Quando você escolhe adquirir um produto, quais são os aspectos que te fazem decidir por um modelo em vez de outro? Se duas empresas oferecem exatamente o mesmo item, por que será que uma delas consegue chamar mais a sua atenção do que a outra? Essa capacidade de chamar a atenção do cliente é resultado de um posicionamento de marca acertado por parte da empresa.
Por meio desse posicionamento, se consegue conquistar o consumidor e fazer com que ele tenha vontade de adquirir um produto em vez de outro ofertado pela concorrência. Trata-se de uma eficiente estratégia de mercado, que é fundamental para o sucesso de um negócio.
Quer saber mais a respeito do assunto e entender como pode posicionar a marca do seu empreendimento? Continue a leitura e confira!
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Posicionamento de marca: qual a importância para seu negócio?
O posicionamento de marca é uma ação que consiste na caracterização e diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço por meio de características reais ou simbólicas. Criado e pensado através de ações de segmentação, o posicionamento de marca necessita que a empresa identifique e defina seu público-alvo e, a partir disso, entenda como o mercado se divide e se comporta.
Antes de conseguir direcionar os consumidores até sua marca, uma empresa precisa conquistar um espaço razoável no mercado em que atua. Ou seja, ela deve ser ao menos reconhecida por várias pessoas e por seus concorrentes.
Para alcançar e manter esse espaço, é fundamental que a empresa tenha um produto e uma oferta que demonstrem claramente o que ela espera que os consumidores vejam. Assim, não dará chances para que ninguém compare seu produto/serviço com outras marcas.
Como aplicar a estratégia de posicionamento de marca?
Além de conhecer profundamente seu mercado de atuação e seu público, é fundamental que a empresa esteja sempre atenta às mudanças. Afinal, o comportamento do consumidor pode mudar, assim como as ações da concorrência e as exigências da sociedade. Por isso, o marketing da empresa deve criar estratégias para cada etapa no ciclo de vida do produto, pensando sempre em como aumentar a lucratividade de suas vendas.
Para ter um posicionamento de marca verdadeiramente eficaz, a companhia deve estar atenta a alguns requisitos essenciais. Veja quais são eles:
- Mostrar a importância do benefício da compra ao consumidor;
- Se destacar em meio aos concorrentes;
- Apontar facilidades de comunicação;
- Obter visibilidade no mercado;
- Evitar cópias da concorrência;
- Oferecer mais do que produtos e sim soluções para os clientes.
7 Dicas práticas de posicionamento de marca
Acompanhe algumas dicas práticas de como realizar o posicionamento da sua marca para que ela se torne a primeira opção dos clientes no seu segmento.
1. Conheça seu público-alvo
A primeira atitude para posicionar uma marca no mercado é conhecer profundamente o público a ser alcançado. É através dessa análise inicial que se tornará possível entender o comportamento dessas pessoas, onde elas estão, o que buscam, como se comunicam, quais são as suas prioridades e assim por diante.
Ter essas informações é necessário porque é isso que irá determinar a grande maioria dos passos a serem seguidos. Afinal, o posicionamento de uma marca voltada para o público jovem é totalmente diferente do público adulto, da mesma maneira que há diferenças entre a abordagem para os segmentos feminino e masculino, por exemplo.
2. Defina o tom de voz da sua marca
A partir das informações obtidas através da dica anterior, é preciso definir o tom de voz da sua marca. Isso representa a abordagem que ela terá em ações publicitárias, publicações nas redes sociais, identidade visual, abordagem dos vendedores e assim por diante. Ainda em referência ao exemplo citado anteriormente, toda a comunicação de uma marca voltada para o público jovem é diferente do público adulto.
3. Conte a história da marca ao público
Toda empresa tem um produto ou uma linha que é o seu carro chefe e é interessante contar uma história para se conectar com o público. É assim que os consumidores irão se sentir próximos da marca de forma emocional.
Uma marca bastante conhecida no Brasil é “O Boticário”, que teve como seu primeiro produto o perfume Acqua Fresca. Trata-se de uma fragrância leve que foi desenvolvida pensando no clima do nosso país. É um item que se tornou um ícone por suas características únicas e sua embalagem em formato de ânfora. Não é simplesmente mais um produto e sim algo que está marcado na história da companhia.
4. Crie um bom slogan
O slogan pode ser comparado ao sobrenome de uma marca. É uma frase que expressa em poucas palavras a sua essência e funciona como um lembrete para que o público memorize aquela empresa e seus produtos. Toda companhia deve ter um slogan, seja uma grande rede varejista ou uma padaria.
Confira alguns exemplos de slogans famosos:
- Farmacêutica Bayer: Se é Bayer, é bom;
- Maionese Hellmann’s: A verdadeira maionese;
- Desodorante Rexona: Rexona não te abandona;
- Natura: Bem estar bem.
5. Conheça bem os concorrentes
Conhecer bem o mercado é muito importante para se posicionar de forma única, criando uma identidade própria da sua marca. Para isso, é indispensável conhecer os concorrentes, saber o que eles estão fazendo para se posicionar e conquistar os clientes.
6. Conecte-se com o seu público
Para se posicionar, uma marca precisa estar conectada ao seu público. Hoje, a construção desse relacionamento é facilitada através das redes sociais. É preciso se atentar às dicas 1 e 2 para que essa conexão seja genuína e duradoura.
7. Seja consistente
Por fim, é fundamental que as ações da sua marca sejam consistentes com a identidade e os valores transmitidos por meio do slogan, dos produtos e da forma de se comunicar com o público. Hoje, mais do que nunca, os consumidores buscam verdade e coerência e é extremamente importante expressar isso a eles de diferentes maneiras.
Use o espaço abaixo para compartilhar conosco suas ideias e estratégias de posicionamento de marca. Aproveite e compartilhe este material com os seus amigos que também possuem seu próprio negócio!
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