Fazer a conciliação bancária significa comparar as contas registradas no sistema interno da empresa com os registros bancários. A pessoa responsável pelo departamento financeiro deve realizar essa conferência todos os dias, a fim de confirmar todas as entradas e saídas de dinheiro registradas no sistema.
Esta é uma prática extremamente importante para a saúde financeira da organização, mas muitos gestores ainda subestimam sua importância, o que pode ser altamente prejudicial, pois aumenta os riscos de perda de controle do capital.
Passo a passo da conciliação bancária
A conciliação bancária é um processo simples, mas que pode trazer grandes benefícios para as finanças de uma empresa. Ela deve ser feita da seguinte forma:
[php_everywhere instance=”2″]
Lançamento das movimentações
O primeiro passo é lançar no sistema todas as movimentações, entradas e saídas, registradas nos extratos do banco. Todas as contas bancárias utilizadas pela empresa devem ser conferidas na hora da conciliação.
Alguns exemplos de movimentações são: recebimento de clientes e pagamentos de impostos, de fornecedores e de funcionários.
Verificação do saldo no banco
Neste passo devem ser comparados dois saldos: o inicial e o final. É importante que os valores contidos no sistema de na conta estejam iguais.
Conferir os lançamentos da conta
Confira de maneira detalhada cada lançamento, verificando se as datas dos pagamentos e os valores estão corretos.
Corrigir as diferenças
Se encontrar alguma diferença, investigue a razão e faça as correções necessárias. Apenas corrigir sem verificar o motivo da divergência pode ser o início de um descontrole financeiro. É importante que cada valor tenha uma justificativa.
A importância da conciliação bancária em e-commerces
A conciliação bancária é uma ferramenta importante para quem tem um e-commerce porque é justamente por meio dela que serão acusados os pagamentos feitos por meio de boletos. Nesse caso, é ainda mais importante que ela seja realizada diariamente, já que a aprovação do pagamento influencia no prazo de entrega.
O responsável pelo departamento financeiro deve fazer a conciliação comparando as entradas da conta bancária com as do sistema de vendas. Dessa forma, ele irá aprovar o pagamento no sistema interno e, então, os outros colaboradores poderão dar continuidade ao processo de envio dos produtos para os clientes.
Faça da conciliação bancária um hábito
Não adianta começar a fazer a conciliação bancária por um período e depois parar ou não ter um padrão de dias para que seja realizada. Ela deve se tornar um hábito, de preferência diário, para que possa trazer benefícios para o controle financeiro da empresa.
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Zadorozhnyi Viktor / Shutterstock