Social Listening é uma maneira de interagir e monitorar as redes sociais a favor de sua empresa. Trata-se de uma forma de se manter mais próximo dos clientes, de modo a aprimorar o objetivo maior da organização, que é sanar as necessidades do consumidor e lucrar com isso.
O Social Listening começou com o surgimento das redes sociais e suas características de interação, entretenimento, busca por informações atualizadas e contatos com os conhecidos. Neste contexto, as pessoas passaram a entrar na rede para se atualizarem a respeito do que acontece na vida das pessoas que elas seguem e para protestar a respeito de alguma situação. Por conta desse comportamento, as empresas criaram cargos responsáveis por monitorar essas reclamações e tentar sanar o problema.
Vantagens do Social Listening
Gerar Leads por meio da resolução de problemas
Uma excelente forma de encontrar novas oportunidades para seu negócio é monitorar as palavras-chave que guardam relação com os problemas ou necessidades das pessoas. Avalie as frustrações do cliente com o produto concorrente e o que ele gostaria que fosse oferecido. Ao alinhar as expectativas do consumidor, você tem mais chances de oferecer justamente aquilo que ele deseja.
Atrair novos clientes
Ser genuíno na sua interação com os clientes e dar atenção a eles gera engajamento, atrai simpatizantes e naturalmente atrai novos clientes para a organização. Por isso, sempre dê um tratamento atencioso e justo a seus seguidores.
Obter feedback dos clientes
Por meio dos comentários e de todas as formas de interação dentro do Social Listening, sua empresa pode ficar sabendo como andam os seus serviços, se seus produtos são considerados de qualidade, como andam as entregas e tudo o que os clientes pensam a respeito do produto e serviço oferecidos.
O Social Listening, portanto, é uma atividade muito importante para todas as organizações, especialmente no que diz respeito ao estreitamento dos laços entre empresa e clientes. É uma forma de se manter sempre atento às mudanças de opinião e promover melhorias nos produtos e serviços. Antes das redes sociais, essa era uma tarefa mais complicada, pois as empresas não tinham como conversar diretamente com o consumidor.
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Imagem: Mangsaab / Shutterstock