Live Marketing é o nome dado às atividades de marketing que proporcionam interação viva entre marcas e pessoas, provocando uma compreensão diferente de produtos e serviços. Esta ação promocional estimula os sentidos, fazendo com que os clientes tenham uma melhor experiência de marca.
Este tipo de marketing abrange toda a campanha, e o consumidor está diretamente conectado ao serviço, marca ou produto. Isso promove experiências diferenciadas e maiores vendas. Bons exemplos de Live Marketing são: campanhas de incentivo, ponto de venda utilizando redes sociais e aplicativos para os smartphones.
Live Marketing: Below the line vs Above the line
Below the line (ou abaixo da linha) é uma expressão usada para as agências promocionais e que utilizam meios de comunicação em massa. Above the line (ou acima da linha) é a expressão utilizada para agências de propaganda com publicidade veiculada em televisão, Jornal e Revistas.
O termo below the line ficou por um tempo em desuso devido à sua tradução, uma vez que ninguém queria estar abaixo da linha. O above the line, por sua vez, utilizava-se do marketing tradicional para promoções de seus produtos.
Cases brasileiros de sucesso o Live Marketing
Speaking Exchange
A agência FCB Brasil se uniu à rede de ensino de inglês CNA, criando o premiado projeto Speaking Exchange, que colocava os estudantes brasileiros em contato com moradores de asilos fora do país. Dessa forma, os alunos treinavam inglês conversando via chat com senhores e senhoras americanos. Trata-se de uma iniciativa inovadora e muito eficaz para o aprendizado.
SKY
Muitas crianças apresentam problemas de visão com pouca idade. Pensando nisso, a operadora de canais fechados SKY promoveu uma iniciativa em que estacionava um caminhão em frente de escolas públicas brasileiras e testava a capacidade visual dos alunos, distribuindo óculos para os que tivessem algum tipo de problema.
O Live Marketing engloba todas estas ações, em que o consumidor está em relação direta com o produto, serviço ou marca. Isso faz com que gere mais vendas e maior valor devido às novas experiências promovidas que os aproximaram. Esta é uma interação valiosa, se for considerada pelo seu uso e resultado. É uma forma de estar junto com o cliente e fazê-lo ter contato com o seu produto de um jeito criativo.
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Imagem: Cienpies Design / Shutterstock