Entenda o conceito dos seis sigma e sua metodologia

O Seis sigma é uma ferramenta que busca o defeito zero e contribui diretamente para a melhoria do desempenho organizacional.

 

O que é essencial para uma empresa se manter competitiva no mercado? Todo mundo sabe que é necessário criar processos internos mais eficientes, econômicos e que garantam a qualidade do produto ou serviço oferecido pela organização. O Seis Sigma, ou Six Sigma, é uma ferramenta que visa identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma organização e, assim, garantir menores custos de operação e aumentar os lucros. Continue lendo para aprender mais sobre o tema!

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O que é o Seis Sigma

O Seis Sigma é um conjunto de práticas desenvolvidas que visam maximizar o desempenho dos processos dentro de uma organização e, com isso, eliminar os defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que busca o defeito zero.

O principal foco da metodologia é a satisfação do cliente por meio da redução de defeitos nos processos e um ótimo desempenho da organização. Ele pode ser considerado uma estratégia gerencial planejada, que tem como foco os resultados a melhoria da competitividade dos processos. Para isso, prepare-se para fazer contas e colher os resultados a médio e longo prazo.

O conceito na ótica de Jack Welch

O Seis Sigma ficou famoso mundialmente com a sua ampla utilização na década de 1980 pelas empresas Motorola e posteriormente pela General Electric (GE), com a iniciativa liderada por John Frances Welch Jr. (mais conhecido como Jack Welch). Ele foi eleito o Chefe Executivo de Ofício (CEO) mais admirado dos últimos 20 anos pelos leitores da revista Chief Executive e o maior líder mundial da atualidade em uma pesquisa realizada pela revista Fast Company.

Para Welch, “o Seis Sigma é uma técnica para reduzir a variabilidade dos processos de sua empresa. A ideia é que os clientes obtenham o que eles querem, quando eles querem e em perfeitas condições na primeira vez. Assim, o Seis Sigma é uma ferramenta na qual você pode treinar o seu pessoal para reduzir variação. A variação é ruim. E assim que você reduz a variação, seus custos são dramaticamente melhorados. Com isso seu ganho de market share é enorme, pois as pessoas recebem o que elas querem, no momento em que elas querem.”

Devido ao êxito da implantação do Seis Sigma, esse conjunto de técnicas transformou-se em uma importante ferramenta de inovação nos processos de qualidade e se tornou referência de excelência no mundo.

Vantagens de se desenvolver e aplicar o método

Empresas que adotam a metodologia Seis Sigma em seus processos produtivos investem em um caminho rumo à excelência. Usar a escala de qualidade é fundamental para a organização mensurar a evolução do negócio durante o processo de implantação, incorporação e obtenção de resultados a partir do Seis Sigma. O objetivo é chegar ao menor grau de defeitos e o uso das técnicas da metodologia contribui para a solução de problemas. Abaixo, separamos algumas vantagens obtidas pelas empresas que adotam a metodologia Seis Sigma em seu modelo de negócio. Confira:

  • Melhoria da eficiência dos processos internos;
  • Redução de custos da má qualidade dos processos;
  • Eliminação dos defeitos;
  • Redução dos ciclos dos processos;
  • Melhoria do serviço oferecido para o cliente.

Além disso, você conseguirá tomar decisões mais assertivas e será capaz de identificar e eliminar custos que não agregam valor.

Como funciona

Agora que você já entendeu a importância de uma ferramenta de gestão como o Seis Sigma, deve estar se perguntando como funciona essa metodologia, não é mesmo? Pois bem, o Seis Sigma funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos que vão colaborar no alcance desses objetivos. Porém, o seu sucesso vai depender da mobilização e participação de todos da organização. Essa metodologia está dividida em cinco etapas, cada uma com a sua função bem específica:

  • Definição: tem o objetivo de selecionar o projeto a ser desenvolvido e definir seu líder. Nesta etapa, também é feito o levantamento das necessidades e expectativas do cliente.
  • Medição: faz o mapeamento do processo e tem impacto direto na qualidade do cliente, determinando suas necessidades e gerando produtos que o atendam.
  • Análise: determina as principais fontes de variação do processo, mediante uso de técnicas e estatísticas para analisar os dados do processo.
  • Melhoria: reduz as principais fontes de variação e, como resultado, obtém uma menor variação e maior produtividade e capacidade.
  • Controle: monitora o desempenho do processo e assegura que os ganhos de qualidade produtividade se perpetuem ao longo do tempo.

 

Como implementar o conceito na sua empresa

Até o momento da leitura já fica claro que o Seis Sigma aborda todos os processos de produção e serviços em todas as etapas de execução e entrega. Ou seja, apresenta-se como uma ferramenta completa e que é capaz de gerar resultados positivos quando implementada nos processos gerenciais de uma organização.

Sendo assim, podemos separar o seu desenvolvimento e a sua implementação em três etapas: desenvolvimento do projeto, execução do projeto e finalização do projeto. Entenda como isso acontece:

1. Desenvolvimento do projeto

  • É preciso definir metas claras para as atividades e as melhorias almejadas pela organização. As novas metas serão os novos objetivos estratégicos da sua empresa. Além disso, é importante mensurar e analisar o atual sistema operacional e gerencial adotado pela organização. Só é possível implementar melhorias quando você conhece todos os processos internos de trabalho.
  • A metodologia do Seis Sigma é uma ferramenta que se baseia em cálculos matemáticos e estatísticas para melhorar os resultados da organização. Por isso mesmo, é essencial estabelecer métodos de avaliação para mensurar os resultados. A partir dessa análise, é possível estabelecer métricas que se adequam à sua realidade e que vão auxiliar o progresso rumo à excelência.
  • Antes de adotar uma nova metodologia, é preciso engajar todas as suas frentes de trabalho.

2. Execução do projeto

  • Durante a execução do projeto você será capaz de identificar os pontos onde seus processos apresentam falhas. A partir daí você será capaz de definir novas estratégias para sua organização.

3. Finalização do projeto

  • A partir das análises realizadas durante a realização do projeto, você encontrar oportunidades de implementar melhorias.
  • O objetivo de uma organização ao adotar a metodologia Seis Sigma é saber se as melhorias implementadas estão, de fato, apresentando resultados positivos para a organização. Para isso, não tem segredo! É preciso continuar monitorando e calculando para chegar à excelência.

Já é possível entender a importância de investir em conhecimentos para manter-se sempre atualizado a fim de implementar melhorias nos processos organizacionais. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o curso MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching com o objetivo de formar profissionais capazes de compreender o contexto econômico e sociopolítico em que estão inseridos e de intervir de forma competente na gestão de seus negócios.

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E você, já conhecia a metodologia dos Seis Sigma? Caso queira acrescentar mais alguma informação, deixe seu comentário abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

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Imagem: Petr Vaclavek / Shutterstock

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