Trabalho ou estágio? Qual das duas opções é mais adequada para a sua carreira? Estar em um emprego estável e abandoná-lo para estagiar em sua área de formação é o dilema de muitos jovens. Mas será que vale a pena largar o certo pelo duvidoso?
Antes de tomar uma decisão, é preciso ter certeza dos objetivos que você tem para sua carreira, além de conhecer todas as perdas e ganham que qualquer mudança pode trazer.
[php_everywhere instance=”2″]
Qual caminho seguir?
Se você está na dúvida por causa do salário, então o melhor é não mudar do trabalho para um estágio. Porém, se você tem certeza do que quer para sua carreira, então pode fazer a troca sem titubear, mesmo que os rendimentos sejam prejudicados em um momento inicial.
Essa é uma decisão que deve ser tomada com base no tipo de experiência que o estágio pode oferecer para o acadêmico. O que está em jogo são as atividades a serem desenvolvidas e, por isso, é importante investigar se o programa de estágio é bem elaborado.
O efetivo
O trabalho efetivo garante mais diretos trabalhistas que o estágio, tais como FGTS, um terço das férias, 13° salário e aviso prévio indenizado. Caso sua prioridade seja estabilidade financeira, a melhor opção é um trabalho efetivo que traga boas condições para que você invista em seus estudos.
O estágio
Estagiar é uma forma de ganhar experiência na área em que você deseja atuar depois de formado. Trata-se da oportunidade que um estudante tem de colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, descobrindo seu potencial e confirmando se aquela é mesmo a profissão certa.
Nesse caso, vale a pena ganhar um pouco menos durante um tempo, priorizando o aprendizado.
Caso você esteja com muita dificuldade para tomar uma decisão, você pode procurar um Coaching para te orientar a encontrar o melhor caminho a ser seguido.
Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: CoraMax / Shutterstock