Pequenas lições dos grandes líderes da humanidade

líder e sua equipe

Confira pequenas lições de grandes líderes da humanidade.

Exemplos de superação, liderança e vitória fazem parte da história da humanidade, sempre servindo como inspiração para nossos atos. Para quem atua no meio corporativo, esses exemplos funcionam como um incentivo para sempre dar um passo adiante. Aqueles que são impactados positivamente pelas lições de grandes líderes tendem a também deixar a sua marca.

Saber mais sobre a história desses líderes que propagam lições essenciais para o sucesso é interessante para compreender que nos momentos mais triviais podemos fazer grande diferença. Cada personalidade possui uma peculiaridade, conseguindo se destacar por suas habilidades de liderança em diferentes circunstâncias. 

No artigo a seguir iremos apresentar algumas pequenas lições de grandes líderes da humanidade e um pouco sobre as suas histórias de vida. Prossiga na leitura e mergulhe em diferentes fontes de inspiração para se tornar uma versão ainda melhor de si mesmo. 

Pequenas lições de grandes líderes da humanidade

A seguir listamos algumas das pequenas lições de grandes líderes da humanidade que podem mudar a sua percepção a respeito de si e das oportunidades à sua volta. 

Madame CJ Walker (1867-1919)

Sarah Breedlove tornou-se conhecida como Madame CJ Walker, ela foi a primeira mulher a se tornar milionária no planeta. Além de empreendedora, também foi filantropa e ativista social e política. O patrimônio de Walker foi construído através do desenvolvimento de uma linha de cosméticos para cabelos afro. 

Órfã de pai e mãe com apenas sete anos, Sarah precisou começar a trabalhar como empregada doméstica ainda criança. Ela teve poucas oportunidades, mas aproveitou todas as chances que encontrou e nunca desistiu do seu sonho de ter uma vida melhor que a dos seus pais.

Pequena lição de Madame CJ Walker

Ainda que o cenário seja desfavorável, você deve sempre acreditar em sua própria capacidade e sagacidade. Então, se possui um projeto que sabe que tem grandes chances de se tornar um sucesso, não deixe de investir o tempo e os recursos que puder. 

Martin Luther King (1929-1968) 

O americano Martin Luther King lutou pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. Foi organizador de marchas e protestos contra a discriminação racial, direito ao voto e outros direitos civis.

Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz como reconhecimento pela sua liderança, ações pacíficas contra o preconceito racial e ajuda às classes mais pobres estadunidenses. Foi assassinado em 1968.

Martin pode ser considerado um líder pacífico, que não revidou a violência aplicada contra os negros. Conquistou direitos de maneira respeitosa e propagou seus ideais com base na força do seu sonho de um país mais justo para todos os americanos. 

Pequena lição de Martin Luther King

A pequena grande lição deixada por Martin Luther King é a de que não revidar a violência faz com que sua voz ecoe ainda mais alto. O fato de estar à frente de movimentos sociais pacíficos, que apenas buscavam os direitos civis para todos, fez com que a mensagem de King adquirisse um significado ainda mais profundo. 

Nelson Mandela (1918-2013) 

Nelson Mandela foi um importante líder africano que lutou contra a segregação racial em seu país, tomado pela colonização europeia. Ficou preso durante 27 anos e, mesmo assim, inspirava o movimento anti-apartheid. 

Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e, um ano depois, tornou-se presidente do seu país, na primeira eleição multirracial da África do Sul. Encabeçou, ainda, campanhas de combate à Aids e antirracismo pelo mundo. Tornou-se um líder conhecido e reverenciado por todos, sua persistência e coragem fazem dele um exemplo para o mundo.

Pequena lição de Nelson Mandela

Durante as quase três décadas em que esteve preso, Nelson Mandela recebeu a proposta de liberdade em troca da sua desistência da política. Contudo, sabendo que poderia fazer a diferença para muitas pessoas, ele se manteve firme em sua posição. O tempo de prisão de Mandela foi mais longo pela sua resolução, porém, quando finalmente foi libertado, pode empreender as mudanças com que tanto sonhou.

Nelson Mandela nos ensinou que a resiliência é fundamental para realizar grandes feitos. Ainda que nos apresentem atalhos, se estivermos certos do que precisamos fazer, devemos nos manter caminhando na estrada inicial. 

Walt Disney (1901-1965) 

Walt Disney é o fundador da The Walt Disney Company, que tem como slogan a frase “Continue seguindo em frente”. Criativo e empreendedor, sempre confiou em seu talento e imaginação, mesmo passando por muitas barreiras no início da sua jornada.

O jovem desenhista, roteirista e produtor teve suas primeiras obras roubadas. Posteriormente, foi roubado por seu sócio e a Segunda Guerra Mundial quase o levou à falência.

Porém, a cada crise, criava um personagem, o que permitiu que ele desse a volta por cima até inaugurar a Disneylândia — o maior parque temático do mundo. Mesmo após a sua morte, em 1966 sua família deu prosseguimento a seu sonho, e as empresas dele continuam a todo vapor.

Pequena lição de Walt Disney

Ao longo de sua trajetória, Disney nunca se deixou abater pelos reveses e buscou aprender com seus erros. A cada tropeço que dava ele buscava uma forma de fazer melhor na tentativa seguinte. 

Quando inúmeras barreiras se levantam em nosso caminho, é natural sentir desânimo, contudo, devemos fazer como Disney e levantar todas às vezes. Se algo não saiu como o planejado, respire e pense no que pode criar adiante, siga sempre em frente. 

Jack Welch (1935-2020)

Considerando a liderança organizacional, podemos destacar o americano Jack Welch, conhecido mundialmente por gestões inovadoras. Sua habilidade em tomar decisões de maneira eficiente também é reverenciada, principalmente por conta de sua política de eliminação de burocracias, gestão simplificada e reconhecimento dos profissionais envolvidos nos processos de trabalho

Welch acreditava que o alto escalão não estava acima dos demais colaboradores e que todos deveriam ser ouvidos para ajudar a empresa a seguir adiante. Não é à toa que se tornou uma grande referência no meio da gestão.

Pequena lição de Jack Welch

O grande diferencial de Jack Welch foi entender que seu ponto de vista não era único e que precisava de outras vozes para chegar a respostas mais eficientes. Dessa forma, a lição que ele nos deixou foi a de que precisamos ouvir todos à nossa volta. Lembre-se de que todo mundo, todo mundo mesmo, tem algo para te ensinar. 

Pequenas lições que transformam

Diferentes circunstâncias e comportamentos fizeram dessas pessoas grandes líderes. Suas habilidades natas e as desenvolvidas durante suas trajetórias nos servem de inspiração, assim como as dificuldades transformadas em oportunidades e as ameaças dribladas com louvor.

Atualmente, podemos encontrar no Líder Coach todas essas características: uma liderança pautada na filosofia do Coaching é capaz de reunir as melhores competências e habilidades para se ter uma gestão eficiente.

Aplique essas pequenas lições na sua vida pessoal e profissional. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010