Muitas empresas não conseguem entender a importância de um estoque e o cuidado que ele exige para que o andamento dos processos seja o melhor possível.
Vale lembrar que algumas organizações demoram a compreender que o estoque é uma das áreas que consegue mostrar o desempenho de uma empresa, se ela vai bem ou não no mercado. Por isso, o estoque de uma empresa deve ser muito bem gerenciado.
É importante saber que o controle do estoque pode interferir nas vendas, compras e em outros processos de uma empresa. Também é fundamental lembrar que existem algumas ferramentas que conseguem auxiliar na questão da otimização, organização e entrega de um serviço de qualidade dentro dessa área da empresa, que é o estoque.
A pessoa responsável por gerenciar o estoque de uma empresa deve ter em mente que esse é um trabalho que exige muita responsabilidade, comprometimento, paciência, organização e outras características que consigam complementar para um resultado positivo, mas ao mesmo tempo, o gestor pode contar com uma ferramenta que consegue acelerar ainda mais o processo de gestão, que é o sistema MRP.
E o que é esse sistema?
O sistema MRP foi criado com o objetivo de reduzir custos e otimizar os processos existentes dentro de um estoque. Para que isso ocorra de forma efetiva, é preciso que o sistema esteja integrado à equipe e/ou departamento de vendas da empresa.
Por ser um sistema mais tecnológico e computadorizado, o sistema MRP, quando interligado ao sistema de vendas, consegue ter uma pequena previsão de futuras vendas com base nos pedidos já existentes, porém, é preciso que esse sistema também esteja interligado com o departamento que recebe as mercadorias. Tudo isso serve para auxiliar o gestor de como está o estoque em si, se é preciso comprar mais mercadorias, o que precisa mais atenção para vender e assim por diante.
O sistema MRP oferece ao gestor uma maior facilidade em seu processo de gestão, pois ele pode contar com o auxílio do sistema como um calendário de produção, dando informações importantíssimas sobre os clientes fiéis, os produtos mais vendidos, o índice de performance de dados, compra de matéria-prima e outros.
Com base nisso, nota-se que o sistema MRP é muito utilizado para normalizar uma situação na qual um material se torna instável dentro dos processos normais de uma empresa.
Por que recorrer ao sistema MRP?
Se o estoque de uma empresa passa por um momento de dificuldade e precisa tomar algumas medidas de melhorias, o sistema MRP consegue oferecer exatamente o que ele precisa no momento, que é o controle da produção e das encomendas. Ele também ajuda a integrar diversas áreas da empresa e consegue simular compras e vendas, a fim de prever metas positivas ou possíveis pontos de melhorias.
O sistema MRP possui alguma desvantagem?
Todo e qualquer sistema que é adotado como auxilio em gestão possui suas vantagens e desvantagens.
Com o sistema MRP não é diferente. No início desse artigo falamos que o MRP é um maravilhoso sistema de controle de estoque que consegue reduzir custos. Pode ser que isso aconteça, porém, mesmo que o sistema consiga facilitar no processo de compra, não consegue de fato otimizar os gastos, uma vez que a empresa compra menos, porém, em mais vezes.
Sendo assim, é fácil entender que o sistema MRP serve para empresas que dependem de fornecedores para construir seus produtos, uma vez que esse tipo de gestão pede um volume mais alto de estoque para que a empresa não corra riscos.
Antes de qualquer decisão em adotar ou não o sistema MRP como um aliado, a empresa deve entender de todas as vantagens e desvantagens que ele oferece. Cabe aos gestores fazerem uma análise e tomar a decisão coesa.
E você, conseguiu entender o que é sistema MRP? Deixe seu comentário no espaço abaixo. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Leve informação e conhecimento a mais pessoas.
[php_everywhere]
Imagem: Tashatuvango / Shutterstock