Há várias marcas que se tornaram referência em seu segmento, a ponto de serem consideradas sinônimos dos produtos que vendem. Um exemplo disso é encontrado nas esponjas de aço, chamado de Bombril pela maioria das pessoas. Outro caso pode ser observado nas lâminas de barbear, mais conhecidas como gilete. Essas marcas ganharam notoriedade no mercado por meio do Brand Awareness.
O que é Brand Awareness?
De origem na língua inglesa, este termo significa “notoriedade da marca”. O Brand Awareness é usado para identificar como marcas são percebidas por seus clientes e serve para analisar como cada empresa é associada aos produtos que comercializa.
Saber como sua marca é vista pelo mercado é fundamental para elaborar e aprimorar estratégias de marketing e publicidade. Afinal, desenvolver campanhas publicitárias com base na lembrança positiva que o consumidor tem com o seu produto é assertivo e bastante eficaz.
Níveis de Brand Awareness
- Unware of Brand: quando o consumidor afirma que não conhece nenhuma marca do segmento;
- Brand Recognition: aqui se enquadram algumas marcas lembradas quando o consumidor é indagado se conhece determinada marca;
- Brand Recall: nesta categoria entram marcas que são lembradas quando indagam o consumidor sobre estas marcas e ele cita outras;
- Top of mind: entram aqui as marcas recordadas com mais frequência e por um número maior de consumidores.
Sua marca está em qual nível? E seus concorrentes? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência com Brand Awareness e como ele contribui positivamente com o seu negócio. Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe-o em suas redes sociais.
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Imagem: iQoncept / Shutterstock