O termo Freemium diz respeito a um modelo de negócio que permite o download de aplicativos e acesso a conteúdo sem que os usuários precisem pagar por isso. Apenas alguns recursos específicos são pagos, mas isso não impede que o usuário use as ferramentas básicas do aplicativo sem precisar pagar.
Exemplos de aplicativos freemium
Runrun.it
Desenvolvido por empresários brasileiros, o Runrun.it é uma ótima ferramenta para quem precisa gerir equipes, delegar tarefas e acompanhar o desenvolvimento de trabalhos. Seguindo o modelo Freemium, para acessar o Runrun.it não é necessário fazer download de aplicativos, tampouco pagar para utilizá-lo. Na versão gratuita da plataforma, é permitido cadastrar até cinco usuários e utilizar 100Mb de espaço de armazenamento. Caso queira usar um espaço maior e cadastrar mais usuários, basta solicitar a versão paga — que permite o cadastro de até 100 usuários.
Spotify
Neste aplicativo de streaming com amplo acervo musical, o usuário não paga nada para fazer o download e ouvir as músicas, mas alguns recursos — como avançar as faixas e ouvir músicas no modo offline — estão disponíveis somente para usuários que adquirem algum plano do aplicativo.
Skype
É um software voltado para comunicações instantâneas, com download gratuito. Com o Skype, o usuário pode falar com qualquer outra pessoa, seja por mensagens ou até mesmo por transmissões ao vivo, desde que a outra pessoa também esteja cadastrada na plataforma. Porém, para fazer ligações (nacionais ou internacionais), o usuário precisa assinar um dos planos oferecidos pelo serviço.
Plants vs Zombies
Desenvolvido pela EA, o jogo Plants vs Zombies é um bom exemplo de aplicativo freemium. Seu download é gratuito e o usuário pode explorar todas as fases do jogo. Caso o usuário queira usar recursos como novos poderes ou plantas mais fortes, ele precisa comprá-las. No mercado de jogos, é bastante comum algumas fases do jogo serem pagas e caso o usuário queira concluir o jogo, ele precisa pagar por isso.
E você, o que pensa sobre o modelo Freemium? Acredita que ele pode te ajudar a obter a rentabilidade desejada em seu negócio digital? Use o espaço abaixo para comentar como este conteúdo te ajudou a compreender o tema. Curta e compartilhe esta publicação em suas redes sociais, caso acredite que este conteúdo será útil para outras pessoas.
[php_everywhere]
Imagem: venimo / Shutterstock