A metodologia do Design Thinking consiste em um processo de pensamento criativo, que permite às pessoas organizarem ideias e informações, para conseguirem tomar decisões mais acertadas e obter mais conhecimentos. Inovar não é uma tarefa fácil, e as pessoas que buscam por inovação sabem que esse é um processo complexo e que leva tempo, estudo, criatividade, demandando testes, para apresentar os resultados almejados.
Por isso, é fundamental contar com os mais variados tipos de ferramentas, que dêem aos profissionais a oportunidade de encontrar as melhores formas de inovar e de contribuir com soluções criativas, tanto para os processos internos da organização, quanto para atender às necessidades dos clientes.
Diante disso, no artigo de hoje vamos falar sobre uma destas ferramentas, que tem sido cada vez mais usada dentro das empresas atualmente. Continue conosco nessa leitura e confira!
O que é Design Thinking?
Pense no Design Thinking como vários métodos que abordam problemas, que estão relacionados a informações, análises de conhecimento e ideias, que ajudam a chegar a grandes conclusões. Esse processo consegue mostrar empatia a um determinado problema, inserindo pessoas no processo de desenvolvimento do projeto planejado.
O Design Thinking tem grande espaço em diferentes campos e disciplinas, uma vez que ele propõe que as pessoas passem a olhar de um jeito diferente para os problemas das empresas e do mundo. Os desafios considerados complexos, quando enxergados com mais empatia, são solucionados com maior coerência financeira e com técnicas que sejam possíveis de serem usadas.
Isso significa, portanto, que esta ferramenta é a forma como uma pessoa ou um grupo de pessoas pensam e focam seus pensamentos, para chegarem a determinado objetivo. Muitas vezes, são tantos os aspectos encontrados, ao realizar o processo de Design Thinking, que o problema inicial chega até mesmo a ser redefinido.
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Etapas do Design Thinking
O Design Thinking tem algumas etapas a serem percorridas, que podem variar entre quatro, cinco ou sete. Veja a seguir quais são cada uma delas:
1 – Empatia e compreensão
Na primeira etapa do Design Thinking, o objetivo é criar empatia e buscar compreender quais são as principais necessidades das pessoas envolvidas no problema, sejam colaboradores ou clientes, por exemplo. Aqui a análise feita é para entender o que estas pessoas precisam, do que elas gostam e o que querem alcançar.
2 – Definição
Depois de entender quais são as necessidades dos envolvidos no processo, a etapa agora é a de definição. Após a pesquisa feita, o que deve ser feito é realmente definir qual o problema a ser solucionado e o que deve ser criado para resolvê-lo.
3 – Ideias
Seguindo adiante, a próxima etapa do Design Thinking é a de ideias. Aqui será realizado o famoso brainstorm, para que todos contribuam com ideias e sugestões, capazes de trazer soluções eficientes para os problemas. É importante enfatizar que este processo deve ocorrer sem censura, ou seja, as sugestões devem ser dadas sem medo de errar, pois assim as chances de chegar a resolução dos problemas com mais facilidade é ainda maior.
4 – Protótipo
Esta é a etapa em que as melhores ideias e sugestões dadas pelo grupo serão escolhidas e, a partir, serão construídos protótipos do produto final. Estes protótipos podem ser desenhos, maquetes, entre diversos outros materiais, que tenham condições de simular o produto que se deseja construir.
5 – Teste
Por fim, é chegado o momento de testar os protótipos e verificar qual vai ser a performance de cada um deles. A partir disso, será possível fazer uma escolha mais consciente e que faça mais sentido para o que se deseja alcançar.
De maneira geral, essa é uma abordagem estruturada para a elaboração e a evolução de ideias. Todas as fases do Design Thinking ajudam a navegar no processo de identificação de um desafio para encontrar e construir uma saída.
Como aplicar o Design Thinking?
Conforme tivemos a oportunidade de perceber, o Design Thinking tem como principal objetivo o aprimoramento do negócio, através da colaboração de todos. Para saber de que forma aplicar esta metodologia em sua empresa e obter os melhores resultados a partir dela, confira as nossas dicas abaixo:
Planeje-se bem
Para que o Design Thinking seja verdadeiramente efetivo, é fundamental que a equipe invista em um bom planejamento estratégico. Definir as ações a serem realizadas, de forma detalhada, vai ser de grande ajuda e vai contribuir para que todos alcancem os resultados que almejam.
Adapte-se
Em um mercado que vive em constante processo de transformação, é preciso que todos estejam preparados para as mudanças e se adaptem bem a estas. Isso vai contribuir, efetivamente e na prática, não só para fidelizar, mas também para atrair novos clientes.
Esteja sempre disposto (a) a aprender
Por mais que se invista em um bom planejamento, é essencial ter em mente que imprevistos podem acontecer. Sendo assim, nada de se martirizar ou julgar as ações realizadas. Permita-se aprender com os erros cometidos e trabalhar para que eles sejam minimizados ao máximo no futuro.
Estimule a criatividade e inovação
Muitos acreditam que a criatividade é algo natural, ou seja, que algumas pessoas já nascem com ela. Por mais que isso de fato aconteça, ela também pode ser estimulada. Diante disso, é importante abrir espaço para o seu desenvolvimento, pois, dessa maneira, as chances de que ideias criativas e inovadoras surjam são muito maiores.
E você, já conhecia esta metodologia? O que você acha do Design Thinking? Deixe sua opinião nos comentários e continue nos acompanhando para ficar por dentro de nossos conteúdos diários.
Imagem: alphaspirit / Shutterstock
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