O método da curva ABC também é chamado de Princípio de Pareto que representa 80-20 ou curva 80-20. Nesta técnica os itens de estoque estão classificados pela sua importância. Seguindo 80% dos itens de estoque são os de menor importância e 20% são os de maior.
Estes estudos foram feitos por um economista chamado de Vilfredo Pareto que também era sociólogo e estudava a distribuição de renda na população. A partir daí percebeu exatamente o que o princípio do 80-20 significava. Descobriu-se que os itens de estoque são geralmente classificados pelo valor de consumo ou valor de demanda, ou seja, existem 3 classes a serem consideradas:
- Classe A: itens de maior valor de demanda;
- Classe B: itens de valor de demanda intermediária;
- Classe C: itens de menor valor de demanda.
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O que é a curva ABC de fato?
A curva ABC serve para mensurar no seu estoque aqueles itens de maior importância e que devem ser priorizados em detrimento dos itens de pouca importância. Por exemplo, na classificação ABC os itens da classe A são os mais caros como pode se ver no gráfico acima.
E os itens C representam os de maior volume e menos valor agregado. Segundo o site Impulso Digital, produtos A são responsáveis por 80% das vendas enquanto produtos C são responsáveis por 5% das vendas.
É um pouco curioso acreditar nestes percentuais sem antes fazermos um cálculo pormenorizado. Acreditar que os produtos mais caros dão mais receita e tem uma saída maior é realmente inacreditável.
E agora, o que fazer?
Com estas informações você pode melhorar o mix de produtos sabendo exatamente de onde virá o dinheiro que foi investido, quais vendas serão mais eficazes. Como os produtos da classe A são os mais vendidos apesar do preço, é interessante manter sempre um estoque de segurança para evitar faltas deste produto.
E os produtos B e C, o que deve ser feito? Pense assim: nenhuma loja sobrevive sem produtos destas classes, ou seja, também é necessário manter um estoque de segurança para B e C.
A intenção com tudo isso é identificar os itens de maior demanda para que sejam melhor administrados dentro do estoque. Se sua empresa não tem certeza de como irá fazer para comprar os produtos e em que quantidades, então tem-se um problema que pode ser facilmente resolvido com a aplicação da curva ABC.
Ë imprescindível estar a par da demanda por questões estratégicas. Você vende mais o que o público quer mantendo um estoque mínimo razoável e ao mesmo tempo mantém também, estoques de outros produtos em quantidades razoáveis de acordo com a sua classificação.
A ideia é oferecer uma solução o mais completa possível para suprir as necessidades dos clientes. E para aqueles que decidiam na base do achismo, esta técnica vem informar cada vez mais como controlar seu estoque com segurança.
O método da curva ABC está presente como estratégia na sua empresa? Use o espaço abaixo para nos contar mais sobre como é feita a gestão de produtos na empresa em que você trabalha. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.
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Imagem: chase4concept / Shutterstock