Entenda o significado do termo “pivotar” para uma startup

O termo pivotar significa girar ou mudar, e se refere à mudanças radicais realizadas em uma organização.

 

Quem faz parte do universo das startups provavelmente já ouviu a palavra pivotar. Trata-se de um termo derivado do abrasileiramento do verbo em inglês “to pivot”, que significa girar ou mudar, e é utilizado para se referir ao movimento realizado por uma empresa que passa por uma grande mudança, mas sem sair do seu eixo. O termo se popularizou entre as startups porque, como são negócios que estão começando, é natural que passem por reestruturações.

Um exemplo famoso de empresa que pivotou é o Facebook: ele surgiu como um site de batalhas de beleza entre universitários, passou por uma grande mudança de estratégia e hoje é a rede social mais famosa do mundo. Perceba que houve uma mudança, mas a essência permaneceu a mesma, conectar pessoas, isso é pivotar.

Do outro lado temos a Kodak, uma marca que era mundialmente conhecida como um sinônimo de fotografia, mas que ficou estacionada no modelo analógico e acabou chegando ao fim, justamente por não ter pivotado quando foi necessário. A companhia poderia ter continuado no mesmo segmento, mas se atualizado no mercado da fotografia digital.

Conseguiu compreender o cerne da expressão pivotar? É realizar uma grande mudança no produto ou serviço oferecido, mas sem mudar de ramo totalmente. Para saber mais sobre o assunto é só continuar a leitura.

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Quando uma empresa deve pivotar?

O termo pivotar não deve ser confundido com qualquer tipo de alteração que acontece em uma empresa, sendo usado apenas quando houver uma mudança grande na estratégia do negócio, mas, como mencionado, sem alterar completamente seu ramo de atuação. Um empreendedor que tem uma padaria e resolve transformá-la em farmácia não pivotou e sim mudou de segmento.

Um gestor deve estar sempre atento aos sinais que sua empresa dá, mostrando se está ou não no caminho do sucesso. Se as respostas não forem positivas, é preciso que ele faça uma mudança no plano de negócios e encontre um novo caminho a seguir. Vale ressaltar que esse é um processo que deve envolver muita pesquisa, análise e talvez uma consultoria de alguém com experiência na área em questão.

Para diferenciar se apenas algumas mudanças simples serão suficientes, sem a necessidade de pivotar, é interessante se atentar ao comportamento dos clientes. Se eles parecerem desinteressados, talvez seja realmente hora de uma grande alteração nos planos. Para ter sucesso, é fundamental que seu produto ou serviço faça a diferença na vida dos consumidores e os ajudem a suprir necessidades.

Por mais que pivotar pareça uma mudança brusca e sem planejamento, não é assim que deve ser. Para que essa mudança traga bons resultados, é necessário que tudo seja muito bem planejado, os riscos sejam calculados e as estratégias traçadas com cautela e conhecimento de mercado.

É preciso levar em conta o conceito de pivotar, que é girar sobre seu próprio eixo. Nesse sentido, deve-se ter visão para perceber que partes do negócio deu certo e o que deve ser alterado. Ainda usando o exemplo do Facebook, ele não deixou de ser um site para conectar pessoas, apenas se expandiu e saiu dos limites do campus da universidade. Pivotar não é desistir de um negócio, mas sim aperfeiçoá-lo por meio de mudanças necessárias.

Exemplos de empresas que pivotaram

Nada melhor do que exemplos para nos ajudarem a entender melhor um conceito. Pensando nisso, selecionamos alguns casos de sucesso de empresas que pivotaram para que perceba o quanto esse tipo de mudança pode alterar totalmente os rumos de um negócio e levá-lo ao topo.

Youtube

Poucas pessoas sabem, mas o Youtube é um grande exemplo de startup que pivotou, pois não foi criado inicialmente para se tornar uma plataforma de compartilhamento de vídeos como é hoje e tinha como intuito ser um site de namoro. Seu slogan na época em que foi lançado era: “Sintonize, conecte-se”, fazendo alusão aos casais que poderiam se formar através dos vídeos compartilhados.

Depois de pivotar e se tornar uma plataforma para compartilhamento de vídeos, o Youtube foi se popularizando e fez com que muitos de seus usuários se profissionalizassem, produzindo conteúdos de alta qualidade. Hoje, grandes empresas utilizam a plataforma para compartilhar seus vídeos, e isso porque seus criadores souberam a hora de pivotar e encontraram o melhor caminho a seguir.

Netflix

A Netflix é um exemplo de empresa que pivotou duas vezes para se tornar a potência que é hoje. Quando foi criada, era um serviço de entrega de DVDs pelos correios, o que poupava os usuários de terem que se deslocar até uma locadora. Então, quando os DVDs foram se tornando ultrapassados, a companhia pivotou e passou a oferecer o conteúdo via streaming.

O segundo movimento realizado pela Netflix foi deixar de apenas fornecer conteúdos produzidos por terceiros para se tornar uma das maiores produtoras de conteúdo original do mundo. Grandes sucessos que fazem parte do seu catálogo são originais e isso prova que certas mudanças são fundamentais para que um negócio chegue ao topo.

Slack

O famoso aplicativo de chat que é utilizado por muitas empresas para realizar a comunicação interna entre colaboradores não nasceu com essa finalidade. Na realidade, o Slack era um jogo focado em socialização, como seus criadores não obtiveram o retorno esperado, pivotaram e o transformaram no produto que conhecemos hoje.

Veja que foi uma grande mudança, de jogo para chat corporativo. Mas perceba que o jogo já tinha esse viés voltado para a comunicação, então, tudo o que precisaram fazer foi direcionar o público e alterar funcionalidades para atendê-lo.

Shopify

Este é um caso bastante interessante de empresa que pivotou e mostra o quanto é importante ter visão para identificar oportunidades. Tudo começou quando três sócios canadenses decidiram abrir uma loja online de equipamentos para a prática de snowboard. Como eles não encontraram nenhuma plataforma de e-commerce que os atendesse, criaram sua própria.

A loja não deu certo e acabou fechando, mas os sócios perceberam que o sistema criado por eles poderia atender outros negócios. Assim, passaram a comercializar esses softwares e se tornaram uma grande referência em todo o mundo.

Groupon

Inicialmente, o Groupon fazia parte de uma outra plataforma e foi criado para reunir pessoas para ajudar causas sociais. A ideia central não deu certo e o que acabou fazendo sucesso foi um subdomínio voltado para que pessoas se reunissem para conseguir descontos em produtos e serviços. Assim nasceu um dos sites de compra coletiva mais famosos do mundo.

Mudar para melhorar

Muitas vezes, uma mudança é tudo o que uma empresa precisa para decolar. Para isso, é importante estar pronto para enfrentar os desafios que surgirem pelo caminho, sem medo de pivotar quando for necessário. Mas, claro, sempre com muita cautela, estudo e pesquisa, afinal de contas, quanto mais preparado estiver, mais facilmente conseguirá identificar oportunidades no mercado.

Sua empresa já passou por uma grande mudança como as que apresentamos ao longo do artigo? Divida sua experiência nos comentários e aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos que também são empreendedores!

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Imagem: Michael D Brown / Shutterstock

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