O MBTI serve como um instrumento de identificação de características pessoais desenvolvido por Katharine Briggs e Isabel Briggs Mayer. A função deste teste é enquadrar as pessoas em um dos 16 tipos psicológicos, de modo a entender suas características individuais e desenvolver melhor os relacionamentos e aptidões.
Quais são os tipos de personalidade?
De acordo com o MBTI, os tipos de personalidade existentes revelam o estilo de vida, de comunicação e de trabalho de um indivíduo, além de apontar sua forma de agir, interagir, pensar, lidar com o meio ambiente e resolver os problemas.
[php_everywhere instance=”2″]
Qual a importância do MBTI na empresa
É muito importante que a empresa conheça profundamente seus colabores, entendendo suas capacidades, tensões, medos e características psicológicas que mais influenciam em seu modo de trabalho.
Para uma empresa mais aberta aos funcionários e com aspectos de modernidade, alguns tipos de colaboradores seriam mais indicados para determinados cargos. O mesmo ocorre em qualquer outro tipo de empresa, sendo que o que vai influenciar é a capacidade de cada um que trabalhe com você de acordo com este método.
Tipos de personalidade
De acordo com o MBTI, as maneiras como as pessoas fazem as coisas permitem a divisão dos indivíduos em quatro grupos:
- Individualismo confiante: tipos introvertido e assertivo;
- Domínio em pessoas: extrovertido e assertivo;
- Melhoria constante: introvertido e cauteloso;
- Compromisso social: extrovertido e cauteloso.
Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!
Além disso, é possível dividir as personalidades de acordo com suas funções:
- Analistas;
- Diplomatas;
- Sentinelas;
- Exploradores.
Dentro de cada uma dessas personalidades, pode ser feito uma subdivisão em mais quatro (individualismo confiante, domínio em pessoas, melhoria constante e compromisso social), totalizando 16 personalidades.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Victoria 1 / Shutterstock