da conversão e perfil dos consumidores.

Campanha de Field Marketing: como se desenvolve?

Por estarem frente a frente com o cliente, as campanhas de Field Marketing possuem alguns riscos. A reputação do produto é criada neste momento. A mensagem passada pelo Field Marketing varia conforme a habilidade de comunicação daqueles que têm contato direto com o consumidor. Nessas campanhas a mensagem não é transmitida por um único canal. 

Mix de marketing

Para que o Field Marketing funcione, é preciso considerar o mix de marketing:

Produto-consumidor: o que o consumidor quer.

Preço-custo: custo de oportunidade e custo de propriedade que os clientes consideram quando compram.

Promoção-comunicação: seja mais interativo.

Lugar-conveniência: faça com que o processo de compra seja simples.

Campanha de Field Marketing: como produzir? 

Estratégias de Field Marketing geralmente são aplicadas em eventos especiais, ações de merchandising, através de amostras de produtos, ações de geração de leads, entre outros.

Esse tipo de marketing pode ser feito das seguintes maneiras: 

Amostras de produto e demonstrações: sempre realizado dentro de supermercados ou lojas de departamento.

Promoções dentro das lojas: promoções feitas quando o cliente está no local de compra.

Promoções nas ruas: mandar a sua equipe de vendas para as ruas distribuir flyers e folders.

As ações de Field Marketing podem ser utilizadas para um produto específico, para uma linha de produtos ou para todos os produtos. Em termos de projetos, eles são beneficiados com o marketing de campo se a ação conjunta for feita para projeto específico.

Field Marketing: dicas de como aplicar no seu negócio

Confira a seguir dicas de como utilizar o Field Marketing para gerar resultados no seu empreendimento. 

1. Alinhamento entre vendas e marketing

Os profissionais da área de Field Marketing devem ser tratados como parte da equipe de vendas. As áreas de marketing (e comunicação) e vendas devem estar alinhadas para que possam produzir os resultados esperados. Esse passo é determinante porque um setor depende do outro para realizar as estratégias corretamente. 

O responsável pelas ações deve ser alguém de confiança da equipe de vendas e da equipe de marketing. As duas áreas precisam trabalhar em conjunto para que o trabalho seja corretamente executado. É uma forma de alinhar o time e ter uma comunicação mais fluida. 

2. Desenvolvimento de conteúdos personalizados

Uma das estratégias de Field Marketing que oferece resultados rapidamente é a produção de conteúdos personalizados para as necessidades do público. Há várias táticas possíveis para o desenvolvimento desses conteúdos, a seguir citaremos três exemplos. 

Exposições no ponto de venda

Uma boa estratégia para evidenciar um produto/serviço é expor os produtos em um ponto de venda específico. O ideal é escolher um lugar que tenha uma boa concentração de pessoas e que se relacione com a sua marca diretamente.

O nome dessa estratégia é: cross merchandising. A ideia é que os compradores descubram o seu produto/serviço. Uma exposição adequada levará a sua marca para mais pessoas que podem se tornar consumidoras imediatas ou em médio e longo prazo. 

Ações promocionais

Essas estratégias objetivam chamar a atenção dos potenciais clientes. A partir da captação da atenção, é possível engajá-los com a sua marca. Utilize técnicas promocionais para desenvolver uma comunicação mais clara, ampliando, assim, o alcance da sua empresa. 

Merchandising

Em linhas gerais, o merchandising é o conjunto das ações promocionais realizadas dentro do ponto de venda. O Field Marketing pode servir de base de apoio para a equipe responsável por essas ações. Esse suporte contribui para desenvolver ações pautadas em resultados mais significativos. 

3. Foco na mensuração de resultados e desenvolvimento de estratégias reais

O controle do que já foi conquistado é imprescindível para realizar as suas metas e objetivos de Field Marketing. Para desenvolver estratégias que realmente trazem resultado, é necessário compreender o que funciona ou não.

O desempenho de cada estratégia de marketing deve ser mensurado através de indicadores. Com essa avaliação se tornará possível criar melhores condições para potencializar a visibilidade e venda de produtos/serviços.

O amadurecimento desse processo contribui para a melhora de performance da equipe. As ações de PDV podem começar a ser padronizadas a partir da identificação do que está dando resultado ou não.

Na sequência, o setor de marketing só precisa replicar o procedimento que está dando bons resultados. Mas, lembre-se de que é essencial manter o acompanhamento e mensuração dos resultados. 

Esse acompanhamento constante permite fazer os ajustes necessários. Tenha em mente que o mercado está sempre se transformando e isso leva à necessidade de novas estratégias.

Manter-se à frente dessas mudanças é determinante para que uma marca preserve sua relevância e seu contato com seu público. Boas estratégias de Field Marketing são decisivas para manter as marcas com bom engajamento. 

Field Marketing pode ser uma ótima forma de potencializar os resultados da sua empresa!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010