O mundo corporativo é feito de pessoas. Ainda que tenhamos organizações gigantescas, grandes estruturas e processos, as empresas são formadas pelos seus colaboradores e são eles os responsáveis em direcionar para o sucesso. Nesse sentido, é importante prestar atenção em cada colaborador que esteja no ambiente de trabalho.
Conhecer as pessoas vai muito além das formalidades. Saber mais sobre cada funcionário, suas potências, fraquezas e também sua personalidade faz toda a diferença. Para que essa descoberta seja feita de maneira eficiente, vale a pena utilizar de testes que o mundo do coaching oferece e que são bem interessantes, como o Myers-Briggs Type Indicator ou MBTI.
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O MBTI é um teste que foi criado com o intuito de identificar e compreender os diferentes tipos de personalidades que existem. É uma boa maneira de gestores conhecerem melhor seus colaboradores e também os candidatos a alguma vaga na empresa. Dessa forma, é possível criar equipes mais eficientes e com melhor entrosamento. Além disso, a descoberta visa ajudar a amenizar problemas, readequar posições e dar opções para que os gestores saibam encontrar a maneira correta para que tudo corra bem rumo ao objetivo traçado.
Continue acompanhando o artigo e entenda melhor o que é MBTI e como ele pode te ajudar no seu negócio. Antes disso, observe abaixo como a personalidade é importante e determinante. Utilizar esse tipo de técnica fará com que você evite situações, como:
- Influência no comportamento: Líderes ou pessoas-chave na organização podem fazer a diferença em diversos aspectos. Ter uma personalidade ou temperamento forte pode influenciar no comportamento dos demais. Conheça aqueles que podem exercer um papel mais positivo para que esses sejam os modelos dentro da empresa;
- Convivência: Ninguém gosta de um ambiente tóxico ou que tenha conflitos constantes. Diferentes personalidades, especialmente bastante conflitantes ou de difícil trato, podem entrar em rota de colisão se não forem bem administradas. Conhecer a personalidade ajudará na redistribuição e nos ajustes para obter uma sintonia fina;
- Personalidade e produtividade: Pessoas com dificuldade ou personalidades que podem gerar problemas podem desencorajar o resto da equipe. Há também o tipo que é mais descompromissado, fazendo com que o ritmo não seja adequado ou que não vista a camisa rumo ao sucesso. São diversas as influências na produtividade da empresa.
Agora que você já teve uma breve noção de como a personalidade é importante no ambiente de trabalho, siga abaixo para entender um pouco mais sobre o MBTI e como ele pode te ajudar no meio corporativo:
Origem do MBTI
A sigla MBTI significa Myers-Briggs Type Indicator, em português algo como Indicador Tipológico de Myers-Briggs, uma referência aos sobrenomes das criadoras e ao fato de ser um teste para identificar o tipo de personalidade de cada pessoa avaliada. As criadoras foram as psicólogas Katharine C. Briggs e Isabel B. Myers, que se basearam nos estudos do psiquiatra Carl Gustav Jung. De acordo com o MBTI, existem 16 diferentes tipos de personalidades, distribuídas de acordo com as características principais. Veja abaixo alguns exemplos:
- ISTJ – Introversão + Sensibilidade + Pensamento + Julgamento: São colaboradores metódicos, práticos e apegados ao que já funciona, de difícil aceitação de mudanças.
- ESFP – Extroversão + Sensibilidade + Sentimento + Discernimento: São amigáveis, brincalhões e cheios de energia. Animam o resto da equipe e trazem bom clima.
- ENFJ – Extroversão + Intuição + Sentimento + Julgamento: São sociáveis e carismáticos e costumam atrair a atenção dos demais. Geralmente associados com liderança.
- INTP – Introversão + Intuição + Pensamento + Discernimento: São mais racionais, curiosos e têm uma características de renderem mais quando estão trabalhando sozinhos.
Esses são apenas quatro dos 16 perfis que podem ser encontrados ao realizar um teste MBTI. Trata-se de uma avaliação realizada para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. O teste consiste em uma série de perguntas e respostas que podem determinar que tipo de personalidade cada um tem, além de pressupostos gerais sobre a forma de se comunicar, as carreiras mais indicadas, etc.
O MBTI é comumente usado em ambientes corporativos, incluindo situações como:
-
- Desenvolvimento de liderança;
- Formação de equipes;
- Seleção de candidatos a vagas de emprego;
- Escolha da carreira;
O MBTI é usado há décadas, porém é criticado por alguns profissionais por ser uma ferramenta que traz resultados básicos, que nem sempre são relevantes o suficiente para serem aplicados nos negócios e na carreira. Apesar das críticas, o teste pode ser muito útil para os pequenos empresários e profissionais liberais que querem aprender mais sobre si mesmos e identificar oportunidades, desde que os resultados não sejam levados como verdade absoluta.
Informações Fornecidas Pelo MBTI
Ao realizar o teste você saberá em qual perfil a pessoa avaliada se encaixa com base em uma combinação de padrões de comportamento. São eles:
Extroversão e Introversão: A primeira dupla de perfis se refere à preferência de lidar com pessoas e ter um contato mais próximo como o mundo exterior (extroversão), ou se prefere lidar com ideias e informações do seu mundo interior (introversão).
Sensorial e Intuição: A segunda diz respeito ao tipo de informação que o indivíduo processa melhor. Se você prefere lidar com fatos e clareza (sensorial) ou com ideias, conhecer coisas novas e criar possibilidades (intuição).
Razão e Sentimentos: A terceira dupla reflete como cada pessoa toma decisões. Se você prefere decidir levando em consideração uma abordagem objetiva, analítica e individual (razão), ou se costuma focar nos valores, ou seja, naquilo que acredita ser o correto (sentimentos).
Julgamento e Percepção: A última descreve a forma com que cada indivíduo leva a vida. Se você prefere algo planejado, estável e organizado (julgamento), ou se prefere seguir o fluxo, com flexibilidade para lidar com as coisas conforme elas surgem (percepção).
As questões podem ser encontradas em diversos sites e é possível encontrar ainda apoio para entender melhor o método e como aplicá-lo no ambiente de trabalho. O mais importante é saber que esse pode ser um diferencial interessante para a organização escolher melhor suas equipes e seus colaboradores, além de compreendê-los para que o dia a dia seja mais leve e produtivo.
Se você tem alguma experiência para compartilhar sobre o MBTI, não hesite em deixar um comentário. Deixe também sua dúvida ou compartilhe o artigo nas redes sociais para levar o conteúdo para novos leitores!
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Imagem: Doppelganger4 / Shutterstock