
Aproveitar as memórias e boas experiências do consumidor para promover uma marca é uma das estratégias mais eficazes do marketing. A melhor alternativa para fazer isso é estimular os sentidos humanos. Um sentido que tem sido bastante usado em ações de marketing é o olfato, que fica localizado na mesma região cerebral que afeta a memória, a criatividade e as emoções.
Por ter uma ligação muito próxima com o humor, estresse, concentração e memória, o olfato é capaz de remeter os indivíduos a bons e maus momentos. Justamente por isso, muitas empresas têm usado estratégias do marketing olfativo para promover suas marcas.
Conceito de Marketing Olfativo
O Marketing Olfativo é uma vertente do Marketing Sensorial — um segmento voltado à promoção de experiências sensoriais para os consumidores e, assim, fazer com que ele se ligue emocionalmente à marca. No caso do marketing Olfativo, todas as estratégias envolvem aromas e cheiros que possam conectar a marca às emoções do consumidor através das memórias positivas e felizes.
Criado nos Estados Unidos, uma das primeiras experiências com o marketing olfativo foi registrada nos cassinos em Las Vegas. Por meio dos aromas, os cassinos conseguiram manter os apostadores por mais tempo e, assim, aumentar a lucratividade. No Brasil, os primeiros a colocar essas estratégias foram os supermercados. Graças ao marketing olfativo, consumidores foram atraídos para áreas pouco frequentadas ou para ofertas de determinados produtos.
Cases de sucesso com Marketing Olfativo
Amor aos Pedaços
Fundada em 1982, a Amor em Pedaços é uma das maiores redes de bolos e doces, com 42 lojas espalhadas pelo Brasil. Para se conectar com o consumidor, a Amor aos Pedaços utilizou uma composição aromática com base de morango e chocolate, desenvolvida com exclusividade para a rede.
O Boticário
Como usar o olfato para promover uma marca que trabalha com perfumes? Pode parecer algo óbvio, mas O Boticário teve uma ideia bastante criativa: cartão de crédito perfumado. Em 2009, a rede lançou um cartão de crédito que emitia aromas com notas de rosas e jasmins quando utilizado. O intuito era promover uma sensação de bem-estar após a decisão de compra. Esta ação foi inédita no mundo todo e contou com a parceria do Banco Bradesco e da Visa.
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Imagem: nd3000 / Shutterstock