Entenda o que é e qual a diferença entre uma avaliação qualitativa e quantitativa

Avaliação Quantitativa e Qualitativa A avaliação quantitativa é representada por dados numéricos, enquanto a avaliação qualitativa não é mensurável.

Toda empresa precisa saber como está indo, seja no quesito financeiro, de produção, recursos humanos e, basicamente, tudo que faz parte dela. Por exemplo, temos a avaliação de desempenho, que pode ser realizada de forma individual ou em grupo. Mas, o que isso tem a ver com avaliação qualitativa e quantitativa? Isso é o que veremos agora querida pessoa.

Primeiro, a avaliação de desempenho é uma das ferramentas que os empreendedores podem utilizar para diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborar durante um determinado período de tempo. Dessa forma, a partir do resultado de uma avaliação de desempenho, é possível constatar se a postura individual e coletiva do avaliado condiz com a cultura da empresa.

Pois bem, uma avaliação de desempenho pode ser quantitativa ou qualitativa. Isso quer dizer, mensurar a quantidade ou a qualidade do trabalho que está sendo produzido por um colaborador. Mas as avaliações qualitativas e quantitativas não se restringem apenas a avaliação de colaboradores. Na verdade, elas podem ser aplicadas em quaisquer campos de uma empresa, como a mensuração de clientes, por exemplo.

Afinal, será por meio das avaliações quantitativa e qualitativa que a empresa conseguirá obter dados a respeito de seus clientes. Assim, a organização consegue oferecer produtos e serviços adequados ao comportamento e às necessidades de seus stakeholders, garantindo diferenciação de mercado, fidelização do público-alvo, lucratividade e vida longa ao negócio.

Bem, vamos falar um pouco mais sobre avaliação quantitativa e qualitativa aprofundando mais um pouco o assunto? Acompanhe-me e continue a leitura.

Avaliação Qualitativa

A avaliação qualitativa, por sua vez, refere-se ao que não pode ser mensurável. O intuito é obter resultados a respeito das motivações, comportamentos e necessidades do público-alvo da empresa, bem como sua opinião e expectativas. Nesse tipo de avaliação, os dados gerados não são números, pois seu caráter é exploratório. Aqui, o grupo entrevistado se expressa livremente sobre assuntos variados.

Uma avaliação qualitativa se trata de um método de investigação científica que tem como foco o caráter subjetivo do objeto que será analisado. Assim, estuda suas particularidades e experiências individuais, por exemplo. Quando falamos em pesquisa qualitativa já sabemos que os entrevistados estão mais livres para mostrar quais são os seus pontos de vista sobre determinados assuntos. Desde que os mesmos estejam relacionados ao objeto de estudo, claro.

Em uma avaliação qualitativa não existem respostas objetivas. Isso acontece porque o propósito aqui não é contabilizar números como resultados. Na verdade, o principal objetivo com esse tipo de pesquisa é compreender o comportamento de um determinado grupo-alvo. Por isso, normalmente, as pesquisas qualitativas são feitas com um pequeno número de entrevistados, justamente porque as respostas são subjetivas.

A escolha deste tipo de avaliação como metodologia para realizar uma investigação é realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinadas coisas, por exemplo: a escolha dos eleitores, a percepção dos consumidores sobre determinado produto ou marca; etc.

Características da avaliação qualitativa

  • Avalia contextos sociais e dados específicos;
  • Tem como objetivo, interpretar fenômenos a partir da percepção do grupo entrevistado;
  • Gera dados de forma descritiva;
  • Os resultados apresentados pela avaliação são frutos da perspectiva do grupo avaliado;
  • Tem caráter subjetivo;
  • Gera interação.

Avaliação Quantitativa

A avaliação quantitativa refere-se ao que pode ser quantificável por meio de números e informações. Com esta análise, a empresa é capaz de obter dados a respeito do comportamento do seu público-alvo e a realizar seus processos de forma mais assertiva e uniforme.

Uma pesquisa quantitativa se trata de uma classificação do método científico que se utiliza de diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Geralmente, se trata de uma avaliação realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que possam ser mensuradas sobre as experiências humanas.

É neste tipo de pesquisa que os meios de coleta de dados são estruturados através de questionários de múltipla escolha, por exemplo, bem como são realizadas entrevistas individuais e outros tantos recursos, com perguntas claras e objetivas, que se façam necessários. Desta forma, a avaliação quantitativa é aplicada com rigor, para que os pesquisadores possam obter a confiabilidade necessária para os resultados.

Trata-se de uma metodologia muito comum no mercado, já que parte do pressuposto de priorização dos resultados numéricos e dos estudos propostos para avaliação do comportamento e opiniões dos indivíduos de um determinado grupo ou população.  

Características da avaliação quantitativa

  • Avalia de forma rigorosa os métodos utilizados;
  • Gera observações e demonstrações a respeito de um grupo específico;
  • Por meio dos resultados identificados, confirma as hipóteses da pesquisa;
  • Os dados obtidos permitem uma abordagem mais assertiva;
  • Tem como objetivo, medir eventos;
  • Permite a análise direta dos resultados.

Diferenças entre avaliação qualitativa e quantitativa

É muito comum que os pesquisadores tenham dificuldade ao escolher qual dos dois métodos melhor se encaixa para a realização de suas pesquisas. Essa escolha deve ser baseada no objetivo-final do estudo. Dessa forma, as pesquisas quantitativas e qualitativas possuem algumas diferenças básicas.

Por exemplo, podemos começar a falar sobre as avaliações qualitativas, que salientam os aspectos dinâmicos e subjetivos, analisando informações mais complexas, como o comportamento, os sentimentos, as expressões e demais aspectos que possam ser observados no objeto de estudo.

Já a avaliação quantitativa apresenta resultados que podem ser quantificados, a exemplo de dados numéricos, o que seria relevante para estudos com um elevado número de respostas. Assim, tem como objetivo medir informações sobre um assunto que já é conhecido. Dessa forma, os dados coletados apresentam natureza estatística, tendo seus resultados expostos em forma de gráficos.

Ao contrário da pesquisa qualitativa, a quantitativa se baseia na coleta de dados através de questionários flexíveis, dando ao entrevistado maior liberdade para expor seu ponto de vista sobre o assunto em questão.

O Coaching é uma metodologia capaz de oferecer consultoria empresarial e, com sua ajuda, a organização é capaz de aplicar a avaliação quantitativa e a avaliação qualitativa, seja com seus colaboradores, ou com seus clientes, de acordo com o mercado no qual ela está inserida.

Para isso, você pode contar com o Coaching Corporativo, a unidade de negócios do IBC, que te ajuda a traçar um diagnóstico preciso da sua empresa, no sentido de compreender melhor como esta tem se posicionado no mercado e como pode melhorar ainda mais a sua atuação, através da performance de seus colaboradores e líderes, bem como do desenvolvimento de estratégias verdadeiramente eficientes.

Trata-se de um programa que te oferece soluções corporativas personalizadas, ou seja, direcionadas à realidade do seu negócio, e que vai contribuir para o desenvolvimento, crescimento e para o seu sucesso, enquanto gestor, empresário e empreendedor, assim como para o sucesso da sua empresa como um todo.

Gostou desta metodologia?

Você já fez avaliação qualitativa e quantitativa no seu negócio? Elas ajudaram a melhorar os resultados da sua empresa? Deixe o seu comentário sobre o assunto e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Copyright: mstanley / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010